Vencedor do Prêmio Comer e Beber da Veja Rio, como o melhor restaurante vegetariano do Rio, o Org Bistrô reabriu na Barra. Depois de passar por uma reforma, o restaurante dobrou em tamanho e agora oferece uma cozinha aberta, onde a jovem chef Tati Lund vai dar aulas de culinária com convidados. Este post traz uma ótima dica de restaurante orgânico no Rio!

Restaurante orgânico no Rio

.Org Bistrô

Restaurante Orgânico no Rio

Se você preza por uma alimentação saudável e saborosa, está no lugar certo. Só são utilizados ingredientes 100% orgânicos, locais, sazonais, frescos e não processados. Localizado no Jardim Oceânico desde 2011, o restaurante oferece pratos com uma apresentação lindíssima e impecável. A chef Tati Lund garimpa as louças em lojas e brechós do Brasil e do mundo. Uma graça, dá até pena de comer!

Restaurante orgânico no Rio

Apresentação do .Org Bistrô

Restaurante orgânico no Rio

As Louças

Restaurante orgânico no Rio

Ingredientes orgânicos

A reforma

O espaço dobrou de tamanho! Uma espécie de galeria de arte foi montada na parede, com quadros e objetos de diferentes artistas. Detalhe: todas as peças estarão à venda. O ambiente lembra muito o mar e a praia, tudo a ver com a chef: carioca da gema e ainda surfista! Com tons terrosos e azuis, há também um jardim flutuante, criado pelo atelier Wabisabi, que deixa o restaurante ainda mais aconchegante com o verde.

Restaurante orgânico no Rio

Os quadros

Restaurante orgânico no Rio

Jardim flutuante

Em cada cantinho tem um detalhe. Na varanda, uma “parede viva” com diversas espécies de PANCS – plantas alimentícias não convencionais.

Restaurante orgânico no Rio

Varanda

O cardápio do .Org Bistrô

Escrito à mão, o cardápio da casa tem sempre dois pratos do dia que variam de acordo com o que a natureza tem a oferecer. Um dos destaques é a feijoada vegetariana, com farofa de beterraba, arroz integral e couve, servida sempre às sextas e sábados.

Restaurante orgânico no Rio

Cardápio escrito à mão

Depois de uma imersão na Floresta Amazônica, a chef trouxe novidades para o .Org. Receitas exclusivas, como o Arroz do Norte, feito com arroz integral,  feijão fradinho, banana, jambu, jerimum, farofa cúrcuma, salsa de pimenta amazônica e molho de maracujá. Outros clássicos do cardápio são a salada verde da casa e o ceviche de cogumelos, com milho e cebola roxa, cuscuz de milho com caponata de berinjela, tapenade e saladinha verde.

Restaurante orgânico no Rio

Pratos coloridos do .Org Bistrô

E as sobremesas também não ficam para trás! Brownie de quinoa com calda de cacau, cheesecake com creme de castanhas, calda de amoras orgânicas e farofinha de nozes pêcan e amêndoas, e o Bolo da Alegria, com camadas de cacau sem glúten, doce de leite pecán, leite de amêndoas, beijinho de coco e brigadeiro de pimenta.

Restaurante orgânico no Rio

Algumas das sobremesas

Para beber, sucos como o de abacaxi aromatizado com capim limão e cardamomo e os detox como o Pancadão, com limão, gengibre, mel e couve. O .Org bistrô é uma ótima dica de Restaurante orgânico no Rio.

Sobre a chef

A jovem chef Tati Lund, de 29 anos, é formada em nutrição pela UFRJ e como chef pelo Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, de Nova York. Vegetariana há 10 anos, já trabalhou em restaurantes renomados de NY, como o Pure Food and Wine. Além de comandar o restaurante, também apresenta o programa Comida .Org no canal GNT, onde ensina suas receitas e dá dicas nutricionais. Além disso, é uma fofura de pessoa: pura simpatia e carisma e a cara da nova geração saúde da Barra da Tijuca. Sou fã!

Restaurante orgânico no Rio

A chef Tati Lund e nossa editora Renata Araújo

Texto e fotos por Renata Araújo

Agosto de 2017


Leia mais:

Top 5 vídeos do You Must Go no Youtube

Rio Gastronomia 2017 no Píer Mauá

Minha primeira vez em NY

Top 5 lugares para tomar café da manhã no Rio

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.