Não tem conversa: a cidade foi dominada, há tempos, pelas lanchonetes especializadas em servir hambúrgueres – e, cada vez mais, elas se aprimoram e competem pelo posto de melhor da capital paulista.

Renaissance, um hotel completo em São Paulo

Existem estilos para todos os gostos, sejam eles por versões simples e achatadinhas – como as servidas em padarias – ou mais incrementadas, que levam carnes super selecionadas no blend de cada Burger e ganham toppings inventivos. Aqui eu listo os cinco lugares que todo amante de bons burgers frequentam, adoram e recomendam por São Paulo.

Z Deli Sandwich Shop

Julio Raw colocou o nome do restaurante judaico de sua família na pequena lanchonete que, em pouco tempo, explodiu de tanto sucesso e fez com que a segunda unidade (em Pinheiros) existisse tão rápido quanto a vontade dos clientes em frequentarem massivamente as duas casas.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 8

Dia após dia o que se vê são aglomerações de pessoas em busca de hambúrgueres chapeados com exatidão no ponto que o cliente solicita; poucas e bem sucedidas combinações de ingredientes que complementam o blend “amanteigado” de carnes que formam o disco que recheiam os pães fofinhos (meu preferido: Minetta, que leva cebola caramelizada e cheddar inglês), e as que talvez sejam as melhores fritas da cidade: sequinhas, naturais, com casca e temperadas com alecrim e páprica.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo

Ah, isso sem falar no bacon bovino – uma sacada deliciosa, que nada mais é do que língua de boi defumada, fatiada bem fininha e chapeada. Vale MUITO a visita – preferencialmente em horários alternativos e nos Jardins, que foi onde tudo começou!

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 9

Endereço:

Rua Haddock Lobo, 1386 – Cerqueira César (11) 3083.0021

Rua Francisco Leitão, 16 – Pinheiros (11) 2305.2200

12 Burguer & Bistro

O mais novo vencedor do prêmio Veja Comer e Beber na categoria Hamburguer – no Twelve, desde o início, TUDO sempre foi MUITO BOM. A premiação é que chegou um tantinho atrasada! Rs. Greigor Caisley conseguiu desenvolver uma mistura harmoniosa de carnes com uma dose de gordura ideal para dar sabor, sem ser percebida em meio ao lanche.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 2

Ótimos ingredientes, custo benefício e tamanho de hambúrguer que deixa qualquer um feliz da vida. Para completar, a mais nova inserção do cardápio são as Kangaroo Fries: batatas fritas empanadas. Sim, você leu direito! Alguém foi lá e empanou o que já era bom – e ficou melhor ainda!

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 10

Não deixe de pedir, em hipótese alguma, esse arroubo gastronômico que chega à mesa acompanhado por uma maionese de curry feita na casa.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 11

Endereço:

Rua Simão Álvares, 1018 – Pinheiros – (11) 3562.7550

MEATS

Do prodígio e inventivo Paulo Yoller, as duas unidades do Meats vivem movimentadas (a de Pinheiros é uma loucura) e oferecem diferentes menus em cada uma delas.

Hamburgueria Meats em São Paulo

Sou fã da que fica nos Jardins por poder comer somente lá uma bela espigona de milho tostada – espetada em uma chave de fenda –  com molho aioli e gema mole por cima, como prévia do hambúrguer que me der na telha.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 3

A graça toda de ir ao Meats está nas combinações inusitadas e bem sucedidas que Paulo Yoller cria para o cardápio. Uma que explode em sabor e untuosidade é o Palha Burger: talos de coentro, pedacinhos de panceta, catupiry e mandioquinha palha acompanham o disco de carne alta e suculenta. Vale cada caloriazinha contida aí nisso tudo!

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 4

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 13

Endereço:

Alameda Lorena, 2090 – Jardim Paulista – (11) 3791.0474

Rua dos Pinheiros, 320 – Pinheiros – (11) 2679.6323

Burger Table

Do mesmo chef que já mantinha o Sensi com louvor, o Burger Table nasce com o mesmo nível de qualidade e preocupação com os detalhes que Manuel Coelho já aplicava na casa de sotaque italiano.

Tudo é feito artesanalmente dentro da cozinha da hamburgueria: ketchup, mostarda, maionese e o maravilhoso pão de brioche fofinho com lâminas de amêndoas que é a sensação da casa.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 5

Ali se paga um preço único pelo lanche para incluir os ingredientes que quiser nele, entre cebola caramelada ou desidratada, bacon, queijos do tipo prato, cheddar inglês ou provolone, e picles mais alface, rúcula ou tomate para a salada.

Endereço:

Rua Gabriele D’Annunzio, 1331 – Campo Belo – (11) 2478.4055

Holy Burger

Surgiram de uma barraquinha montada na Feirinha Gastronômica de Pinheiros e fizeram tanto sucesso ao ponto de abrirem uma pequenina unidade própria na região Central de São Paulo.

São jovens preparando burgers para jovens – uma vez que a lanchonete fica perto da faculdade Mackenzie. Então, prepare-se para filas e uma certa muvuca em torno do combo ideal que o Holy Burger oferece: bons lanches, bons preços e sobremesas de babar.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 6

Por falar na parte doce do cardápio, experimente o Jelly Burger que recebe geléia caseira de frutas vermelhas e queijo brie – em uma feliz combinação agridoce.

5 hamburguerias imperdíveis em São Paulo 7

Endereço:

Dr. Cesário Mota Júnior, 527 – Vila Buarque – (11) 4329.9475

Por Tamy Roxo, a @boccanervosa

Fotos: Tamy Roxo

Janeiro de 2016.

Leia mais:

Onde comer em SP

Dicas de Campos do Jordão

5 ótimos hoteis em São Paulo

Lounge da Star Alliance em Guarulhos

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.