Rio de Janeiro

90 anos do Cristo Redentor: história e curiosidades

Publicado por
Duda Vetere

Nesta terça-feira, 12 de Outubro, celebramos uma data muito importante: os 90 anos do Cristo Redentor! Símbolo do Rio, Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua de 38 metros de altura, feita de concreto e pedra sabão, de fato é um orgulho para nós brasileiros, sobretudo para os cariocas. Além, é claro, de ser um programa imprescindível na Cidade Maravilhosa. A vista que temos do Rio lá de cima é deslumbrante, e de cair o queixo. Portanto, para homenagear este monumento tão importante, reunimos algumas curiosidades e fatos sobre a história do Cristo.

+Reserve aqui o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Renata Araújo no Cristo

Os 90 anos do Cristo Redentor

Cartão-postal do Rio de Janeiro, o Cristo é destino certo no roteiro de personalidades internacionais importantes. Por ali já passaram, por exemplo, o papa João Paulo II, Lady Di e Barack Obama. De braços abertos sobre a Guanabara, lá de cima temos uma vista privilegiada de toda a cidade, com todas as praias e montanhas.

Vista para o Pão de Açúcar

Para comemorar a data, Moacyr Luz compôs a música ”Alma Carioca, Cristo Redentor”, e com interpretação de mais de dez estrelas da música brasileira. O projeto foi idealizado pela UBC em parceria com o Santuário Cristo Redentor e com a Sony Music. Veja o clipe abaixo!

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

História

Localizado no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, a 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. Projetada pelo engenheiro carioca Heitor da Silva Costa e esculpida pelo francês Paul Landowski, a estátua art déco levou nove anos para ser construída. A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso em Paris e vieram para o Brasil de navio. Enquanto isso, a cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, e as mãos vieram em oito partes.

Construção do Cristo

Aliás, o Cristo foi projetado e construído para resistir a ventos de até 250 km/h. Já foi diversas vezes atingido por raios, e numa delas, em 2014, teve o dedo da mão direita danificado. Na restauração de 2010, 100 pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão.

O Trem do Corcovado

A história do Cristo Redentor está associada ao do Trem do Corcovado, que décadas antes da inauguração do monumento já era um meio de chegar ao topo do morro. A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil, inaugurada em 1884 por D. Pedro II. Antigamente, um trem a vapor percorria os 3.824 metros entre a Estação do Cosme Velho e o Cristo Redentor, o que era considerado um milagre da engenharia na época. Já em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e, em 1979, foram trazidos da Suíça modelos mais modernos.

Curiosidades

  • Entre as histórias que cercam a construção do Cristo, está do mestre de obras e engenheiro auxiliar Heitor Levy. Durante a obra, ele quase despenhou do penhasco, mas foi salvo pelos colegas. Judeu, Levy converteu-se ao catolicismo e escreveu os nomes da família num pergaminho que guardou no coração interno da estátua.
  • O Cristo Redentor foi construído só com doações de brasileiros. A obra custou 2500 contos de réis, aproximadamente R$9,5 milhões de reais, em valores atuais. Em comparação com outros monumentos, como, por exemplo, a Estátua da Liberdade, foi uma obra bem barata.
  • De fato, este cartão-postal do Rio também serviu de pano de fundo para muitos filmes. Como, por exemplo, o filme “Uma noite no Rio”, lançado dez anos após a inauguração do monumento. O Cristo Redentor aparece projetado ao fundo do cenário no número de abertura do longa, nesta cena Carmem Miranda desponta cantando o samba-rumba “Chica chica boom chic”.
  • Já mais recentemente, a animação “Rio” conta a vida do simpático Blu, uma arara azul que vive no frio estado de Minnesota, Estados Unidos. a ave volta ao Brasil para acasalar, e o voo das araras em volta da estátua do Cristo Redentor é uma das cenas mais bonitas do filme.
Rio – Filme

Visita ao Cristo

Aberto diariamente à visitação das 8h as 19h, a dica primeiramente é chegar cedo se quiser aproveitar a vista com pouca gente. E além disso, evitar o sol da tarde também. De fato, o passeio se torna muito melhor em um dia ensolarado e com sapatos confortáveis. Afinal, há que encarar uma boa escadaria ao longo do caminho.

As vans oficiais estão com capacidade reduzida, álcool em gel disponível e pontos de embarques com o circuito sinalizado para evitar aglomerações. Portanto, passeios organizados e seguros.

Lembrando que, desde setembro, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 para visitar o Cristo. Aqueles que tomaram apenas a primeira dose da vacina e aguardam a segunda dose, necessitam comprovar que ainda não chegou a sua vez.

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Outubro 2021.

Fotos: Lu Mattos, Renata Araújo, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Pato com Laranja: sofisticado restaurante asiático na Dias Ferreira

A casa chega à badalada Dias Ferreira com ambiente elegante, balcão no sushibar e dj's…

9 horas atrás

Bistrô carioca Guimas chega em Cascais

O novo bistrô carioca Guimas em Cascais. O bistrô carioca, que existe desde 1981 na…

1 dia atrás

Magnólia, novo bar em Ipanema resgata a boemia carioca

Na esquina das ruas Redentor e Garcia D’Avila, o Magnólia traz um novo sabor ao…

2 dias atrás

1ª edição da You Must Dance! no Vista Bar, no Jardim Botânico – festa da jornalista Renata Araújo

O primeiro evento dançante do YMG! aberto ao publico foi um sucesso e já estamos…

4 dias atrás

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins

Sal Gastronomia: restaurante do masterchef Henrique Fogaça abre nos Jardins. Com dois andares, tem ambiente…

1 semana atrás

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza

Brasil tem as 25 melhores pizzarias da América Latina no guia 50 Top Pizza. O…

1 semana atrás