Rio de Janeiro

90 anos do Cristo Redentor: história e curiosidades

Nesta terça-feira, 12 de Outubro, celebramos uma data muito importante: os 90 anos do Cristo Redentor! Símbolo do Rio, Patrimônio Mundial da Humanidade e uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua de 38 metros de altura, feita de concreto e pedra sabão, de fato é um orgulho para nós brasileiros, sobretudo para os cariocas. Além, é claro, de ser um programa imprescindível na Cidade Maravilhosa. A vista que temos do Rio lá de cima é deslumbrante, e de cair o queixo. Portanto, para homenagear este monumento tão importante, reunimos algumas curiosidades e fatos sobre a história do Cristo.

+Reserve aqui o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Renata Araújo no Cristo

Os 90 anos do Cristo Redentor

Cartão-postal do Rio de Janeiro, o Cristo é destino certo no roteiro de personalidades internacionais importantes. Por ali já passaram, por exemplo, o papa João Paulo II, Lady Di e Barack Obama. De braços abertos sobre a Guanabara, lá de cima temos uma vista privilegiada de toda a cidade, com todas as praias e montanhas.

Vista para o Pão de Açúcar

Para comemorar a data, Moacyr Luz compôs a música ”Alma Carioca, Cristo Redentor”, e com interpretação de mais de dez estrelas da música brasileira. O projeto foi idealizado pela UBC em parceria com o Santuário Cristo Redentor e com a Sony Music. Veja o clipe abaixo!

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

História

Localizado no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, a 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. Projetada pelo engenheiro carioca Heitor da Silva Costa e esculpida pelo francês Paul Landowski, a estátua art déco levou nove anos para ser construída. A cabeça e as mãos foram confeccionadas em gesso em Paris e vieram para o Brasil de navio. Enquanto isso, a cabeça foi embarcada em 50 partes numeradas, e as mãos vieram em oito partes.

Construção do Cristo

Aliás, o Cristo foi projetado e construído para resistir a ventos de até 250 km/h. Já foi diversas vezes atingido por raios, e numa delas, em 2014, teve o dedo da mão direita danificado. Na restauração de 2010, 100 pessoas trabalharam diretamente na substituição de mais de 60 mil peças de pedra-sabão.

O Trem do Corcovado

A história do Cristo Redentor está associada ao do Trem do Corcovado, que décadas antes da inauguração do monumento já era um meio de chegar ao topo do morro. A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil, inaugurada em 1884 por D. Pedro II. Antigamente, um trem a vapor percorria os 3.824 metros entre a Estação do Cosme Velho e o Cristo Redentor, o que era considerado um milagre da engenharia na época. Já em 1910, os trens foram substituídos por máquinas elétricas e, em 1979, foram trazidos da Suíça modelos mais modernos.

O trem antigamente
Atualmente, trens mais modernos

Curiosidades

  • Entre as histórias que cercam a construção do Cristo, está do mestre de obras e engenheiro auxiliar Heitor Levy. Durante a obra, ele quase despenhou do penhasco, mas foi salvo pelos colegas. Judeu, Levy converteu-se ao catolicismo e escreveu os nomes da família num pergaminho que guardou no coração interno da estátua.
  • O Cristo Redentor foi construído só com doações de brasileiros. A obra custou 2500 contos de réis, aproximadamente R$9,5 milhões de reais, em valores atuais. Em comparação com outros monumentos, como, por exemplo, a Estátua da Liberdade, foi uma obra bem barata.
  • De fato, este cartão-postal do Rio também serviu de pano de fundo para muitos filmes. Como, por exemplo, o filme “Uma noite no Rio”, lançado dez anos após a inauguração do monumento. O Cristo Redentor aparece projetado ao fundo do cenário no número de abertura do longa, nesta cena Carmem Miranda desponta cantando o samba-rumba “Chica chica boom chic”.
  • Já mais recentemente, a animação “Rio” conta a vida do simpático Blu, uma arara azul que vive no frio estado de Minnesota, Estados Unidos. a ave volta ao Brasil para acasalar, e o voo das araras em volta da estátua do Cristo Redentor é uma das cenas mais bonitas do filme.
Rio – Filme

Visita ao Cristo

Aberto diariamente à visitação das 8h as 19h, a dica primeiramente é chegar cedo se quiser aproveitar a vista com pouca gente. E além disso, evitar o sol da tarde também. De fato, o passeio se torna muito melhor em um dia ensolarado e com sapatos confortáveis. Afinal, há que encarar uma boa escadaria ao longo do caminho.

As vans oficiais estão com capacidade reduzida, álcool em gel disponível e pontos de embarques com o circuito sinalizado para evitar aglomerações. Portanto, passeios organizados e seguros.

Lembrando que, desde setembro, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19 para visitar o Cristo. Aqueles que tomaram apenas a primeira dose da vacina e aguardam a segunda dose, necessitam comprovar que ainda não chegou a sua vez.

Por Duda Vétere e Renata Araújo. Outubro 2021.

Fotos: Lu Mattos, Renata Araújo, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Onde passar o fim de ano perto do Rio

Onde passar o fim de ano perto do Rio. Tem opções para quem gosta de…

3 horas atrás

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio

Chá da tarde na Casa Marambaia, hotel de luxo perto do Rio. O Natal Presente…

2 dias atrás

5 novas séries imperdíveis para maratonar

5 novas séries imperdíveis para maratonar. Aliás, é preciso destacar que quatro delas são reboots…

3 dias atrás

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami

Ritz Carlton South Beach: um dos melhores hotéis de luxo em Miami. Com localização estratégica,…

3 dias atrás

Mono, novo delivery japonês no Rio

Mono, novo delivery japonês no Rio. O projeto é de Marcel Nagayama - neto da…

4 dias atrás

Ceias para o fim de ano e Restaurantes abertos no Natal – Rio de Janeiro

Ceias para o fim de ano e Restaurantes abertos no Natal: Rio de Janeiro. Se…

6 dias atrás