Fomos conferir, em primeiríssima mão, o novo menu do Marine, restaurante do Fairmont Copacabana, que entra em cena no mês de Setembro. O chef-executivo Jerôme Dardillac e o sous chef Carlos Cordeiro celebram, ainda mais, a brasilidade nos pratos, valorizando ingredientes locais e pequenos produtores. As receitas seguem passando no Josper, um forno à carvão que atinge altas temperaturas para um braseado perfeito. Para completar, o Marine tem uma vista de cair o queixo para a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar! Portanto, seja carioca ou turista, hóspede ou não, vale muito a pena ir ao restaurante do Fairmont para experimentar autêntica gastronomia brasileira contemporânea.
Aproveite para ler também mais dicas do que fazer no Rio:
Aliás, se você tem planos de viajar para o Rio, não esqueça de conferir nossas dicas de hotéis na cidade, e reserve direto AQUI com o booking!
Com ambiente elegante e aconchegante ao mesmo tempo, o restaurante do Fairmont promove uma verdadeira viagem pelas cinco regiões do Brasil. O chef francês Jérôme está há 30 anos no país e já morou em estados como, por exemplo, Amazonas, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. Desta vez, criou um menu que traduz toda a sofisticação da verdadeira gastronomia brasileira, valorizando os sabores e a excelência dos ingredientes de produtores locais. Os pescados vêm da Colônia de Pescadores de Copacabana, que fica em frente ao hotel, no Posto 6, enquanto os azeites do couvert são produzidos em Livramento, no Rio Grande do Sul.
Portanto, começamos o nosso almoço irretocável com o couvert, que acompanha a nostálgica broa de milho, com os azeites, flor de sal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e manteiga de garrafa defumada. Na sequência, entradas frias, como, por exemplo, o refrescante vinagrete de frutos do mar e as lâminas de namorado com agridoce de maracujá, pimenta de cheiro, carambola e castanha do cerrado. As texturas de beterraba orgânica também surpreenderam, com espuma de catupiry mineiro, e méis e pólens de abelhas nativas, de Nova Friburgo (RJ) e castanhas brasileiras.
Já as entradas quentes também deram um afago no coração. O creme de baroa palha vem com sagu de charque, maxixe e cheiro verde, enquanto a panelinha de carne seca com abóbora acompanha requeijão cremoso de corte e flocos de biju.
Na hora dos principais, o difícil é escolher um só. Para quem gosta de peixe, a moqueca de dourado, com pirão, arroz branco, farofa de mandioca com coco e pimenta caseira, e o namorado grelhado na brasa com purê de banana assada, farofa de amendoim e couve frita com laranja estão divinos. Já quem prefere frutos do mar, a sugestão são os tentáculos de polvo com purê cremoso de baroa com cumaru, limão, brócolis e cebola roxa com azeite de alho assado e tomilho.
Do Pará, entra no cardápio um prato típico da culinária brasileira, o arroz de pato no tucupi, com farofa de urucum e castanha da Amazônia. Os amantes de carne estão muito bem representados com a fraldinha angus, acompanhada de arroz de alho, feijão carioquinha, farofa de ovos de galinhas caipiras livres e molho à campanha.
Certamente um dos grandes momentos desta viagem pelo Brasil é a degustação de queijos artesanais, de diferentes regiões do Brasil. Tem Azul da Mantiqueira, queijo do Marajó da Fazenda São Victor, assim como compotas e geleias de frutas tropicais da estação.
E, por fim, as sobremesas também são destaque no novo menu do Marine. Utilizando frutas brasileiras, a chef patissier Jenifer Ortega, que é chilena, faz questão de deixar a brasilidade no centro das suas ideias, além de caprichar nas apresentações. Como o Caju Ganache, feito com chocolate branco e servido com crumble crocante e caju caramelizado, em meio à fumaça gerada pelo gelo seco! Além disso, há também degustação de frutas brasileiras: cupuaçu com chocolate branco, manga com maracujá e açaí com banana.
De fato, ir ao Marine é uma experiência gastronômica de altíssima qualidade e, se você ainda não conhece, merece a sua visita!
Texto e fotos por Duda Vétere. Novembro 2022.
Eleito duas vezes o melhor japones do Rio, o Haru agora ganha o Umai, novo…
Dos dias 25 a 29 de setembro acontece a 14ª edição da ArtRio na Marina…
A Ilha de Boipeba, no Sul da Bahia, é o refúgio perfeito para quem deseja…
Visitar bibliotecas é um passeio indispensável no seu roteiro de viagem. Venha conferir o Top…
Com 33 hectares e uma área com mais de 250 mil metros quadrados, este resort…
Premiado diversas vezes como o melhor café da manhã do Rio, o Emporio Jardim abre…