5 lugares para turistar no Rio que fogem do clichê - Carpintaria

O Rio é uma cidade de cidades misturadas. Continua lindo. É uma Cidade Maravilhosa aos 455 anos, completados neste domingo, 1º de março. E mesmo sendo todos esses clichês, o Rio está de parabéns! E como vários cariocas se orgulham em dizer que moram onde muita gente passa as férias, montamos um roteiro com 5 lugares para turistar no Rio que fogem do clichê, para você comemorar a data!

??Reserve aqui seu hotel no Rio pelo melhor preço.

5 lugares para turistar no Rio que fogem do clichê

Carpintaria

Polo de entretenimento muito além do turfe, o Jockey Club acolhe um dos espaços mais simpáticos de arte da cidade, a Carpintaria, dos sócios da Fortes D’Aloia & Gabriel. Provavelmente você já passou por lá e nem se deu conta. Fica a caminho da Casa Camolese e do Manouche, casa de shows com os espetáculos mais legais da cidade.

+Grill do Pérgula, no Belmond Copacabana Palace

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Portanto, repare bem. Os azulejos de Adriana Varejão no jardim dão a dica de que há mais preciosidades guardadas dentro do galpão do que sugerem as portas de madeira. A exposição atual, “Cities in Dust”, reúne fotografias, pinturas e esculturas de 15 artistas representados pela galeria, como, por exemplo, Barrão  e Luiz Zerbini.

End: Rua Jardim Botânico 971, Jardim Botânico.

Casa da Glória

A Casa da Glória está de volta, novinha em folha, na forma e no conteúdo, usando o máximo do potencial do lugar – inclusive a piscina. Subindo a escadinha quase secreta, a dica é se entregar ao cardápio de Christiano Ramalho, no almoço ou no brunch aos sábados. Além disso, sucesso em todas as edições, é a piscina liberada para uso.

+Fairmont Copacabana, o mais novo hotel de luxo no Rio

lugares para turistar no Rio que fogem do clichê

Um charme de lugar

Aliás, mais do que um ponto de encontro gourmet, o lugar, agora, também abriga cursos, como, por exemplo, de roteiros, e eventos para pensar numa cidade melhor.

End: Ladeira da Gloria 98, Glória.

Instituto Moreira Salles

São muitas as atrações num endereço só. Funcionando como centro cultural há 20 anos, com acervos importantíssimos como, por exemplo, a biblioteca de Drummont, o casarão da década de 1950 era a residência do banqueiro e embaixador Whalter Moreira Salles (pai dos cineastas Walter e João). Com painéis de azulejos e cobogós admiráveis, um jardim assinado por Burle Marx com árvores centenárias, o lugar tem algumas curiosidades. As maçanetas, por exemplo, foram moldadas tal qual a palma da mão do dono da casa. Ou seja, um luxo, não?

+Top 7 bares em Ipanema

lugares para turistar no Rio que fogem do clichê

Certamente um cantinho lindo na Gávea

Para apreciar tudo isso, pausa no Empório Jardim, com mesas ao ar livre. Ideal para aproveitar antes ou depois de uma sessão de cinema, de uma exposição ou de um show.

End: Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea.

Solar dos Abacaxis

Impossível não reparar no imponente casarão do século XIX na Rua Cosme Velho. A diferença é que agora você pode entrar e curtir diversas atividades lá dentro. Pela primeira vez aberto ao público, o Solar dos Abacaxis tem programação de shows, atividades infantis, de dança e ocupações gastronômicas. A exposição “À Construção”, com obras de 11 artistas, por exemplo, fica em cartaz até o fim de março.

End: Rua Cosme Velho 857, Cosme Velho.

lugares para turistar no Rio que fogem do clichê

Villa Aymoré

Logo ali, descendo a ladeira, uma Villa Aymoré ressurgiu para a cidade em 2010. Dando boas-vindas a quem vem conhecer o pequeno tesouro quase destruído pelo tempo,  a instalação permanente da escada de Henrique Oliveira leva até a galeria de arte.

Fachada e Instalação de Iole de Freitas na Villa Aymoré

Além disso, quem gostar do que viu pode alugar algum dos escritórios, entre 60 e 400m². Para quem fica ou mesmo para quem só está de passagem, tem o Maya na Vila – o mesmo de Laranjeiras – com saladas, bolos, cafés, quiches e outras coisinhas mais para distrair.

End: Ladeira da Glória 26, Glória.

Por Marcella Sobral. Março 2020.

Fotos: Renato Mangolin, Duda Vétere, Fortes D’Aloia & Gabriel/Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.