Por Renata Araujo

Quem me acompanha sabe que sempre vou ao Grammy Latinomaior premiação da música latina – que acontece todos os anos em Las Vegas, já que meu marido, Marcelo Castello Branco, faz parte do conselho (um grupo de executivos ligados à música latina de diferentes países que ajuda a organizar o prêmio).

Grammy Latino 2013

Grammy Latino

Homenageados e organizadores do prêmio

E a hora chegou! Ao todo são três eventos: o Life Achievement, quando artistas renomados são homenageados pelo conjunto da obra; Person of the Year, um artista homenageado por vários intérpretes em um jantar de gala beneficente; e o Grammy em si, premiação que reúne artistas de toda a América Latina e é transmitida ao vivo para 80 países, inclusive o Brasil, pelo canal Univision (TNT no Brasil).

Marcelo Castello Branco, Renata Araujo

Com meu marido, Marcelo Castello Branco, executivo da música e membro do conselho

Este ano, concorreram alguns artistas brasileiros, como Clarice Falcão, Caetano Veloso, Roberto Carlos, entre outros.

Gregório Duvivier, Clarice Falcão

Com Gregório Duvivier e Clarice Falcão, indicada a Artista Revelaçao

Dia 20 aconteceu o primeiro evento, onde o talentoso músico e compositor Roberto Menescal foi homenageado, entre inúmeros mitos latinos. Outros artistas brasileiros também já tiveram seu lugar nos prêmios especiais, como João Donato e Milton Nascimento. Foi uma manhã emocionante, em que revivemos a extensa obra de um ícone da bossa nova, cujas músicas são conhecidas internacionalmente.

Grammy Latino 2013

Homenageados em prêmios especiais

Roberto Menescal, Renata Araujo

Com Roberto Menescal, o brasileiro homenageado

A cerimônia aconteceu no Hotel Four Seasons e foi seguida de almoço onde todos se confraternizaram.

Four Seasons, Grammy Latino

À noite, foi a vez do Person of the Year e o homenageado foi o cantor, compositor e ator espanhol Miguel Bosé, com uma carreira de mais de 30 anos, já tendo atuado em 35 filmes.

miguel bose

Artistas conhecidos internacionalmente, entre os quais o porto riquenho Ricky Martin, o espanhol Alejandro Sanz, a mexicana Julieta Venegas e a italiana Laura Pausini, reviveram a sua obra, depois de um jantar de gala no Mandalay Bay Convention Center.

artistas

Grammy Latino 2013

Sobremesa de chocolate em forma de nota musical

No dia seguinte, aconteceu a esperada 14ª edição do maior prêmio da música latina: o Latin Grammy!

ingresso Grammy Latino 2013

Na primeira parte da premiação em si, que não é transmitida pela TV (chamada de pre telecast), alguns nomes conhecidos ganharam, como Roberto Carlos, com a música “Que Cara Sou Eu”, Caetano Veloso e Alexandre Pires.

Renata Araujo, Grammy Latino

Preparada para a festa de gala

Infelizmente, nenhum brasileiro ganhou na premiação principal. Entre tantos vencedores, por outro lado, estavam o colombiano Carlos Vives, o ex menudo Draco Rosas e Alejandro Sanz.

Grammy Latino 2013

Bruno Gouveia, líder do Biquini Cavadão, indicado, com sua mulher e Carlos Vives, um dos ganhadores

Também houve a participação de várias personalidades, e apresentação de algumas, como os cantores Ricky Martin, Enrique Iglesias e Marc Anthony.

pessoas

A cerimônia é um exemplo de organização, cenários lindos e timing perfeito, recheada de detalhes minuciosos, muito bem produzida, onde tudo dá certo. Foi récorde de audiência e virou trend topics nas redes sociais com #Latin Grammys.

festa

É uma ode à cultura latina, onde às vezes o Brasil pode se sentir um peixe fora d’água. Mas, se isso acontecer, é melhor a gente mergulhar de cabeça, porque, afinal, somos mesmo latinos e não é a língua que deve servir de barreira para nos relacionarmos com nossos vizinhos.

festa grammy latino

Fotos: Renata Araujo

Leia também:

Grammy americano, em Los Angeles

Grammy Latino em Las Vegas

Calle Ocho – o bairro cubano de Miami

Roteiro de viagem em Cinque Terre

Dicas de Lisboa

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.