Andar em Londres usando o transporte público é bem fácil. Todas as estações de metrô são bem sinalizadas com mapas e placas que ajudam bastante! Mas, quando estamos em outro país, é sempre bom ficar ligado. Por isso, neste post, você vai ficar craque em como andar de metrô em Londres! Até porque, luxo é poder usar um transporte público que funciona.

Top 5 hotéis em Londres

como andar de metrô em londres

Heathrow

Como andar de metrô em Londres

No Aeroporto de Heathrow (LHR), onde os vôos vindos do Brasil normalmente chegam, é possível pegar o Heathrow Express – um trem de alta velocidade que te leva à Estação Paddington em 15 minutos, sem paradas – e chegar à região central da cidade. A passagem custa £25 em horários de rush (de 7 às 10h e de 16 às 19h) e £22 para demais horários. Há ainda a opção de comprar ida e volta por £37. É sem dúvida a melhor maneira de sair do aeroporto. Mas lembre-se que não vai ter ninguém para te ajudar com as malas. É cada um por si.

Shoreditch , o bairro mais descolado de Londres

Entendendo Londres

A metrópole é dividida em zonas de transporte que equivalem aos círculos do mapa do metrô, chamado de Tube ou Underground. A parte mais central é a Zona 1. O círculo seguinte representa a Zona 2 e assim por diante, até chegar a Zona 6, onde está localizado o Aeroporto Internacional Heathrow. Há ainda as Zonas 7, 8 e 9, que atendem parte dos condados de Essex, Hertfordshire e Bucking – Hamshire. A maioria das atrações turísticas está localizada nas Zonas 1 e 2. Então, quando for comprar o seu Travelcard, opte por essas zonas.

Metrô na prática

O metrô é sempre pontual e a maneira mais rápida de andar por Londres. A melhor forma de pagá-lo é usando o Oyster Card, um cartão eletrônico que pode ser comprado em qualquer estação por £5 e também é válido para usar nos ônibus. Já percebeu que você vai ficar craque em como andar de metrô em Londres.

5 programas imperdíveis em Liverpool

O Oyster Card pode ser pré-pago (pay-as-you-go), onde você carrega com uma quantidade desejada de Libras, no mínimo £5 e no máximo £90, e à medida que for usado, o valor da passagem é debitado. Vale ressaltar que cada passagem de metrô custa £2,80 e de ônibus, £1,40.

Ele ainda pode ser escolhido na opção Travelcard, que é mais econômico e atende melhor ao turista. Neste caso, o cartão é carregado pelo prazo de utilização, podendo ser semanal, mensal ou anual, e o valor é definido pela zona usada. Um Travelcard de 7 dias para as Zonas 1 e 2 custa £33 e o uso é ilimitado dentro dessas zonas.

O novo Dreamliner 787-8 da British Airways

Dicas de Como Andar de Metrô em Londres

  • Tenha sempre um mapa do metrô contigo. Ele é distribuído gratuitamente nas estações e ajudam muito.
  • Você também pode baixar o aplicativo CityMapper, que informa a linha, onde trocar de estação, se há atrasos etc , ou ainda usar Journey Planner no site do Transport for London.
  • Os londrinos são extremamente educados, mas também são apressados. Ao chegar na estação, tenha seu Travelcard na mão para não atrapalhar a entrada de outras pessoas.
  • Nunca pare do lado esquerdo da escada rolante. Esse lado é reservado às pessoas que têm pressa e andam na escada. Se quiser subir ou descer a escada parado, fique do lado direito. (Dica, aliás, para toda a Europa e os EUA.)
  • Quando estiver para embarcar, aguarde os passageiros saírem para, aí sim, você entrar.
  • Se estiver de mochila, tire-a dos ombros e coloque entre seus pés durante a viagem.

No mais, aproveite essa cidade incrível e acompanhe a viagem da nossa editora, Renata Araújo, em tempo real, no instagram @youmustgoblog.

como andar de metrô em londres

Renata Araújo no Heathrow Express

Por Mariane Serra, do @viajar.eh.food e Renata Araújo

Fotos: Renata Araújo

Fevereiro de 2018


Leia mais:

5 programas imperdíveis em Liverpool

Shoreditch, o bairro mais descolado de Londres

7 cidades próximas de Paris para visitar 

2 chefs estrelados em Paris que vale a pena conhecer

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.