Forneria São Sebastião, em Ipanema

Aberto há 7 anos no coração de Ipanema, a Forneria São Sebastião, filial da marca de origem paulista que tem outros três estabelecimentos em nosso estado vizinho, conquistou os cariocas e veio pra ficar!

Forneria São Sebastião

Como frequentadora assídua, me lembro até hoje de quando o arejado restaurante abriu, gerando muita curiosidade entre os moradores do Rio. Isso graças à sua charmosa decoração, projeto arquitetônico de Isay Weinfeld, seu clima descontraído e inovador, um DJ que atraía bastante gente, e, claro, suas massas artesanais e paninis variados – um clássico!

Forneria São Sebastião

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

De lá pra cá, pouca coisa mudou: não tem mais DJ, mas a qualidade da comida e o serviço atento fez com que o restaurante se firmasse no bairro, em uma época em que os negócios abrem e fecham com muita frequência.

Forneria São Sebastião

O nome, inspirado numa banda de rock italiana, a Premiata Forneria Marconi, dos anos 70, move um dos pontos da casa: depois das 23h, mais de 600 opções de clássicos do rock ficam disponíveis para a escolha do cliente, como se estivessem diante de um “jukebox man”. Para completar a informalidade, por outro lado, estão os pôsteres de filmes italianos nas paredes e vidros de azeite e conservas decorando o ambiente.

Forneria São Sebastião

Já as pizzas no forno à lenha e massas sempre foram velhos conhecidos dos frequentadores, além das caipiroskas, principalmente a de caju, marca registrada da casa. Como sempre fui fã, recebi com carinho o convite para provar as novidades do momento, exclusivas do cardápio da Cidade Maravilhosa.

Forneria São Sebastião

Começamos com mini rótulas, uma iguaria dos deuses! Gratinada no forno, essa massa de pizza levemente picante, feita com pastrami, calabresa, presunto cru e brie, vem acompanhada de molho chutney para dar uma quebrada. Poderia passar a tarde toda saboreando as pequenas rótulas!

mini rótulas, Forneria São Sebastião

Em seguida, veio um lindo antipasti misti: com vários frios, como parma, pastrami e mussarela de búfala. Depois, endívias recheadas com salmão e creme de queijo brie. Bem levinhas, dessas que podemos comer várias sem peso na consciência.

Forneria São Sebastião

Enquanto a comida vinha, foi possível perceber outra coisa boa da empreitada de sucesso dos sócios João Paulo Diniz e Alexandre Accioly. A cozinha é envidraçada, permitindo que o aroma de ingredientes e especiarias chegue ao salão. E tão especial é o lugar que foi eleito, em 2006, a melhor cozinha rápida pelos renomados prêmios da Revista Gula e Veja.

Forneria São Sebastião

Após tantas brincadeiras, chegou a hora de conversa séria. O tortelli de mozzarella de búfala, uma massa artesanal que é tipo um ravióli, me conquistou de cara, com seu queijo derretido.

tortelli, Forneria São Sebastião

Confesso que já estava mais que satisfeita, mas fui “obrigada” a provar a grande novidade da casa – paleta de cordeiro, acompanhada de batatas sauté. Como era de se esperar, estava deliciosa, a ponto de fazer os amantes pela carne se apaixonarem novamente.

Forneria São Sebastião

Last but not least, vieram os sorvetes artesanais super saborosos: creme, canela, chocolate e crocante. Embora tenha havido alvoroço na mesa pelo de canela, como jurada, devo dizer que o de chocolate e o crocante empataram!

Forneria São Sebastião

E não posso esquecer do vinho da casa, o tradicional Chianti DOCG Forneria San Paolo, feito sob medida para os pratos do grupo. É produzido pela renomada vinícola Ginestruzze Uzzano di Bastali Chiara e pode ser degustado lá ou comprado pelos clientes.

Forneria São Sebastião

Forneria é um restaurante de várias facetas: seja para um almoço de trabalho durante a semana, um pós praia no finde, um jantarzinho a dois ou com um grupão – já que o espaço permite – ou mesmo para um bate-papo regado a vinho ou drinques variados, preparados pelo barman Neto, e acompanhado dos deliciosos belisquetes. Seja qual for seu intuito, a casa promete sempre satisfazer seus desejos!

Fotos: Renata Araujo

 

Leia também:

Azteka: restaurante mexicano em Ipanema
9ª Rio Restaurant Week
10 restaurantes em Roma
Miramar: hotel de luxo em Copacabana
Escobar, o novo gastrobar latino no Leblon

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!