O post de hoje é sobre um ícone: El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires.

elateneo

Tive a idéia de escrever sobre a El Ateneo depois que uma amiga postou uma foto da livraria no centro da cidade( calle Florida, 340). Ela estava encantada com a beleza da matriz, fundada em 1912. A livraria é lindíssima, mas por causa de uma confusão de endereços, muitas pessoas acabam não conhecendo a filial da Recoleta(Avenida Santa Fé, 1860).

http://youmustgo.com.br/dicas-gastronomicas-de-buenos-aires/

Os antigos corredores do teatro agora abrigam milhares de livros

Mesmo que você não queira comprar nada ( se bem que duvido que resista), não pode deixar de visitar a livraria que é ponto turístico. O prédio é de 1919 e foi construído pelo austríaco Max Glücksmann, dono da gravadora Nacional-Odeón, selo que lançou Carlos Gardel e todos os grandes artistas de tango da época.

el ateneo grand splendid, em buenos aires

el ateneo grand splendid, em buenos aires

A primeira El Ateneo foi fundada em 1912

Em 1926, o Grand Splendid virou cinema. Mas não resistiu à modernidade e foi vendido, até que em 2000 passou a funcionar como a El Ateneo.
A  livraria preservou a construção original( que bom!) e é isso que faz a gente entrar e viajar no tempo. Tem o subsolo, o térreo e 3 andares de galerias.

dicas buenos aires

Nas enormes estantes, livros sobre todos os assuntos. Se deixar a gente fica um dia inteiro mexendo em tudo e nem percebe o tempo passar. Se quiser conhecer melhor um título, pode se acomodar nos balcões e ficar à vontade.

Os balcões são agora espaços para leitura

O palco que já recebeu Gardel e outros mitos do tango, agora é um aconchegante café.

Onde um dia foi o palco do teatro agora é um simpático café

O subsolo da El Ateneo é um espaço divertido para os pequenos. Livros coloridos, mesinhas para que as crianças possam sentar e já ir pegando intimidade com a leitura.

Espaço divertido e colorido para as crianças

Um espaço projetado para os pequenos

A filial da Recoleta é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo. Quem entra no antigo teatro se encanta, é um daqueles programas que não dá pra riscar do roteiro.

ateneo
El Ateneo Grand Esplendid:
Avenida Santa Fe, 1860- Recoleta
Por Nathaly Ducoulombier
 
Leia também:
 
Um roteiro de Buenos Aires
Onde fazer compras na Espanha
Onde ir na Riviera Francesa
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.