Alinea: um dos melhores restaurantes dos Estados Unidos, em Chicago

Finalmente fui jantar no Alinea, em Chicago, considerado um dos melhores restaurantes dos Estados Unidos, com três estrelas Michelin e na lista do The World’s 50 Best Restaurants. Com ambientes reformados e variados, ele oferece três tipos de menu degustação, que variam de US$210 a U$460. O chef Grant Achatz se firmou por fazer uma gastronomia-espetáculo, ou seja, espere muito mais do que uma refeição! Jantar no Alínea é uma experiência sensacional e interativa, onde os clientes tem que seguir várias orientações da equipe, com uma proposta de entretenimento que vai bem além da comida e finaliza com as sobremesas mais espetaculares que você pode imaginar!

Aliás, se você tem planos de viajar para Chicago, não esqueça de reservar seu hotel com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

O restaurante três estrelas em Chicago

O Alinea é um restaurante totalmente fora do comum. Cada sala tem um nome e “experiências” diferentes, com preços distintos: The Kitchen Table, The Gallery e The Salon. Aliás, reservas são bem difíceis e o pagamento é antecipado. Os jantares são imersivos e cheios de regras e instruções. Se você quer APENAS comer ou se não é fluente em inglês, não recomendo o Alinea. Ao chegarmos, fomos logo levados ao segundo andar, em uma sala com poucas mesas, agradável e sofisticada.

Para um restaurante com três estrelas Michelin, achei o serviço um pouco lento e instável, apesar da equipe ter sido bem amável! Nosso menu contou com 10 passos e infelizmente não adorei todos, além de ter achado um sabor doce constante ao longo da noite. Comemos mexilhões, trufas negras, barriga de porco com manga, frango com amêndoas, entre outras combinações inusitadas.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Aproveite para ler também:

Menu do Alinea

Um dos clássicos do chef é a ”Black Truffle Explosion”, um tortellini cozido com uma trufa que é sólida no meio e que derrete quando cozida, então a instrução é comer em uma bocada só, para explodir na boca. Já a apresentação dos pratos é delicada e alguns surpreendem, parecendo até obras de arte, como vocês podem ver nas fotos abaixo.

As estrelas da noite são certamente as sobremesas. O famoso balão comestível, cheio de hélio, flutuante e com sabor de maçã verde e o sorvete de lavanda com estragão feito à mesa sobre uma toalha de silicone em várias etapas.

De qualquer maneira, valeu demais ter conhecido um dos melhores restaurantes dos Estados Unidos, e finalmente ter saboreado os pratos do premiado chef Grant Achatz.

Sobre o chef

Grant Achatz é um renomado chef de cozinha americano, conhecido por sua abordagem inovadora e criativa na culinária. Ele é chef e co-proprietário do Alinea, em Chicago, reconhecido como um dos melhores restaurantes do mundo, com três estrelas Michelin. Achatz é famoso por desafiar as convenções tradicionais, utilizando técnicas de gastronomia molecular, e criando pratos que são verdadeiras obras de arte culinária.

chef Alinea
Chef Grant Achatz

Além do Alinea, Grant Achatz também é proprietário de outros restaurantes de renome, como, por exemplo, o Next e o The Aviary, ambos em Chicago. Certamente é um dos chefs mais inovadores e talentosos da atualidade!

End: 1723 N Halsted St

Por Renata Araújo. Julho de 2024.

Fotos:Renata Araújo e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!