Voltei recentemente de Tiradentes, cidade histórica em Minas Gerais, e comi TÃO bem, que já vou compartilhar por aqui todos os restaurantes imperdíveis! A 5 horas do Rio e 6h de São Paulo, a gastronomia certamente é um dos atrativos da cidade. Neste mês de agosto, por exemplo, aconteceu o Festival Gastronômico de Tiradentes, o Fartura, realizado todo ano! Além dos clássicos mineiros, como pastel de angu e torresmo, há também releituras e combinações inusitadas da culinária mineira. Portanto, saiba neste post onde comer em Tiradentes:

Onde comer em Tiradentes: 7 restaurantes

Angatu

O primeiro da nossa lista é considerado um dos melhores restaurantes de Tiradentes, se não o melhor! De culinária contemporânea, o chef mineiro Rodolfo Mayer valoriza ingredientes da gastronomia brasileira, como do Pará e Amazônia, por exemplo. Além de muito saborosos, os pratos tem uma belíssima apresentação e as louças são lindas! O ambiente do restaurante é aconchegante, com mesas de madeira, uma bonita adega e quadros do artista Sérgio Ramos. Tivemos um jantar harmonizado com vinhos mineiros, e receitas deliciosas como brioche com barriga de porco, tartar de banana-da-terra, cordeiro e mousse de queijo de cabra defumado.

Endereço: Rua da Cadeia, 38.

+O que fazer em Tiradentes

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Portanto, vale a pena incluir o Angatu na lista!

Atrás da Matriz

Aberto desde 2001, o restaurante leva este nome pois está a menos de 100 metros da Matriz de Santo Antônio, igreja cartão-postal de Tiradentes. O ambiente é bem espaçoso, com três salões e um pátio externo, muito agradável, diga-se de passagem. As especialidades da casa são as receitas de bacalhau e as pizzas feitas no forno à lenha, que foram a nossa opção. Deliciosas, uma boa pedida é a de Copa e Cogumelos Selvagens, com molho de tomate, mussarela, cogumelos selvagens, copa e orégano. Assim como a Rúcula e Parma, com molho de tomate, mussarela, rúcula e presunto de Parma.

Endereço: R. Santíssima Trindade, 201 – Centro.

+Aromas da Montanha: onde ficar em Tiradentes

Um pouco do ambiente

Empório Santo Antônio

Sabe aquela autêntica comida mineira, farta e com gostinho de casa de vó? É lá no Empório que vocês vão encontrar! Aliás, está na lista dos meus restaurantes preferidos em Tiradentes. Diferente da maioria, ele não fica no buxixo do Centro Histórico, mas ainda assim é perto, uns 7 minutos a pé. Aos sábados e domingos, o almoço é servido no estilo buffet, com sobremesas e cafezinho incluídos. No à la carte, algumas opções típicas, por exemplo, são a Bochecha de porco ao vinho e a Costela de porco no bafo. Além disso, não deixem de pedir o clássico torresmo, o feijão fradinho e a farofa! Para completar, uma bela mesa de doces mineiros.

Endereço: R. Belica, 133 – Parque das Abelhas.

+Parque das Águas em São Lourenço

Ou seja, um verdadeiro banquete!

Comida mineira deliciosa!

Luth Bistrô

Este bistrô fica em uma vila super charmosa, chamada Rampa das Flores, que reúne, além do restaurante, algumas lojinhas. O ambiente é acolhedor, com algumas mesinhas no pátio externo, que tem um lindo jardim. Sob o comando do chef Luiz César Costa, o cardápio é uma fusão das cozinhas clássicas e modernas, tendo a gastronomia mineira como base. Aliás, comi uma Costela prensada com mousseline de mandioquinha que estava sensacional! Destaque também para a variedade de cervejas artesanais mineiras, como, por exemplo, a Trem Bier.

Endereço: R. Direita, 189 – Centro Histórico.

Gourmeco

Localizado a poucos passos da Matriz de Santo Antônio, na principal rua do Centro Histórico, em uma casa colonial rústica, o restaurante se classifica como uma cozinha ítalo-brasileira-tiradentina. O ambiente é pequeno mas aconchegante, com diversos objetos garimpados, lembranças de viagens, etc. O cardápio reúne antipastos, massas, risotos e outros pratos italianos, com inspiração nacional e priorizando os produtos regionais.

Endereço: R. Direita, 10A – Centro Histórico.

O restaurante na esquina

As massas certamente são ótimas pedidas

Pacco&Bacco

O ambiente cheio de charme do velho casarão colonial com toques contemporâneos é um dos destaques do restaurante. Com pé direito alto e muita madeira aparente, tem projeto de iluminação assinado por Maneco Quinderé. Enquanto isso, o chef mineiro Rafael Pires utiliza os ingredientes brasileiros e locais para criar uma cozinha contemporânea, inspirado na rica culinária mineira. Destaque também para a carta de vinhos, que conta com mais de 150 rótulos de todo o mundo, incluindo, claro, os mineiros!

Endereço: R. Direita, 166.

A fachada

Uai Thai

Nota 10 no quesito inovação, este restaurante apresenta uma culinária tailandesa com toques mineiros! Olha só que original. E delicioso! A criativa combinações de sabores do chef Ricardo Martins é certeira. O ambiente já é uma graça, com um lindo bar e vista para as montanhas. Há também uma área externa, com mesas e cadeiras.

Restaurante com vista

Portanto, no cardápio encontramos muitos pratos aromáticos variados, doces e salgados, com temperos e ervas. O ceviche tailandês, por exemplo, vem com linguado marinado no suco de limão, leite de coco, goiaba, coentro, salsão, dedo de moça, gengibre, cebola roxa, milho verde, amendoim e mel. Além disso, há também uma versão mineira do pad thai, prato tradicional tailandês, feito com camarão marinado na cachaça artesanal, rapadura e pasta de tamarindo.

Endereço: R. Padre Tolêdo, 157.

Apresentação linda!

Dica extra: Barouk

No Largo das Forras, praça principal de Tiradentes, o restaurante e bar é ideal para petiscar delícias mineiras com os amigos e tomar uma cerveja. Além disso, o atendimento simpático e atencioso sempre faz aquela diferença. Portanto, vale a pena apostar nas entradinhas, como os pastéis de angu e bolinhos variados. A costela, chamada de “torresmão”, também é uma ótima pedida!

Endereço: R. Min. Gabriel Passos, 23 – Centro

A jornalista viajou a convite da Baobá Comunicação e Tiradentes Mais.

Texto e fotos por Duda Vétere. Agosto 2019.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.