Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a gota através de três metros de carvão vegetal, e maturado em barris de fabricação própria. Localizada na pequena cidade de Lynchburg, a destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville é um excelente programa: organizado, didático e divertido. Aliás, ela é a mais antiga destilaria dos Estados Unidos e exporta cerca de 150 milhões de garrafas para o mundo. Tive sorte e peguei uma guia super simpática, que nos contou toda a história de Jasper Newton Daniel, o Jack, que teve um fim trágico. Portanto, leia até o final para saber como a fábrica mantém qualidade há mais de um século e como foi meu tour pela tradicional destilaria!

Aliás, se você tem planos de viajar para os Estados Unidos, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

O tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville

Lynchburg é um lugar onde é proibido beber, mas tem uma das maiores e mais antigas produções de uísque do mundo. Com apenas 7 mil habitantes, a cidade fica no interior do Tennessee. Assim, alugamos um carro muito confortável da Mobility – plataforma digital que integra várias locadoras de veículos – e fizemos uma mini road trip, com estradas super tranquilas e fáceis de dirigir.

O tour é bem completo e acontece várias vezes por dia. A guia conta a história do Jack desde criança, já que ele começou a trabalhar fazendo uísque com 6 anos. A princípio, passamos por um museu cheio de móveis e fotos, para, assim, começar o tour, que é 80% ao ar livre e a pé. No caminho, vemos a produção, preparação e engarrafamento do uísque.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Aproveite para ler:

Por isso, passamos por várias fases de produção da bebida, desde a queima do carvão, pelo barracão, onde são produzidos os barris, até à fermentação, destilação e engarrafamento. De fato, o processo artesanal faz com que a bebida mantenha o mesmo padrão de qualidade por mais de um século.

A degustação do Jack Daniel’s

Marcado pelo aroma e sabor, o Jack Daniel’s tem uma personalidade única, além de opções com mel, maçã e outros ingredientes – ideias para quem não está acostumado a beber uísque. Por isso, provei os seis rótulos da marca, em uma simpática sala envidraçada e cercada por barris, feitos à mão com madeira de carvalho branco, usados para o envelhecimento da bebida. Antes de ir embora, passamos pela loja da fábrica, que vende apenas garrafas comemorativas, como os Single Barrels Rye, Select, Proof e Gold nº 27.

Todo o percurso da visita é uma verdadeira master class de Marketing e conhecimento de branding. Até quem não é fã de uísque, sai com vontade de experimentar um Jack Daniel’s e conhecer a história da mais antiga destilaria registrada nos EUA (desde 1866).

Almoço perto da destilaria da Jack Daniel’s

Como estávamos por Lynchburg, decidimos conhecer a pequena cidade, que, além da protagonista destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, tem diversas lojinhas e charmosos restaurantes. Portanto, fomos no típico Chuck’s Barrel House BBQ – que parece estabelecimento de filme – com uma comida ótima: bom e barato. Vale super a pena emendar no restaurante, após a visita na fábrica de uísque.

Aberto em abril de 2012, o Barrel House é especializada em sanduíche, como o sucesso “Queijo Grelhado com Crack”, considerado o número 1 no Tennessee. Resumindo: no restaurante, você escolhe o queijo Americano ou Pepper Jack, eles recheiam com o Pit Smoked de porco desfiado, frango ou linguiça defumada, além de acrescentarem o molho Habanero e manteiga. Tudo isso, acompanhado de uma cerveja, pois o restaurante, assim como a destilaria, tem autorização para comercializar bebida alcoólica na cidade.

Endereço: 105 Mecânico St S, Lynchburg, TN 37352

História de Jasper Newton Daniel

Aos 13 anos, Jack herdou a fazenda na cidade de Lynchburg, e a transformou na sede da destilaria mais antiga registrada nos Estados Unidos. Nascido em 1950, Daniel, aos 16 anos, foi morar com o reverendo Dan Call, um pastor luterano e também destilador de uísque. Foi sob a tutela de Call que o rapaz aprendeu as habilidades essenciais da destilação.

O diferencial do Jack Daniel’s está, certamente, no processo de destilação. Portanto, a destilaria utiliza o método “charcoal mellowing” (filtragem em carvão), onde se passa o destilado através do carvão de bordo sacarino antes de envelhecer nos barris de carvalho. Por isso, esse processo único contribui para a suavidade e sabor característicos.

No entanto, a história de Jack Daniel foi interrompida prematuramente. Em 1911, ele sofreu uma lesão em seu dedo do pé ao chutar um cofre de sua destilaria, o que resultou em uma infecção que acabou levando à sua morte. Apesar da tragédia, a destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville continuou a prosperar. Assim, ela passou por diversas mudanças, mas manteve a tradição e o legado de qualidade.

Atualmente, o tradicional Jack Daniel’s é um dos uísques mais populares e reconhecidos mundialmente. Seu rótulo preto, conhecido como Jack Daniel’s Old No. 7, é o mais vendido da marca e apreciado por seu sabor, notas de carvalho e um toque de doçura.

Serviço

Aliás, os ingressos têm que ser comprados com antecedência pelo site e os tours possuem hora marcada. Não perca! Vale super a pena.

Em tempo: agradeço muito ao turismo de Tennessee e a Mobility, que me proporcionaram essa experiência incrível, cheia de cultura, história e diversão!

Endereço: 250 Rep. John Lewis Way S, Nashville, TN 37203

Por Renata Araújo
Colaboração: Leonardo Marchetti
Março de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!