O Kotobuki,  um japonês muito além do sushi. Há anos referência em restaurante japonês no bairro de Botafogo,  o Kotobuki conta agora com novidades do menu e  se revela como uma das melhores opções desse tipo de culinária na vizinhança.

Vista Kotobuki

 

Fachada Kotobuki

Fomos conhecer o novo menu e tivemos muitas agradáveis surpresas, com misturas inovadoras e sabores marcantes. Entre as muitas opções de otoshis, as entradinhas, foram introduzidos peixes menos comuns e muitas frutas, trazendo combinações surpreendentes. Para começar, um harumaki diferente, o Ise Ebi, feito com lagosta e pimentão defumado. Vale destacar entre essas novidades o pargo com ovas, molho ponzu e brunoise de limão siciliano, que se apresenta quase como um carppaccio. E uma menção especial para o Shake tangerine, composto por salmão recheado com gorgonzola, salada de tangerina e palha de alga. Fechamos muito bem essa introdução com o duo de peixe branco ao gengibre e mel.

 kotobuki botafogo

 

Logo no início dessa degustação fomos surpreendidas pelas excelentes sugestões de harmonizações com os novos drinques da casa. À base de saquê de vodka, foram os acompanhamentos certos para esses novos aperitivos. Não deixem de provar o saquê com cointreau, abacaxi e alecrim, e o mais docinho Grey Goose le citron com suco de lichia e geléia de goiaba. Para quem preferir um sabor ainda mais cítrico, a escolha é o shochu hamada com suco de limão siciliano, uva Niágara e gengibre. Até o Bellini, bebida típica de Veneza feita com champanhe e pêssego, faz parte da carta de drinques e combinou muito bem com os peixes brancos.

restaurante japonês botafogo

sake contreau

Sem esquecer da tradição, as iguarias mais conhecidas e adoradas pelo público em geral continuam no cardápio, como os cortes de sashimi, os makis e californias e diversos combinados. Nosso escolhido foi o obrigatório shitake e shimeji no molho shoyo.

Kotobuki, um japonês muito além do sushi

Quando chegou a hora de provar os pratos quentes, o acompanhamento não poderia ser outro que não o saquê. Saboreamos uma garrafa de Hakushika junto com a lula recheada com shimeji e nirá ao molho teriaki, uma deliciosa combinação. Esse prato é feito quase de forma artesanal, já que o chef precisa ter muito cuidado no corte da lula. Por ser preparado com um cuidado especial, demora um pouco mais para chegar à mesa. A espera vale muito a pena! Ainda nos quentes, também agradou bastante o salmão com arroz negro e nirá, com molho agridoce com pimenta.  A apresentação dos pratos é toda feita com muito esmero pelos sushi  men do Kotobuki, trazendo a conhecida beleza dos pratos japoneses para os clientes e deleitando tanto o paladar quanto os olhos. O menu traz ainda a lagosta confitada no saquê com sorbet de damasco e chá verde, e o atum em crosta de ervas selado na chapa com misso e legumes,  além é claro dos tempuras e o fiel yakisoba.

 kotobuki botafogo

O jantar foi fechado com chave de ouro com duas deliciosas sobremesas saboreadas até a última colherada. Quando o maitre nos trouxe uma linda caixinha com motivos orientais, não imaginávamos o que tinha dentro. Ao abrir a chamada Bento box, a surpresa maior: um petit gateau com calda de chocolate, calda de frutas vermelhas, sorvete de macadâmia e amoras por cima completando a montagem. Além de lindo, delicioso! E quando a gente pensa que nenhuma outra sobremesa naquela noite poderia ser superior, chega a terrine de goiabada com creme de mascarpone e fios de açúcar caramelizado. Consistência e sabores perfeitos, impossíveis de resistir. Podem não ser originais da Ásia, mas são criações acertadíssimas do restaurante.

kotobuki botafogo

 

japonês botafogo

Com esse menu bastante variado e completo, vale muito a pena visitar a casa tanto no almoço quanto no jantar, lembrando que as amplas janelas do restaurante oferecem uma das vistas mais bonitas da Enseada de Botafogo. Salão espaçoso, um sushi bar e a opção de mesas no chão, como manda a tradição japonesa, compõem o bonito ambiente. A decoração caprichada com uma pequena cascata na entrada e painéis orientais fazem do Kotobuki um lugar super agradável para passar horas degustando uma culinária japonesa que vai muito além do sushi!

restaurante japonês Kotobuki

Para mais informações, entre no site do Kotobuki, que também tem um endereço Barra e faz entregas a domicílio.

Texto: Monica Barros Fotos: Monica Barros e Divulgação

Leia também:

Origami – restaurante japonês no Leblon

Seidô – o mais novo restaurante japonês do Rio

Sushi Leblon – o melhor japonês do Rio

 O tradicional japonês Nik Sushi

Agosto de 2014.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.