Rio de Janeiro

18 programas para você saber o que fazer em dia de chuva no Rio de Janeiro

Publicado por
Leonardo Marchetti

“São as águas de março fechando o verão”, dizia a famosa canção de Elis Regina e Tom Jobim. Ao fazer as malas para viajar ao Rio de Janeiro, logo se pensa no sol, calor, praias e passeios ao ar livre. No entanto, com a chegada do outono, os dias de chuva ficam cada vez mais frequentes. Assim, muitos cariocas e turistas, quando estão entediados em casa, se perguntam: “o que fazer em dia de chuva no Rio?” Por isso, decidimos listar programações excelentes, que certamente serão eficientes em dias de tempo instável. Entre as dicas, estão museus, exposições, casas de show, passeios guiados etc. Portanto, leia até o final para conferir mais detalhes desses lugares e aproveitar o Rio sem sol!  

Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio de Janeiro, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

18 dicas para você saber o que fazer em dia de chuva no Rio

Museus e exposições

Anita Schwartz Galeria de Arte

Nos idos dos anos 80, Anita Schwartz participava ativamente na construção e consolidação da carreira de artistas com produções atemporais, apoiando o desenvolvimento profissional e a projeção e reconhecimento de suas poéticas, através de parcerias com galerias, museus e instituições culturais. Em 1998, Anita Schwartz inaugurou a galeria de arte contemporânea que levara seu nome. Assim, com aproximadamente 700 m² de área distribuídos em três andares, a casa oferece salão principal de 110 m² e pé direito de 7,2 m para receber grandes mostras, instalações e projetos especiais. No entanto, no segundo andar, uma sala de exposições de 60 m² e terraço com um container destinado a videoinstalações, que comporta até 20 espectadores.

Exposições no museu
Artes contemporâneas

Confira a programação aqui!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Funcionamento: De Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, entre 12h e 18h
Endereço: R. José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea

AquaRio

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro é um espaço moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Assim, o local criou a oportunidade da Cidade do Rio de Janeiro – que tem vocação natural para o turismo ligado ao mar – oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras. Portanto, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 10 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição. Certamente, é um ótimo programa para fazer com as crianças quando procurar o que fazer em dia de chuva no Rio!

Aquário repleto de peixes
Programação garantida para a criançada

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, entre 9h e 18h; domingo, de 12h às 17h
Endereço: Praça Muhammad Ali, Via Binário do Porto, s/n – Gamboa

Aproveite para ler:

Biblioteca Nacional

A história da Biblioteca Nacional do Brasil começa em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro. Inicialmente, seu acervo era constituído de 60 mil peças, dentre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, e foi acomodado em uma das salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Primeiro de Março. Hoje, são mais de 250 mil peças.

Fachada da Biblioteca Nacional

Aliás, a data de 29 de outubro de 1810 é considerada oficialmente como a data de fundação da então Real Biblioteca, que só foi aberta ao público em 1814. Assim, após a Independência do Brasil, em 1822, a aquisição da Biblioteca Real pelo Brasil foi devidamente regulada, oficialmente em 29 de agosto de 1825.

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 10h às 16h30
Endereço: Av. Rio Branco, 219 – Centro

Casa Roberto Marinho

A casa do Cosme Velho começou a ser construída em 1939 pelo engenheiro César Melo Cunha, assistente do renomado arquiteto Joseph Gire que também foi responsável pelos projetos do Copacabana Palace e Palácio Laranjeiras. Assim, inspirada no antigo Solar de Megaípe, uma icônica fazenda de Pernambuco do século XVII, a casa foi por cerca de 60 anos palco de eventos de música, literatura, artes plásticas e teatro. Aliás, o jardim é um elemento primordial da casa – ao pé da Floresta da Tijuca, o jardim de Burle Marx preserva a mata atlântica, que passa pela propriedade e o lago onde o jornalista criava carpas.

Jardins da Casa Roberto Marinho

O acervo é uma importante coleção de modernismo e abstracionismo informal no Brasil. O colecionador Roberto Marinho, entre telas, gravuras e esculturas, começou com uma aposta em artistas da sua geração, como José Pancetti, Alberto da Veiga Guignard e Candido Portinari. Há ainda obras de Di Cavalcanti, Nery, Segall, Dacosta, Tarsila, Burle Marx e Djanira.

Confira a programação aqui!

Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 12h às 18h
Endereço: R. Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

No dia 12 de outubro de 1989 nasce o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no histórico nº 66, da Rua Primeiro de Março. Um prédio de linhas neoclássicas que, no passado, esteve ligado às finanças, aos negócios do Banco do Brasil. Assim, com mais de 30 anos de história e celebrando mais de 58 milhões de visitantes, a casa oferece ao público carioca uma programação plural, regular, acessível e de qualidade. Aliás, o CCBB já apresentou mais de 2.450 projetos nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.

Espaço interno do CCBB
Fachada do CCBB

Confira a programação aqui!

Funcionamento: De segunda a sexta-feira (exceto terça), entre 9h e 20h
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado em 1590 por dois monges vindos do Mosteiro da Bahia em 1589. Foi a segunda Ordem religiosa a estabelecer casa no Rio de Janeiro, sendo os beneditinos antecedidos apenas pelos jesuítas. A princípio, o mosteiro tem como padroeira Nossa Senhora do Monserrate e integra a Congregação Beneditina do Brasil, que compreende hoje sete mosteiros masculinos e dezesseis femininos. Certamente, o Mosteiro de São Bento é um histórico monumento de arte colonial da cidade e do país. Vale a visita quando pensar em o que fazer em dia de chuva no Rio!

Missas no Mosteiro de São Bento
Arquitetura imponente

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: Todos os dias, das 6h30 às 18h30
Endereço: R. Dom Gerardo, 68 – Centro

Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial está instalado no Campo dos Afonsos, que é o berço da Aviação Militar Brasileira. O museu foi inaugurado em 18 de outubro de 1976 e ocupa uma área coberta de 16.000 m2, além de abrigar um acervo valioso para a história da Aviação Brasileira e Mundial. Aliás, o acervo conta com aviões, motores, documentos, armas e outras peças de valor histórico. Assim, o Museu Aeroespacial é detentor de mais de 140 aeronaves, possuindo exemplares de inestimável valor histórico e cultural. Além dos aviões e de suas exposições, o universo de suas coleções também inclui mais de 15.000 objetos museológicos, entre instrumentos de aviação, uniformes, condecorações, publicações raras, artes plásticas, além de dois escrínios, contendo cada um deles os corações de Alberto Santos Dumont.

Museu Aeroespacial
Aviões da Força Aérea

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 15h30
Endereço: Av. Marechal Fontenele, 2000 – Campo dos Afonsos

Museu da República

O Museu da República está instalado no antigo Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867. Objetos dos presidentes do Brasil, obras de arte e mobiliário também fazem parte do acervo. De fato, o quarto do presidente Getúlio Vargas é o destaque da visitação, no terceiro andar do prédio. Aliás, o local ainda conta com brinquedoteca, biblioteca, cinema, livraria, loja e restaurante abertos ao público. Outro lugar perfeito para levar a criançada, quando pensar em o que fazer em dia de chuva no Rio.

Jardins do Museu da República
Arquitetura clássica

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 17h ; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h
Endereço: Rua do Catete, 153 – Glória

Museu de Arte Contemporânea 

Ao atravessar a ponte, você encontra um símbolo do Rio, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é um dos cartões-postais da cidade de Niterói e do estado. Localizado no Mirante da Boa Viagem, o MAC conta com uma fachada futurística, que oferece ao visitante uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara. Assim, inaugurado em 2 de setembro de 1996, ocupa um espaço de 2.500 m² na paisagem urbana. Aliás, o MAC ainda abriga em seu acervo mais de 1.800 obras, cobrindo uma produção que percorre desde a década de 1950.

Aliás, a obra é assinada por Oscar Niemeyer

Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói

Museu de Arte do Rio

Inaugurado em março de 2013, o MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. Assim, o antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista. O primeiro prédio abriga as salas de exposições, que recebem mostras nacionais e internacionais, de assuntos do passado e do presente. No entanto, no segundo andar, funciona a Escola do Olhar, que desenvolve programas acadêmicos sobre arte, cultura e educação. Lugar sensacional para respirar arte em dia de chuva no Rio.

Aliás, olhem a vista do museu
Fachada do MAR

Confira a programação aqui!

Funcionamento: Quinta a domingo, das 11h às 18h
Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. Assim, orientado pelos valores éticos da sustentabilidade e da convivência, essenciais para a nossa civilização, o museu busca também promover a inovação e divulgar os avanços da ciência. Certamente, este é um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir! Programão em dia de chuva no Rio.

