Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos

Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos

Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa traz filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos. O eterno Rei dá pinta em três filmes como ator que marcaram época e além disso, vai aparecer em históricos programas musicais de TV. Confira. 

+A estreia de “Meu Pai”, indicado a 6 Oscar

+O filme sobre Britney Spears e outros docs musicais

Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos

Maior vendedor de discos do Brasil, o Rei Roberto Carlos completa oito décadas de vida nesta segunda-feira, dia 19. Difícil não se render à sua majestosa carreira fonográfica, que começou no fim dos anos 1950 como crooner de boates cariocas. Então, de lá para cá, em mais de 60 anos de carreira, Roberto liderou o movimento da Jovem Guarda, na década de 1960, ao lado do irmão-camarada, Erasmo Carlos, e da cantora Wanderléa. 

Em seguida, embarcou em uma fase soul/romântica nos anos 1970, e depois mergulhou em canções religiosas e até algumas de gosto duvidoso. Entretanto, sempre se mantendo campeão de vendas e de execuções nas rádios. Desde 1974, os especiais de fim de ano de Roberto Carlos na Globo marcam os natais. Enquanto isso, ele se aventurou com muito sucesso no cinema. Portanto, trago aqui filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos que you must see!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

+10 séries para maratonar

Shows antológicos 

Roberto Carlos Especial 1977 (Globoplay)

Da época em que o Rei ainda não sofria de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), o tradicional show de fim de ano traz Roberto Carlos usando um terno preto(!) em vez das variações de azul e branco, sua marca registrada. Então, em clima de Copa do Mundo, que aconteceria no ano seguinte, ele cantou hits como “Amada Amante” e “Se Você Pensa”, com imagens da seleção brasileira. Fãs de Elvis Presley, que morreu naquele ano, Roberto e Erasmo Carlos também interpretam sucessos do Rei do Rock como, por exemplo, “Blue Suede Shoes” e “Love Me Tender”.

Roberto Carlos Especial em Jerusalém (Globoplay)

Em 2011, o Rei esteve em Israel para realizar um sonho antigo: cantar em Jerusalém. Portanto, para um pouco mais de 5 mil pessoas, ele interpretou diversos sucessos da carreira. Assim, começa a noite entoando talvez um de seus maiores clássicos, “Emoções”. A parte religiosa, é claro, não fica de fora. Por fim, na companhia de um coral de 30 brasileiros que vivem em Israel, ele canta “Jerusalém de Ouro” e “Jesus Cristo”. 

+Os indicados ao Oscar 2021

Em jerusalém
O Rei no histórico show em Jerusalém

Os filmes com o Rei 

Uma Noite em 67 (Canal Curta!/ Now) 

Ao lado de depoimentos de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Sérgio Ricardo e Edu Lobo, Roberto Carlos, em rara entrevista, conta como foi sua experiência no Festival de Música Popular Brasileira de 1967. Então, ele reaparece em imagens de arquivo cantando “Maria, Carnaval e Cinzas”, que tirou o 5o lugar naquele ano, e comenta os bastidores, os costumes da época e recordações do período. O belíssimo documentário leva a direção de Renato Terra e Ricardo Calil.

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (Canal Brasil) 

Na segunda, dia 19, a partir das 15h15, o Canal Brasil reapresenta três filmes icônicos estrelados pelo cantor e compositor. Eles levam a direção de Roberto Farias. Primeiramente, a produção de 1968 mostra o Rei tendo que interromper filmagens de um longa ao ser perseguido por uma quadrilha internacional que quer levá-lo aos EUA. Portanto, há clara inspiração nos filmes de 007. Também com sessões terça, dia 20/04, às 10h50; sábado, dia 24/04, às 4h50.

+10 filmes dirigidos por mulheres

Ritmo de aventura
Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, filme de 1968

Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (Canal Brasil)

Às 16h55 é a vez do longa de 1970. O filme do Rei narra as aventuras do trio da Jovem Guarda – Wanderléa, Roberto e Erasmo Carlos – para manter um pergaminho com a localização de um valioso diamante fora das garras de um vilão. Então vale destacar os figurinos espalhafatosos da época e as canções que o trio imortalizou. Aliás, também pode ser visto quarta, dia 21/04, às 10h50; domingo, dia 25/04, às 4h50.

No set com Wanderléa, Erasmo e o diretor Roberto Farias em 1970

Roberto Carlos a 300km por Hora (Canal Brasil) 

No último filme da trilogia do Roberto Carlos, dirigida por Farias, às 18h30, o Rei encarna um mecânico que, ocasionalmente, se transforma em piloto de corridas ao substituir um craque. Assim, com quase 3 milhões de espectadores, foi o longa mais assistido de 1971. Há reprises quinta, dia 22/04, às 10h45; segunda, dia 26/04, às 4h50.

+A treta de Woody Allen e Mia Farrow em série da HBO

Filmes e musicais para celebrar os 80 anos de Roberto Carlos 3
Roberto vive um piloto no longa de 1971

Texto por Guilherme Scarpa. Abril 2021.

Fotos Reprodução/Tv Globo, Caio Girardi/ Divulgação e acervo.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: