News

Conheça a Green Press: rede de turismo consciente

Publicado por
Duda Vetere

A Green Press é uma rede de turismo consciente criada por 24 jornalistas e formadores de opinião especializados nos setores de viagem e turismo, entre eles nossa editora chefe Renata Araújo. O propósito do projeto é gerar uma reflexão para que as pessoas possam, cada vez mais, estarem atentas com o respeito a natureza durante suas rotas pelo mundo. Criado durante a pandemia, a Green Press fez tanto sucesso que é um dos finalistas do Prêmio Impactos Positivos 2020. Por isso, neste post vamos contar um pocuco mais sobre essa ação tão necessária.

+Org Bistrô: restaurante com práticas sustentáveis no Rio

+Bühler: hotel com práticas sustentáveis em Mauá

Conheça a Green Press: rede de turismo consciente

Mais do que nunca, nesta pandemia paramos por um momento para refletir sobre o mundo em que vivemos e a importância do cuidado com ele. Com todos trancados em casa, a natureza foi se regenerando e tivemos rápidos reflexos em relação a isso. O ar, por exemplo, ficou menos poluído, animais que já não eram mais vistos voltaram a aparecer, entre outras respostas que nos surpreenderam. Ficou explícito o quanto a ação do homem é prejudicial ao meio ambiente.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Tartarugas – Projeto Tamar

Portanto, 24 jornalistas e formadores de opinião especializados nos setores de viagem e turismo, decidiram se juntar para trazer essa reflexão para a área. Afinal, todas essas consequências da quarentena foram no mundo todo, não só em uma ou outra cidade. A importância de cuidarmos do planeta em que vivemos é enorme, principalmente, quando viajamos. A proposta da Green Press é fazer com que o turismo se torne uma indústria sustentável. Isso depende não apenas dos setores envolvidos, como também dos viajantes, que devem espalhar essa mensagem transformadora e urgente.

+Menu Sustentável: preparo e consumo consciente da gastronomia

A rede de turismo consciente pretende ser fonte de inspiração e de informação confiável para viajantes que buscam deixar pegadas sustentáveis pelo Brasil e pelo mundo. Então, trazem dicas práticas que colaboram com aspectos ambientais, econômicos e socioculturais do turismo sustentável. Há diversas ações conservacionistas, de destinos e da hotelaria, que promovem bem-estar e prosperidade, com pagamento justo a quem trabalha na área.

Comuna de Ibitipoca, projeto socioambiental, focado no homem, sua casa, o planeta.

Em lugares tão distantes como a Amazônia brasileira e Ruanda, na África Central, ecolodges empregam moradores das respectivas regiões enquanto contribuem para a proteção do meio ambiente. Hotéis em geral, de pequenas pousadas independentes a propriedades de grandes grupos, estabelecem metas ambiciosas de redução de plástico de uso único para reduzir a poluição dos oceanos e a destruição a vida marinha. No Brasil e no mundo são numerosos os restaurantes que valorizam os pequenos produtores, mas ainda há muito o que fazer.

O cuidado com os animais é fundamental!

Prêmio Impactos Positivos 2020

O Prêmio Impactos Positivos foi lançado esse ano, dia 27 de setembro, data que celebra o Dia Mundial do Turismo, com o intuito de dar visibilidade a pessoas, ações e projetos que causam um impacto positivo no mundo em que vivemos. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro, a partir das 15h, durante um evento virtual na plataforma Bureau Mundo. O evento será gratuito e aberto a todos, basta se inscrever no link para participar. A Green Press está concorrendo na categoria Impacto Ambiental. A votação popular está aberta até o dia 29 de novembro através do site do Lugares Pelo Mundo. Então, não deixe de votar para apoiar essa rede tão fundamental.

Texto por Marina Moraes e Renata Araújo. Novembro 2020.

Fotos por Mari Campos, Projeto Tamar, Lea Cristina, Renata Araújo, exebiche – Shutterstock.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

11 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás