Tiradentes é uma pequena e encantadora cidade que merece diversas visitas. Com casarões bem preservados, locais históricos, museus igrejas e um circuito gastronômico de primeira, o que não faltam são motivos para voltar. É daquelas cidades gostosas de se passear, onde podemos fazer quase tudo à pé, caminhando sem pressa por suas ruas de paralelepípedo. Para quem vai pela primeira vez, saiba o que fazer em Tiradentes:

O que fazer em Tiradentes

O que fazer em Tiradentes:

Chafariz de São José

Esse chafariz histórico data de 1749. Possui três fontes cujas funções originais eram fornecer água potável para a população, servir como local para lavar roupas, e como bebedouro para animais. Hoje em dia virou atração turística e está bem preservado.

O que fazer em Tiradentes

Leia aqui mais dicas de Tiradentes.

Igreja Matriz de Santo Antônio

O cartão postal mais famoso e mais antigo de Tiradentes. O ponto turístico mais visitado e provavelmente umas das arquiteturas mais bonitas da cidade. Com seu estilo barroco e rococó, teve sua construção iniciada entre 1710 e 1732. Ou seja, se mistura a história da fundação da cidade, quando ela se chamava Arraial Velho do Rio das Mortes.

O que fazer em Tiradentes 2

Museu da Liturgia

O acervo desse museu, o único na América Latina dedicado a este tema, um dos mais importantes de Tiradentes, conta com mais de 420 peças ligadas à liturgia católica, confeccionadas entre os séculos 17 e 20. Uma das atrações da cidade inaugurada há poucos anos. Conta com terminais audiovisuais e multimídia.

O que fazer em Tiradentes

Conheça o Parque das Águas em São Lourenço

Maria Fumaça

Parte do encanto de Tiradentes está em nos fazer sonhar com tempos antigos, onde a vida tinha um ritmo mais pacato e a história do Brasil passava pelas cidades históricas mineiras. Não é à toa que a Maria Fumaça que vai de Tiradentes à São João del Rey está tão bem preservada, sendo uma das maiores atrações locais. A estação ferroviária fica na entrada da cidade, não tem como não parar para admirar o trenzinho quando seu apito começa a ecoar pela cidade.

O que fazer em Tiradentes

Visitar as lojinhas de artesanato

O artesanato de Tiradentes é muito rico. Peças belíssimas podem ser encontradas a cada esquina. No centro histórico, uma loja ao lado da outra oferece desde trabalhos mais elaborados, excelentes achados para quem está decorando a casa, até criações mais simples, porém não menos encantadoras. Vale tirar algumas horinhas para passear com calma pelo centro e visitar as lojinhas.

O que fazer em Tiradentes

Leia aqui: Inhotim, museu a céu aberto

Conhecer a região de Bichinho

Ainda sobre o artesanato mineiro, a região de Bichinho é praticamente uma continuação de Tiradentes. Seu forte é o artesanato, com lojas e fachadas expondo os trabalhos dos artesãos de forma a tornar a pequenina cidade uma galeria de arte a céu aberto. Programe uma tarde para passear por lá, onde também encontramos bons restaurantes com a típica comida mineira.

O que fazer em Tiradentes

Agora que você já sabe o que fazer em Tiradentes é só aproveitar sua viagem!

Texto e Fotos por Monica Barros

Março de 2017

Leia mais:

Spa e Pousada Casa da Lua em São Pedro da Serra

UXUA Casa Hotel | Luxo em Trancoso

Restaurantes do Rio apresentam novidades

Priority Pass – como ter acesso às salas VIP

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.