SAM_5015

Por Monica Barros

O tradicional Hotel Copacabana Palace recebeu para sua abertura oficial o Rio Wine & Food Festival 2014, que acontecerá até o dia 21 de setembro. O You Must Go esteve presente conferindo de perto o que o mercado preparou para essa festa em torno do vinho.

Hotel Copacabana Palace

Como início de conversa, um jantar muito especial: pela primeira vez todos os chefs do Copacabana Palace prepararam juntos o menu para os convidados. Um momento histórico na gastronomia carioca. A degustação dos vinhos, no entanto, começou antes mesmo do jantar. O menu do coquetel com grandes toques da culinária brasileira trouxe os primeiros vinhos e espumantes para serem provados, como o Aurora Brut Pinot Noir, e o Chandon Passion.

festival gastronomico

Depois, já dentro do salão do hotel Golden Room, Marcelo Copello, idealizador do evento, fez a introdução do festival apresentando os números do mercado de vinho no Brasil. Como ele mesmo disse, esse é um mercado ainda iniciante no país devido a uma série de motivos, como falta de tradição, uma mistificação em torno da bebida e altos preços para importação. Os brasileiros têm pouquíssimo hábito de degustar vinhos, o que é uma pena. Mas justamente ações como esse festival, e tantas outras sendo promovidas ultimamente pelos restaurantes cariocas, como introduzir bons vinhos nacionais a preços mais acessíveis com o objetivo de aproximar mais o público da bebida, são muito válidas e merecem ser festejadas.

Rio wine and food

Juntamente com a explicação de Copello sobre os vinhos sendo apresentados naquela noite, o tão aguardado jantar foi servido. Foi realmente uma combinação de sabores impecável. Para a entrada, o salmão crispy de carpaccio com salada thai spicy e tangerina do chef Rafael Hidaka, do Mee, já mencionado aqui , brincou com texturas e conquistou a todos de primeira, juntamente com o Chardonnay Grand Follies servido para acompanhar. Logo em seguida, foi servido o primeiro prato principal, uma sopa de ervilha defumada com ovo de codorna em baixa temperatura, acompanhada do tinto Quinta do Alqueve Touriga Nacional, da região do Tejo.

Pratos festival

 

Como segundo prato principal da noite, o chef Luca Orini, do Cipriani, também já apresentado aqui preparou um ossobuco de vitela ao molho gremolata com risoto à milanese. Divino! Para acompanhamento, o tinto Casa de Santa Vitória Reserva, um vinho também português, da região do Alentejo. Aliás, os vinhos portugueses ganharam grande destaque nessa noite com a exibição de um filme mostrando a todos como são ricas as regiões de cultivo de uvas em Portugal e como esse país é um dos que mais tem tradição em vinicultura.

festival rio wine

Fechando a noite com chave de ouro, uma sobremesa absolutamente perfeita: sopa de vinho tinto com figos frescos acompanhada de sorvete de queijo gorgonzola e croutons de canela. Todos os comensais se dobraram a ela e aplaudiram a combinação de sabor e formas que resultou num prato doce fantástico. O acompanhamento foi o vinho do Porto Cockburns Special Reserve.

sobremesa e vinho

O festival Rio Wine & Food está apresentando uma série de ações que buscam democratizar o acesso ao vinho, especializar apreciadores da bebidas através de cursos, aproximar o público de diversos rótulos e promover a adega de vários estabelecimentos. Com isso, estão sendo oferecidas promoções em supermercados e lojas, lançamento de novas cartas de vinho, ampla oferta de vinhos do Mercado da Cadeg, uma prova para eleger o melhor sommelier, entre muitos outros acontecimentos. Um dos destaques será também o movimento Rio Rolha Zero, onde os clientes poderão levar suas próprias garrafas aos restaurantes e não será cobrada a taxa de rolha. O Cartão Baco também é uma grande novidade: um cartão de débito especialmente desenvolvido para o festival. E o Wine Bus, um divertido ônibus que irá circular pelos principais pontos turísticos da cidade oferecendo carona regada a vinho!

Vinho

Restaurantes conceituados do Rio de Janeiro, como Mr.Lam, L´Étoile do Hotel Sheraton (post), Alloro, Casa Carandaí (post aqui), Fasano Al Mare, o qual recentemente apresentamos aqui, Paris Gastrô (post aqui), entre muitos outros, participam do festival. Não vai faltar oportunidade para os cariocas provarem diversos tipos de vinhos, se familiarizarem mais com essa bebida tão cultuada mundo afora e levar para casa rótulos para serem apreciados após o término do festival!

Fotos: Monica Barros

Leia mais:

Rio Restaurant Week

Segundas harmonizadas no Village Mall

Temporada Gourmet 2014

Menu Rio, eu te amo

Setembro de 2014.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.