almoço no espirito santa

Fui convidada para um almoço no Espírito Santa, uma graça de restaurante localizada em um casarão de 1875 no bairro de Santa Teresa.

almoço no espirito santa

Foi em meio a ingredientes como erva mate, tucupi e cupuaçu que a chef amazonense Natacha Fink se inspirou para criar as receitas brasileiríssimas do restaurante, que explora a culinária contemporânea, mas com um toque tradicional dos temperos do Brasil.

almoço no espirito santa

No subsolo da casa, um novo espaço foi criado: o Desnível. O lugar é destinado às degustações desenvolvidas pela chef ainda não presentes no menu do restaurante. E foi lá que passamos uma bela tarde conhecendo a gastronomia do Espírito Santa.

almoço no espirito santa

almoço no espirito santa

Para começar, salada morna de vegetais da horta com pirarucu fresco e curado e bolinhas de pirarucu defumado recheadas com queijo feta, servidas com redução de guaraná.

almoço no espirito santa

Em seguida, vieram os espetinhos do mar para degustar com molho picante de bacuri da Amazônia e a dupla de camarões abraçados com molho de moqueca. Ambos deliciosos!

almoço no espirito santa

Na hora do prato principal, nós tínhamos duas escolhas: o medalhão de mignon grelhado com queijo brie e crosta de pão ao alho, molho de vinho e chips de batata ou o filé de peixe e frutos do mar com tempero baniwa com crosta de castanhas brasileiras e queijo parmesão, servidos com arroz de castanhas. Apostei no medalhão e não me arrependi, só de lembrar o quão saboroso estava já deu água na boca!

almoço no espirito santa

E por último, os rolinhos crocantes recheados com doce de maçã e bacuri aromatizado com cominho e mangarataia. Sobremesa diferente e gostosa.

almoço no espirito santa

No mês de outubro, o Espírito Santa completa 10 anos e para comemorar, Natacha criou um menu comemorativo que ficará disponível apenas mês que vem. Taí um bom motivo para voltar.

Endereço:

Rua Almirante Alexandrino, 264 – Largo dos Guimarães, Santa Teresa. 

Por Duda Vétere

Fotos: Duda Vétere, Mateus Habib e Divulgação

Setembro de 2015.

Leia mais:

Bistrô Jardim Royal em Santa Teresa

Sushi Izakaya Mok, o primeiro do Rio

El Gordo, o novo bar de tapas portugueses no Leblon

Savá, comida saudável em Ipanema

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.