O novo Ró – Raw & Wine, no Jardim Botânico
Situado numa simpática casa decorada com gambiarras na varanda, pé direito alto e grandes janelas abertas para o Jardim Botânico, o novo Ró – Raw & Wine leva à mesa do carioca a mais nova experiência gourmet da moda, o Raw Food, ou seja, comida saudável, rica em vitaminas e fibras, um tipo de cozinha que se baseia em alimentos bem frescos e orgânicos, em outras palavras, literalmente traduzido, comida crua. Mas não se assuste; os pratos do Ró são elaborados e deliciosos que você até esquece que é tudo cru.
Assim como todos que seguem esse estilo, o Ró não serve carnes e nem laticínios. “Aqui a gente privilegia os grãos, as sementes, verduras, legumes e frutas, além de preferir fermentar ao invés de cozinhar o alimento” diz a chef Inês Braconnot, que há mais de 15 anos largou o fogão de sua casa para criar receitas com alimentação viva.
Inês, depois que chegou de seu curso nos Estados Unidos com Matthew Kenney, se reuniu com o sommelier Alexandre Lalas e o empresário Alex Schiavo para abrir o Ró e dar mais que uma simples opção alimentar, e sim um estilo de vida que combina muito bem com o carioca.
No menu do Ró – o conceito de raw food, que nasceu em 2002 na Califórnia e foi consagrado em Nova Iorque – chega no almoço à la carte e no jantar, como opção “secreta” em forma de menu degustação. “Queremos que seja surpresa cada sabor experimentado aqui”, explica Inês que conta com uma carta de vinhos leves e femininos com 48 rótulos e assinada por Alexandre Lalas. “Escolhi uma carta bem suave que começa com os vinhos veganos artesanais chegando aos famosos vinhos biodinâmicos”, explica ele.
As receitas da chef mantém a alimentação crua, podendo ser chamada também de “viva” e ganham uma decoração especial com montagem diferenciada e estilo de pratos, como o Puff de Daikon, servido em lâminas com queijo Phila, sopa de maçã e daikon e fermentado húngaro, o Coral Negro com alga nori, palmito com wasabi, julienne de legumes ao molho oriental e chutney de pimenta biquinho. O incrível Textura de tomates, com ricota de amêndoas, cracker de tomate, ketchup Ró, gel de tomate, flor de tomate e manjericão.
O prato quentinho Cenário de cogumelo, com creme de cogumelos numa cama de bananas desidratadas, back de couve e molho de tomates levou a galera ao delírio e foi o meu preferido.
Nas sobremesas, a aposta fica por conta do creme de goiaba e manga com damascos, em camadas com creme de coco e saladinha de kiwi. Para os chocólatras, o semifredo de cacau 100% com sorvete de mandioca ao molho de blueberry ganha farofa de nibs de cacau e goji berry. Sem dúvida uma experiência diferente e que vale ser vivida e repetida.
Por Helen Pomposelli
Fotos: Helen Pomposelli, Rodrigo Azevedo e Divulgação
Junho de 2016
Leia mais:
Novidades nos cardápios dos restaurantes do Rio
Menu de inverno do L’Etoile, no Hotel Sheraton
Novo cardápio de café da manhã da Casa Carandaí
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário