O que fazer em Fredericksburg, região vinícola no Texas

Estive pela primeira vez no Texas para participar da IPW, a maior feira de turismo de luxo dos EUA. Cheguei alguns dias antes em San Antonio e aproveitei para conhecer a pequena cidade de Fredericksburg, distante apenas uma hora de carro. De colonização alemã, esta região vinícola no Texas tem 175 anos e uma arquitetura muito bem preservada, com ruas charmosas repletas de lojinhas e cafés e ótimos wine bars e restaurantes. Ficamos surpresas com a qualidade dos vinhos e nos encantamos com as vinícolas. Ou seja, certamente um bom destino nos Estados Unidos para os amantes do enoturismo! Saiba, então, o que fazer em Fredericksburg, no Texas.

Aproveite para ler também:

E se estiver com planos de ir para os EUA, aproveite para ver nossa seleção dos melhores hotéis em Miami, na Califórnia, em Orlando, Washington DC ou então em Nova York. Reserve AQUI diretamente com a gente!

Localização e História

Fredericskburg fica no centro do Texas, ao norte de San Antonio e ao oeste de Austin. A cidade americana é parte da segunda maior região vinícola do país, a Texas Hill Country AVA (American Viticultural Area). Além disso, pode ser visitada de carro ou contratando um passeio guiado a partir de San Antonio ou Austin. Há opções de hospedagem em Fredericksburg, mas quem preferir pode também fazer um bate volta a partir destas duas cidades, já que o trajeto de carro dura pouco mais de uma hora.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A colonização de Fredericksburg, pequena cidade perto de Austin, começou em 1846 com a chegada de imigrantes alemães insatisfeitos com a situação política no país, e batizado em homenagem ao Rei Frederich II da Prussia. Um marco importante para o desenvolvimento do povoado foi a construção da primeira rodovia que conectou Fredericksburg até Austin. O vilarejo se desenvolveu, ganhou seu primeiro hotel, e se tornou um entreposto comercial relevante no centro do Texas. Atualmente, as raízes alemãs de Fredericksburg podem ser encontradas na arquitetura dos edifícios, na gastronomia, com alguns pratos típicos, e nas lojinhas que importam produtos do país.

curiosidade: a língua local, um dialeto alemão texano, era ensinada nas escolas e falada pela comunidade até a década de 1940. hoje, pouquíssimas famílias ainda falam o dialeto que ganhou muitas palavras inglesas ao longo dos anos.

O que fazer em Fredericksburg, região vinícola no Texas

Com 12 mil habitantes, Fredericksburg no Texas tem uma mistura de diferentes estilos que refletem a sua história e influências culturais, como, por exemplo, a dos colonos alemães. Assim como em todo estado do Texas, Fredericksburg também tem a música muito presente, com festivais ao longo do ano. Ou seja, aquele clima intimista com um toque de sofisticação! Saiba, então, o que fazer em Fredericksburg.

Caminhar pela Main Street e desbravar as lojinhas

A histórica Main Street é a principal rua de Fredericksburg, com mais de 150 lojas entre cafés, boutiques, restaurantes e wine tastings. Aliás, este é um detalhe legal na região vinícola do Texas: você tem opções de degustação dentro da própria cidade. E como as lojas de rede não são permitidas no distrito histórico, conseguimos sentir o clima dos locais e a vibe texana. Portanto, ande sem pressa pelas ruas e explore as lojinhas, como, por exemplo, a Lock Stock & Barrel, onde degustamos molhinhos, geleias e compotas de frutas. Já a Parts Unknown é uma loja de roupas que são a cara do Texas, com muitas opções de chapéus e botas.

Visitar as vinícolas em Fredericksburg

O cultivo de uvas na região de Fredericksburg no Texas começou com os imigrantes alemães, que usavam as uvas da variedade nativa Mustang para fabricar vinhos. Na década de 1980 e 1990 foram surgindo projetos de vinícolas e o cultivo de diferentes uvas pela região, que atualmente produz desde Roussanne, Syrah e Tannat, até Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Tempranillo. Ao todo são mais de 9.000.000 acres de cultivos de uvas e 50 vinícolas em Fredericksburg e arredores.

Visitamos a charmosa Signor Vineyards, toda florida, que conta com bar e lojinha em um cenário deslumbrante! Degustamos cinco vinhos deliciosos, que harmonizaram muito bem com a tábua de frios da charcutaria. Já a Becker Vineyards, mais popular, é conhecida por suas instalações imponentes e espaçosas, com salão interno e um belo jardim. Na degustação, você pode escolher seis rótulos para experimentar, e pedir uma tábua de frios se quiser.

Fazer degustações nas wine tastings

Portanto, como dito anteriormente, você pode também escolher entre os salões de degustações, que ficam no centro da cidade, ou vinícolas que ficam a 15 minutos de carro do centrinho (falaremos delas logo abaixo). Na Main Street, há a pequena Narrow Path Winery Tasting Room, onde você pode escolher entre a degustação completa ou uma taça de vinho. A vinícola Becker, por exemplo, também conta com um salão de degustação na cidade, onde você pode provar os principais vinhos produzidos por eles.

Conhecer mais da história de Fredericksburg no Texas

Para quem gosta de história, há também muitos atrativos em Fredericksburg, no Texas. O Pioneer Museum, por exemplo, conta como era a vida dos fundadores e colonos da cidade em 1800. O complexo de edifícios originais reúne uma casa, oficina de ferreiro, escola e as acomodações das famílias dos agricultores. Vale conhecer também Vereins Kirche, que faz parte do museu, e foi o primeiro edifício público da cidade, que já funcionou como escola, prefeitura e igreja.

Bares, Cafés e Restaurantes

  • Hill and Vine: Restaurante texano contemporâneo, com cozinha aberta, e uma área externa onde há música ao vivo. Com direito a uma kombi estilosa no jardim, a decoração interna é típica de uma fazenda no Texas, com muita madeira e pedra. Saladas e tacos de peixe foram algumas das boas pedidas.

End: 210 S Adams St

  • Pritzer Sweet Shop: Badalada doceria que vende o famoso Sweet German Pretzel, além de outros doces, tortas e biscoitos. Provamos o delicioso, gigante e recheado cookie de chocolate!

End: 141 E. Main Street

  • Sunday Supply: Boa pedida para o café da manhã, dos mesmos donos do Hill and Wine. Há ótimas opções de cafés, scones doces e salgados, sanduíches e também saladas.

End: 206 S Adams St

  • Vaudeville: É uma boutique de luxo, que fica em um edifício histórico, e conta com um restaurante charmoso e descolado no subsolo. Ou seja, vale fazer uma visita na loja e depois almoçar. Adorei a burrata!

End: 230 E Main St

Onde ficar em Fredericksburg

A região vinícola no Texas conta com mais de 20 hotéis e quase 1.500 hospedarias, pensões e pousadas espalhadas pela região. Nos hospedamos em um charmoso hotel boutique familiar em Fredericksburg, o Trueheart. São apenas 13 chalés, diferentes um dos outros, em pleno centro histórico de Fredericksburg. Com quartos aconchegantes e romântica decoração, as acomodações são muito bem equipadas com frigobar, cafeteira, TV de plasma e etc. O banheiro era espaçoso, com direito à banheira e chuveiro. Já o café da manhã, pago a parte, é servido em uma fofíssima cesta de piquenique com pão, geleia, mel e suco de laranja natural. Em suma, uma hospedagem extremamente recomendada em Fredericksburg, no Texas.

Portanto, adorei conhecer esta encantadora cidade no Texas! Certamente vale a pena incluir em seu roteiro em uma roadtrip pelo estado americano.

Texto e fotos por Renata Araújo.

Junho de 2023

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!