Está pensando em subir a serra no feriado? Então, aí vai uma boa dica:  a partir do dia 14, vai acontecer mais uma edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet, que movimenta restaurantes do Centro Histórico, Itaipava e arredores, conta com uma programação especial e vai até o dia 24.

Festival Gastronômico de Petrópolis

Desde 2001, quando foi criado por um grupo de verdadeiros conhecedores da gastronomia, o evento traz culinária de melhor qualidade e já atraiu um total de mais de 100 mil pessoas nas 12 vezes que foi realizado. Em 2013, conta com a participação recorde de 46 restaurantes e já se fixou como um dos maiores do gênero do país.

Festival Gastronômico de Petrópolis

Com o tema “Brasileiríssimo”, este ano faz uma homenagem à diversidade da culinária brasileira, representada por nossas cinco regiões. Os renomados chefs da Região Serrana, conhecida por sua excelência na arte de fazer comida, trazem, assim, uma verdadeira mistura de aromas e sabores de deixar qualquer um com água na boca.

Festival Gastronômico de Petrópolis

Entre as atividades programadas, oficinas gastronômicas, Corredor Gourmet (com produtores e artesãos locais), quiosques de degustações e apresentações musicais com repertório 100% brasileiro. Isso além de um bar boutique, encontro de empresários e produtores e exposições fotográficas.

Festival Gastronômico de Petrópolis

No meio dos restaurantes participantes está o Imperatriz Leopoldina, do Hotel Solar do Império. Para inspirar seu cardápio, assinado pela chef convidada Ana Bueno, o destino escolhido foi a encantadora Paraty. A chef é dona do tradicional Banana da Terra, que fica na própria cidade homenageada,  podendo criar as opções gastronômicas com propriedade.

 

Na cozinha, apresentando um pouco de cada sabor das redondezas abordadas, o menu é diversificado! De entrada, panelinha de lula e camarão com vinho branco, raspas de limão, alho e azeite. Já como prato principal, camarões levemente picantes e flambados na cachaça Paratiana, com arroz negro e juliana de abobrinhas. Finalizando, manauê de bacia com leite queimado e chantilly de café.

Festival Gastronômico de Petrópolis

A Cidade Imperial traz muito sabor e cultura nesse festival que só pode ser sucesso!

Fotos: divulgação

Leia também:
9ª Rio Restaurant Week
Primeiro fim-de-semana do Festival Gastronômico de Búzios
Festival Gastronômico de Búzios
Forneria São Sebastião, em Ipanema
Onde comer em Santa Teresa
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.