Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio
Que a Cidade Maravilhosa tem encantos mil, já sabemos! Aliás, é impossível não se apaixonar por cada cartão postal daqui. Por isso, neste post, vamos dar dicas de praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio. Algumas mais conhecidas, outras nem tanto. Então leia até o final para descobrir uma nova aventura pela cidade. Aliás, você pode reservar aqui seu passeio no Rio.
+10 praias mais famosas de Búzios
+Reserve AQUI seu hotel no Rio pelo melhor preço
Praias e cachoeiras na Zona Oeste do Rio
Praias
Grumari
A praia de Grumari fica depois da Prainha. Ela é simplesmente fantástica. Por ser bem extensa, raramente fica lotada como as outras praias do Rio. O estilo é mais roots, cercada por natureza e montanhas. Ou seja, o visual é deslumbrante. Mas é importante ressaltar que por lá, não pega sinal de celular. Outra dica bem legal é levar sua garrafinha d’água e até mesmo um lanche. Afinal, Grumari não tem vários quiosques como estamos acostumados, muito menos barraquinhas de aluguel de cadeiras. Entretanto, um lugar bem gostoso para ir é o Clássico Beach Club que fica bem no início da praia. Enfim, Grumari é o local perfeito para quem quer ficar em off e curtir a natureza.
+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro
Prainha – praias e cachoeiras na zona oeste do rio
A Prainha é menor que Grumari, mas tão interessante quanto. Aos fins de semana, costuma ficar bem cheia. Então, é melhor chegar cedo. O visual também é lindo. Essa praia é mais turística. Sendo assim, há quiosques e serviços. Perto do estacionamento, fica a entrada para o Parque Natural Municipal da Prainha. A maioria das pessoas o frequenta para ir ao banheiro, usar a ducha ou o bebedouro. Além disso, ele tem várias trilhas. Algumas são mais longas e outras são, na verdade, um passeio pelo Parque para admirar a fauna e a flora. Este último costuma ser ideal para as crianças.
Estacionamento:
Em Grumari são 600 vagas disponíveis, já na Prainha são 200. Quando enche, a entrada dessas praias fica fechada para automóveis. Então, é importante chegar cedo. Ás vezes, o trânsito no caminho é intenso. Mas o caminho da entrada, passando por essas praias é LINDO! Aliás, é comum ver pessoas fazendo sessão de fotos lá.
+Trilhas abertas no Rio de Janeiro
Cachoeiras
Cachoeira de Mucuíba – Vargem Grande
Apesar do nome, ela é conhecida como cachoeira de Vargem Grande. Afinal, é onde fica localizada. Está dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, que abrange diversos bairros da Zona Oeste, é um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país. Aliás, são três cachoeiras. Chegando em Vargem Grande, vá até a Estrada Mucuíba. É lá que você vai estacionar o carro para seguir a pé. A trilha até a primeira cachoeira leva mais ou menos 20 minutos. A piscina natural formada é bem grande e os banhistas costumam pular da pedra para o poço. Seguindo o caminho, a segunda queda d’água também não é pequena e fica há uns 5 minutos de distância. Na verdade, ela conta com algumas piscininhas e dá até para ficar na pedra pegando um sol.
Há uma terceira cachoeira que, segundo relatos, tem “cavernas”. Mas como o caminho é com a mata mais fechada, optamos por não seguir em frente. A trilha não é difícil e a água é geladinha. Entretanto, com esse calor, nada melhor do que uma cachoeira para refrescar.
Cachoeira do Sorimã – Pedra da Gávea
Localizada na Barrinha, a cachoeira fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Aliás, ela está bem no início da trilha para subir a Pedra da Gávea. O estacionamento não é muito grande e o parque abre as 8h. Então chegue cedo. Fomos durante a semana, mas o segurança informou que aos fins de semana é díficil parar se não chegar cedo. No caminho vimos alguns macaquinhos, – não eram micos, eram macacos mesmo – uma graça! Para chegar na cachoeira é bem simples. O caminho é de menos de 10 minutos numa trilha bem fácil. A queda não é muito grande. Certamente, em épocas de chuva, a pressão da água fica maior. Mas é deliciosa. Principalmente neste calorão que está fazendo no Rio. Ela também tem um pequeno poço para entrar. Vale a pena conhecer, até mesmo pela facilidade da trilha.
+Como é fazer uma trilha na Floresta da Tijuca
Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Fevereiro 2021.
Fotos por Marina Moraes.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário