Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Em uma cidade onde vivem abrindo novos restaurantes, como o  Rio de Janeiro, chama atenção aqueles que resistem ao tempo e mantém a qualidade. O Antiquarius e o Satyricon são dois exemplos de tradição no Rio:

Antiquarius

O restaurante de cozinha portuguesa foi inaugurado em 1977  é lendário no bairro do Leblon. Na casa, o ambiente é clássico, sofisticado e muito aconchegante. O Antiquarius foi considerado melhor português do Rio no Prêmio Rio de Gastronomia Show 2015 e já ganhou outros diversos prêmios. O restaurante é conhecido por ser frequentado por artistas, empresários e famílias da classe alta carioca. Sua marca registrada é a discrição, aliada à uma gastronomia de excelente qualidade.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Um dos destaques do Antiquarius é o seu farto couvert, e pudemos comprovar isso em nosso almoço. Salgadinhos variados, como risole, croquete e bolinho de bacalhau, queijo derretido, pão de alho, tâmara com bacon (inusitado, mas não é que é bom?), pães e patês. Difícil resistir a tantos petiscos bem feitos.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Na hora das entradas, fomos no Camarão à Zico, em homenagem ao jogador que sempre pedia esse prato, com alho, azeite e pimentão e a Açorda de Bacalhau, um clássico.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Com tantas opções apetitosas, foi difícil escolher nosso prato principal, então acabamos pedindo a Cataplana de Frutos do Mar com arroz de amêndoas e o Polvo Grelhado com arroz de brócolis. Ambos deliciosos! Vale lembrar que os pratos no Antiquarius são super bem servidos, então é ótimo para dividir com os companheiros de mesa.

Antiquarius e Satyricon tradição no Rio 6

Finalizamos nosso almoço muito bem com os Ovos Nevados que mais parecia uma escultura, e estava bem saboroso. Para os amantes dos doces portugueses esta é uma hora de deleite, já que o restaurante oferece vários deles, feitos de maneira autêntica.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Satyricon

Especializado em peixes e frutos do mar, o Satyricon foi inaugurado em 1985 em Ipanema. Com um ambiente amplo e elegante, na entrada já nos deparamos com lagostas, ostras, vieiras e diversos peixes super frescos em cima de uma bancada de gelo. Os salões são grandes e o espaço entre as mesas é ótimo. O jardim de inverno dá um charme especial ao restaurante.

Antiquarius e Satyricon: tradição no Rio

Antiquarius e Satyricon tradição no Rio 2

Para começar nosso almoço, pedimos um trio de carpaccio (peixe branco, salmão e atum) e um tartar de salmão. Entrada leve e refrescante, ideal para os dias quentes do Rio e muito bem servidas.

Antiquarius e Satyricon tradição no Rio 3

Para o prato principal, escolhi um risoto de lagostins e camarões com rúcula e nossa editora Renata Araujo foi mais light, com o  peixe do dia ao molho de manteiga e batatas cozidas.

Antiquarius e Satyricon tradição no Rio 4

Premiado como o melhor restaurante de peixes e frutos do mar, o Satyricon teve sua origem em Búzios e é de lá que saem alguns dos produtos usados, como os vôngoles. O Satyricon é outro restaurante muito escolhido para reunião de negócios e o preferido de várias celebridades, já que fica em uma rua tranquila, em uma área residencial. Um clássico da gastronomia carioca em um dos bairros mais charmosos do Rio.

Por Duda Vétere e Renata Araujo

Maio de 2016

Leia mais:

Lançamento do Sirha Rio de Janeiro no Hotel Grand Mercure

Temporada Gourmet em Niterói

Novidades no cardápio do Empório Jardim

Pissani abre sua primeira loja no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.