Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Imagina um restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês, que te transporta diretamente para uma das regiões de culinária mais sedutoras da Itália? Esta é a verdadeira proposta do Simone, que traz a alta gastronomia italiana para o Itaim. O chef homônimo, Simone Parattella, é natural de Alba, no Piemonte, destino que coleciona o maior número de restaurantes com estrelas Michelin. Portanto, espere pratos criados com poucos e excelentes ingredientes legitimamente italianos, trazidos por ele após cada viagem à sua cidade natal. No primeiro andar, um balcão para poucos comensais degustarem a verdadeira culinária piemontesa – cheia de surpresas do chef. Os clientes tem ainda a chance de acompanhar o preparo de cada receita minuciosamenate. No segundo, um simpático salão, por onde entra bastante luz, um bar e pratos à la carte. Seja em qualquer um dos dois ambientes, uma experiência gastronômica de excelência com sabores de Alba.

Aliás, se você tem planos de viajar para São Paulo, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Restaurante italiano de comida do Piemonte

Quem decide comer no Simone certamente vai encontrar uma culinária italiana autêntica e de rara qualidade no Brasil. Segundo o próprio chef me contou, ele faz “uma cozinha piemontesa clássica, ou seja, um retorno ao passado, porém feita com técnicas modernas e pratos, como, por exemplo, Ravioli del Plin; Tagliolini al Coltello; Tagliata alla Piemontese e muito tartufo, muito tartufo…” Ele confessa ainda que “o balcão é pros amigos, para quem quer conhecer o Simone ristoranti“, onde ele faz muitos testes. Enquanto isso, no salão, no segundo andar, há sempre bastante movimento, entre clientes e garçons apresentando os pratos frescos feitos com muita preparação.

Os ingredientes

A nobreza dos ingredientes impressiona e é seguramente notada a cada garfada. O queijo pecorino, a farinha dos pães feitos na casa, as massas, queijos, temperos, cremes, e obviamente o principal: as trufas do Piemonte! Aliás, vale dizer que azeite trufado é vetado no restaurante. Aqui só se trabalha com o fungo in natura, já que o chef é um dos principais importadores de trufas do Brasil. O resultado são preparos refinados e pratos servidos em louças belíssimas, além de copos majestosos onde são servidos rótulos italianos de respeito. Ou seja, pura alta gastronomia italiana no Itaim.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Aproveite para ler:

O cardápio

No menu do restaurante de alta gastronomia italiana no Itaim há criações que impressionam, como, por exemplo, o atum batido na faca com citronette de limão siciliano e caviar, a Truta curada na casa, aspargo e cogumelos morilles, ou o Talharim cortado na faca ragu de coelho, vegetais, vinho e pomodori pelati. Em relação aos antipastos, destacam-se o Cruda all’ albese – filé mignon de vitelo batido na faca, citronette del “Vecchio Valerio”, brisure de tarfufo e espuma de grana padano, e a Lengua e bagnetto verde, Lingua de Vitelo na salsa verde, entre outros. 

Além disso, cerca de catorze especialidades vem como primeiros pratos, entre talharims, gnocchis, raviólis e risotos em receitas únicas, além de outros quatro no menu de “segudos”, como Guancia e Polenta, Medaglione d’Aragosta, Trota, Asparagi e Spugnole e Conillio all’Arneis. Para finalizar quatro delicadas sobremesas, como o Bacio di Langa, o Tiramisú, semi-freddo de Mandorle, Ananas e Coco e Torta di Nocciole.

Minha experiência

Se você, como eu, é fã de alta gastronomia, recomendo demais sentar no balcão, interagir como chef e ir com fome para saborear cada uma das iguarias oferecidas pelo talentoso Simone. Tive a chance de participar de um almoço memorável, em que provei pratos absurdamente bem executados e saborosos. Começamos com a Focaccia al vino bianco e Grissini Rubatá puxado a mão, Schiacciatina al burro italiano e Pane di semola di grano Timilia, Burro ariano al tartufo bianco e ainda Formaggio di capra e bagnetto verde, com Olio extravergine d’oliva Taggiasco. Em seguida, Carne cruda all’albese, Tajarin al ragù di coniglio, Ravioli del plin alla piemontese, Guancia e polenta bianca e por fim, Torta di nocciole , whisky e laranja. Ainda tive a oportunidade de conversar e entrevistar o chef Simone, que além de profissional dedicado, é uma simpatia! Um show de alta gastronomia italiana no Itaim!

O ambiente

O restaurante italiano no Itaim é dividido em dois andares e comporta 38 lugares. A decoração é minimalista, clean e cool ao mesmo tempo. O balcão é revestido de belas pedrinhas de cerâmica indiana e tem confortáveis cadeiras. E dali, avista-se a cozinha high-tech, com tecnologia de cocção de última geração, com fornos por indução, sem fogo, sem gordura, que permite tranquilidade nos preparos com a brigada. No mesmo espaço, ainda há mesas, e cadeiras em tons claros, que contrastam com paredes em belo mármore verde escuro, luminárias de design sofisticado e elegante. 

Aliás, o ambiente é tão tranquilo que ao entrar ali, o comensal esquece da confusão do dia-a-dia da frenética São Paulo.  De fato, um restaurante que poderia estar em qualquer grande metrópole, afinal, o chef tem anos de experiência em uma dos principais hubs gastronômicos do mundo: Londres! Portanto, uma atmosfera contemporânea, porém acolhedora, com uma fachada pra lá de discreta, em plena a vibrante Pedroso Alvarenga (quase em frente ao hotel Fasano Itaim).

O chef Simone Parattella traz alta gastronomia italiana no Itaim

O chef que comanda a alta gastronomia italiana no Itaim nasceu em Alba em 1984. Ele estudou gastronomia no renomado castelo de Barolo e começou a cozinhar aos 14 anos. Trabalhou com experientes chefs italianos em diversas cidades de seu país, produziu e vendeu seu próprio azeite, até se mudar para o Reino Unido. Em Londres, trabalhou em casas sofisticadas pilotadas por chefs, como, Mark Askew, Phillip Howard, Lee Cadden, Aikens, Gordom Ramsay, entre outros. Decide montar o Grupo Al Dente em sociedade com Filippo Antinori (herdeiro da vinícola Antinori) e depois, se muda para o Brasil. Abre a empresa PastaLAB, em Belo Horizonte, que vende insumos italianos essenciais e de excelente qualidade. Ou seja, você vai encontrar queijos, azeites, farinhas, trufas, manteiga, diretamente da Itália. Além disso, há também frutos do mar, como lagosta, lagostim, camarão VG Rosa, vieira, vôngole, ostras e obviamente, tudo super fresco! Portanto, irrestível!

Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 677 – Itaim Bibi, São Paulo

Por Renata Araújo
Fotos: Renata Araújo e divulgação
Abril de 2024

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!