Situado numa simpática casa decorada com gambiarras na varanda, pé direito alto e grandes janelas abertas para o Jardim Botânico, o novo Ró – Raw & Wine leva à mesa do carioca a mais nova experiência gourmet da moda, o Raw Food, ou seja, comida saudável, rica em vitaminas e fibras, um tipo de cozinha que se baseia em alimentos bem frescos e orgânicos, em outras palavras, literalmente traduzido, comida crua. Mas não se assuste; os pratos do são elaborados e deliciosos que você até esquece que é tudo cru.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico

Assim como todos que seguem esse estilo, o  não serve carnes e nem laticínios. “Aqui a gente privilegia os grãos, as sementes, verduras, legumes e frutas, além de preferir fermentar ao invés de cozinhar o alimento” diz a chef Inês Braconnot, que há mais de 15 anos largou o fogão de sua casa para criar receitas com alimentação viva.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 2

Inês, depois que chegou de seu curso nos Estados Unidos com Matthew Kenney, se reuniu com o sommelier Alexandre Lalas e o empresário Alex Schiavo para abrir o e dar mais que uma simples opção alimentar, e sim um estilo de vida que combina muito bem com o carioca.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 3

No menu do Ró – o conceito de raw food, que nasceu em 2002 na Califórnia e foi consagrado em Nova Iorque – chega no almoço à la carte e no jantar, como opção “secreta” em forma de menu degustação. “Queremos que seja surpresa cada sabor experimentado aqui”, explica Inês que conta com uma carta de vinhos leves e femininos com 48 rótulos e assinada por Alexandre Lalas. “Escolhi uma carta bem suave que começa com os vinhos veganos artesanais chegando aos famosos vinhos biodinâmicos”, explica ele.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 8

As receitas da chef mantém a alimentação crua, podendo ser chamada também de “viva” e ganham uma decoração especial com montagem diferenciada e estilo de pratos, como o Puff de Daikon, servido em lâminas com queijo Phila, sopa de maçã e daikon e fermentado húngaro, o Coral Negro com alga nori, palmito com wasabi, julienne de legumes ao molho oriental e chutney de pimenta biquinho. O incrível Textura de tomates, com ricota de amêndoas, cracker de tomate, ketchup Ró, gel de tomate, flor de tomate e manjericão.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 6

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 5

O prato quentinho Cenário de cogumelo, com creme de cogumelos numa cama de bananas desidratadas, back de couve e molho de tomates levou a galera ao delírio e foi o meu preferido.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 4

Nas sobremesas, a aposta fica por conta do creme de goiaba e manga com damascos, em camadas com creme de coco e saladinha de kiwi. Para os chocólatras, o semifredo de cacau 100% com sorvete de mandioca ao molho de blueberry ganha farofa de nibs de cacau e goji berry. Sem dúvida uma experiência diferente e que vale ser vivida e repetida.

O novo Ró - Raw & Wine, no Jardim Botânico 7

Por Helen Pomposelli

Fotos: Helen Pomposelli, Rodrigo Azevedo e Divulgação

Junho de 2016

Leia mais:

Roteiro de Fondue no Rio

Novidades nos cardápios dos restaurantes do Rio

Menu de inverno do L’Etoile, no Hotel Sheraton

Novo cardápio de café da manhã da Casa Carandaí

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.