Categorias: Restaurantes no Rio

Novo restaurante do chef Pedro de Artagão

Publicado por
Renata Araujo

Por Renata Araújo

Outro dia fui conhecer o novo restaurante do chef Pedro de Artagão. Dono do já conhecido Irajá e ganhador de vários prêmios de gastronomia, o jovem chef inaugurou agora um bistrô no Leblon, chamado Formidable.

Há tempos que ele queria abrir um novo restaurante,  mas não tinha decidido de que tipo.  Quando achou o imóvel, percebeu na hora que ali daria um bistrô perfeito. “Por ser em uma esquina (Ruas João Lira e Humberto de Campos),  com poucos lugares, na hora me lembrei dos bistrôs parisienses e falei: é isso que quero fazer. Além disso, a gastronomia francesa sempre me acompanhou, já que trabalhei com os chefs Flávia Quaresma e Roland Villard.”

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

O Formidable conta com cardápio à la carte, mas a dica é ir no menu executivo, ou formule, como dizem os franceses, que oferece couvert, entrada, prato principal e sobremesa, e uma garrafa de água, por R$125 reais, tanto no almoço quanto no jantar. Lembrando que se trata de alta gastronomia. Pedi um levíssimo steak tartare de entrada, acompanhado de salada e batatas fritas sequinhas e “de verdade”, como o próprio chef esclareceu, em uma referência às congeladas.

Pedro contou ainda que costuma a trabalhar com peixes não tão comuns, mas não por isso menos saborosos, como dourado e cavala. Resolvi então, ir de Formule e pedir, de prato principal, a  Thon Niçoise, uma espécie de salada niçoise desconstruída, ou seja, todos os ingredientes estão ali, mas o prato é quente: steak de atum, batata calabresa, vagem francesa, tomate confit e uma deliciosa pasta de azeitona preta.

Minha companheira de mesa pediu Oeuf Mayonnaise, Enguille, ovos mimosa com enguia defumada, que estavam bem saborosos e o Gnocchi, Fromage Blue, Asperges, Epinards, nhoque de mandioca, queijo azul, aspargos e espinafre.nhoque de mandioca com espinafre, delicado e já um best seller do restaurante.

E para encerrar, fomos de Mousse au Pot, mousse de chocolate e pistache, e Profiteroles com nutela, ambos deliciosos.

Mas quem preferir optar pelos pratos do  cardápio, é bom saber que ele é dividido em quatro seções: pour partager (para dividir), las entrées – entradas; le plats – pratos principais,  e les desserts – sobremesas.

 

Quem já passou por aquele ponto, dificilmente reconhece o lugar, um antigo botequim, agora todo reformado pelas mãos do arquiteto Maurício Nóbrega, que fez também o restaurante Irajá. Há um quadro negro, típicos dos bistrôs, uma referência que não poderia faltar na decoração, e que ocupa uma parede inteira do ambiente e apresenta as receitas do chef escritas em francês. Uma lousa menor, com o menu em português, é levada à mesa pelo garçom. A carta de vinhos, elaborada pela sommélière Julieta Carrizzo, é toda focada em rótulos franceses biodinâmicos e naturais e conta com uma parceria com a marca Tattinger.

Uma refeição no Formidable, o novo restaurante do chef Pedro de Artagão, é uma experiência inédita, já que, além de uma comida deliciosa feita com carinho,  se trata de um bistrô francês com ares cariocas.

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Março de 2015.

Leia mais:

Zuka e Brigite’s recebem exposições em homenagem ao Rio

Sushi Rio – uma boa opção de restaurante japonês

Menu de Outono nos restaurantes do Rio

You Must Go na Revista Quem

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Simone: alta gastronomia italiana no Itaim

Simone: restaurante elegante e intimista liderado por um genuíno chef piemontês que traz alta gastronomia…

2 dias atrás

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

4 dias atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

5 dias atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

6 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

1 semana atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

2 semanas atrás