Visita à Vinícola da Miolo

É muito comum associar vinhos e vinícolas com a região Sul do Brasil, certo? Portanto, é inusitado pensar que tenham vinícolas no Nordeste, por exemplo. Mas sim, elas existem! E nós tivemos a oportunidade de conhecer e fazer uma visita à vinícola da Miolo, no Vale do São Francisco, na Bahia. Foi uma experiência incrível poder ver de perto o quanto nosso país é rico e diverso!

👉Reserve o seu hotel na Bahia aqui pelo melhor preço.

Visita à Vinícola da Miolo

Vinícola TerraNova Miolo

Visita à Vinícola da Miolo

Olha que paisagem linda!

Visita à Vinícola da Miolo no Vale do São Francisco

Como chegar

A Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, fica em Casa Nova, na Bahia. Mas, para chegar até lá, pegamos o voo da GOL de São Paulo para Petrolina, em Pernambuco. Isto porque são apenas 40 km de distância (cerca de 1 hora) de ônibus, então, é o jeito mais fácil e rápido. E a vinícola é aberta ao público!

+Fera Palace, o melhor hotel de Salvador

visita à Vinícola da Miolo

Mapa – o pin roxo é onde fica a vinícola

Vinhos no Sertão

Primeiramente, você deve estar se perguntando: ”como produzir vinhos em uma região tropical, com clima de sertão?”. Certamente este é um dos maiores desafios, afinal, existem poucos lugares assim no mundo! O solo é rico em minerais e são 3.100 horas de sol por ano com pouquíssimas chuvas. Além disso, ela fica às margens do Rio São Francisco. Portanto, todas essas características fazem com que a maturação da uva seja mais rápida, proporcionando até duas safras e meia de uva por ano 😱 Ou seja, o ciclo que geralmente dura um ano em outras partes do mundo, lá acontece em apenas 4 meses.

+Top 5 atrações em Salvador

Visita à Vinícola da Miolo

Um dos ciclos da videira

A vinícola

A visita inclui um passeio por toda a vinícola e seus vinhedos, além de uma degustação ao final. A Fazenda Ouro Verde tem uma área total de 200 hectares, e produz anualmente 3.000 rótulos de vinhos e espumantes. É realmente impressionante o contraste da paisagem do sertão com os vinhedos! Aliás, pudemos ver no mesmo dia, todas as fases de um ciclo da videira: repouso, poda, brotação e colheita.

+Refúgio da Vila, a melhor pousada da Praia do Forte

Visita à Vinícola da Miolo

Fazendo a poda

Ah, lembre-se: a época para ver as videiras carregadas de uvas são de abril a agosto e de outubro a fevereiro. Foi muito divertido acompanhar todo o processo das uvas e, no final, poder fazer a colheita! Por conta do sol e calor intenso, as uvas de lá são bem mais doces.. uma delícia!

+Origem, o melhor restaurante de Salvador

Visita à Vinícola da Miolo

Certamente fazer uma Visita à Vinícola da Miolo é uma super experiência!

Após a colheita, visitamos os tanques e barricas da vinícola, onde pudemos experimentar o  vinho base para o espumante Moscatel direto da fonte! Além disso, também conhecemos toda a linha de produção do espumante Terra Nova Brut Rosé, um dos mais famosos.

+4 hotéis de vinho no Chile

Visita à Vinícola da Miolo

Tanques de produção e barricas

A degustação

Depois de conhecer todos os processos, fomos para a sala de degustação, onde provamos 5 rótulos da TerraNova Miolo. Todos, é claro, produzidos na região do Vale do São Francisco. São eles: os espumantes Terranova Rosé de Noir Brut Rosé, Brut Terranova e Moscatel, os brancos Vinho Base Chenin Blanc e Sauvignon Blanc, ambos da safra de 2018, e os tintos Testardi Syrah e Single Vineyard Syrah Miolo.

+Melhor Hotel de Bordeaux| Spa do Vinho na França

Visita à Vinícola da Miolo

Degustação dos vinhos

Portanto, para os amantes de vinhos, certamente fazer o roteiro enogastronômico do Vale do São Francisco é uma experiência inesquecível!
Informações:
Valor da visita: R$15 e R$5 de desconto no varejo na Loja.
Horários: 9h e 14h. Apenas sábado e domingo é preciso agendar previamente. 
Agendamento: (74) 3536-1132 / (74) 3527-4243 / (74) 3527-4002 ou [email protected] Para mais informações, acesse o site.

A jornalista viajou a convite da GOL Linhas Aéreas e do Grupo Miolo.

Texto e fotos por Duda Vétere em Outubro 2018

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.