Público no museu
Vista aérea do Museu do Amanhã

Confira a programação aqui!

Funcionamento: De terça-feira a domingo, entre 10h e 18h
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro

Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Assim, fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras. Aliás, ao longo de sua história, o MAM realizou exposições que até hoje marcam as expressões e linguagens das artes. De fato, o museu é uma instituição cultural constituída pela sociedade civil, sem fins lucrativos, apoiada por pessoas físicas e por empresas.

Fachada do Museu de Arte Moderna

Confira a programação aqui!

Funcionamento: De quinta-feira a domingo, das 10h às 17h30 e quarta, entre 10h e 16h30
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, no Centro do Rio. A princípio, a instituição foi fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império, o Rio de Janeiro. Assim, o edifício da atual sede, projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, foi erguido entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino. É lindo, deslumbrante, vale a visita, mas é pequeno e a visita é rápida.

Parte interna do Real Gabinete Português
Aliás, os vitrais são belíssimos

Confira mais detalhes aqui!

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro

Casas de show

Qualistage

A casa recebe shows, espetáculos de teatro, dança, musicais e conta com um complexo com capacidade para acomodar 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas.

Ambiente interno do Qualistage

Confira a programação aqui!

Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca

Vivo Rio

Situado no complexo do MAM, a casa acomoda até 4 mil pessoas em sua sala de espetáculos, entre sua plateia, camarotes, frisas e suítes. Além disso, já recebeu mais de 2 milhões de pessoas em shows de grandes nomes da música nacional e internacional ao longo de seus 18 anos de existência, se consagrando como um importante espaço cultural carioca.

Entrada do Vivo Rio

Confira a programação aqui!

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

J Club – Julieta de Serpa

Localizado na Casa Julieta de Serpa, o espaço reúne novos artistas de Bossa Nova e MPB. Aliás, o palco da casa recebe artistas nacionais e internacionais. Além disso, o ambiente conta com petiscos e uma carta de drinques autorais.

Confira a programação aqui!

Endereço: Praia do Flamengo, 340 – primeiro Andar – Flamengo

Passeios guiados

Maracanã

Conhecer os bastidores do Maracanã e de quebra chegar próximo ao gramado sagrado do palco das finais de duas Copas do Mundo e de uma edição de Jogos Olímpicos é possível. O que parece um sonho para muitos torcedores é realidade ao fazer o Tour Maracanã. O passeio tem duração de 50 minutos. Quem for ao estádio poderá visitar o acervo histórico, zona mista, um dos vestiários, zona mista, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa. No vestiário, um vídeo com lances históricos do futebol, serve de aquecimento para o ponto mais alto da jornada: a entrada no gramado. Além do gramado, na área do acervo histórico os visitantes também poderão ver itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico.

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3 – Maracanã

Theatro Municipal

Um dos mais imponentes e belos prédios do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal, inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se com a trajetória da cultura do País. Ao longo de pouco mais de um século de existência, o Theatro tem recebido os maiores artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros da dança, da música e da ópera.

Fachada do Theatro Municipal

Horário de Visitação
Terça a Sexta – 12h,14h30 e 16h
Sábados e Feriados – 11h, 12h e 13h

A lotação é de 50 pessoas por passeio e a venda de ingressos começa 30 minutos antes de cada visita. Os ingressos só podem ser comprados na bilheteria do Theatro, limitada a um ingresso por pessoa.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

Portanto, curtiu as programações? Perfeitas para você saber o que fazer em dia de chuva no Rio de Janeiro!

Por Leonardo Marchetti
Fotos: Renata Araújo, Duda Vétere, Leonardo Marchetti, Riotur, reprodução e divulgação
Fevereiro de 2024

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Marchetti

Posts recentes

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 dia atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

2 dias atrás

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas

Fuego Marambaia: novo restaurante de carnes na Serra do Rio, em Corrêas. Fomos conhecer o…

3 dias atrás

Boka: restaurante descolado em Ipanema

Recém inaugurado no coração do bairro, o Boka é um restaurante descolado em Ipanema, com…

4 dias atrás

19 guias brasileiros pelo mundo

A melhor escolha para conhecer um novo lugar é contratar um guia de turismo local…

5 dias atrás

Comediante Jerry Seinfeld em turnê nos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Um dos mais importantes comediantes do mundo, Jerry Seinfeld está em turnê nos Estados Unidos,…

6 dias atrás