10 dicas para malhar em casa em segurança

Fomos surpreendidos por uma pandemia. Em pouco tempo tivemos que nos adaptar, de diferentes formas, para lidar com essa situação inusitada. Nossos hábitos alimentares também mudaram e para ficarmos em forma e com saúde, temos como opção treinar no nosso lar. Mas, temos tomar cuidado para não nos machucarmos e também sermos frequentes no treino. Por isso, neste post, Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech, dá dicas para malhar em casa em segurança. Aproveite para ler também como montar a cama perfeita e os cuidados com a pele no verão.

+Como manter a saúde mental durante a pandemia

+Como viajar através do Clubhouse?

10 dicas para malhar em casa em segurança

1- Busque orientação de um profissional

Com isso, você poderá colher os frutos dos benefícios da atividade física, sem correr riscos. Afinal, não queremos, nem podemos nos lesionar.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Eduardo Netto, diretor técnico da rede Bodytech

2- Acredite que treinar em casa é uma solução neste momento

Malhar em casa é uma ótima opção durante o lockdown. É preciso fazer o possível para manter o corpo saudável e a mente tranquila. Atualmente, é, de fato, viável realizar exercícios em casa, independente do seu nível de condicionamento. Desde o iniciante até a pessoa mais preparada, temos opções saudáveis de treinos realizados com o peso corporal. 

+5 trilhas com as melhores vistas do Rio de Janeiro

3- Faça o treino sem equipamentos

Isso traz diversos benefícios para seu corpo. Da melhora do equilíbrio e coordenação motora até o aprimoramento do preparo físico. Aliás, ainda podemos comprovar malhar em casa ajuda a emagrecer. Tanto para os iniciantes, como os com mais experiência, mesmo sem os equipamentos, é possível manter a frequência do exercício. E claro, dessa forma, não perder resistência física. Além disso, a atividade fortalece o sistema imunológico. Ou seja, podemos e devemos nos exercitar durante o isolamento. 

A incerteza e a preocupação causadas pela pandemia podem aumentar quadros de ansiedade e estresse. A atividade física regular ajuda a reduzir esses sentimentos. Exercícios de respiração, Yoga e Pilates, por exemplo, são boas opções para amenizar a sensação de pânico e medo. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado uma forte associação entre estilo de vida ativo, melhor qualidade de vida e longevidade, aliás.

malhando na sala btfit
De fato, é ótimo para a saúde física e mental

4- Não fique sentado por muito tempo – dicas para malhar em casa

Por exemplo, se estiver assistindo TV, levante-se durante todos os comerciais e dê uma volta em casa. Ou ainda, realize uma tarefa ativa, como estender roupas, lavar a louça ou até retirar o lixo. Ou seja, mesmo as atividades sem a participação do profissional ao vivo, são válidas, claro, desde que orientadas por ele. Aliás, é bom ressaltar: caso você tenha alguma lesão ou doença pré existente, fale com seu médico antes de começar a prática de qualquer exercício.

+Como montar a cama perfeita

5- Opte por aplicativos que sejam ministrados por profissionais

Fique atento em quais apps você usa para fazer seus treinos em casa. É importante saber quem passou aqueles exercícios. Não faça treinos de blogueiras que seguem o estilo fitness mas não tem formação nisso. O BTFIT BTHome, por exemplo, podem te ajudar. São programas de treino com ênfase no seu objetivo e ainda tem aulas coletivas.

app da btfit
O app BTFIT da bodytech pode ajudar, sem dúvida

6- Escolha uma atividade prazerosa

Para ficar motivado e fazer disso uma rotina, escolha uma prática que você se identifique e goste de executá-la. Assim elas tornam-se mais fáceis e divertidas.

7- Faça 30 minutos de exercícios por dia – dicas para malhar em casa

Realize, pelo menos, meia hora de atividade física de intensidade média. Dessa forma você terá seu sistema imunológico mais eficiente. Em tempos de pandemia, é uma ótima ideia.

+7 dicas para enfrentar a quarentena em casa, de maneira saudável

8- Tenha cuidado com a alta intesidade

Quando começamos a malhar, sempre queremos mais. Principalmente quando os resultados começam a aparecer. Mas é preciso ter uma certa familiaridade com os exercícios propostos. Por isso, o acompanhamento profissional é essencial.

9- Atenção na postura

Para seguir os exercícios, mais útil que o peso, é o movimento bem executado e a postura. Então, fique atento a isso. E caso sinta algum sinal de desconforto, pare o treino.

10 dicas para malhar em casa em segurança
Execute o movimento da forma correta

+10 séries para maratonar no feriado

10- Mantenha-se hidratado – dicas para malhar em casa

A última dica, mas não menos solen: tome muita água e tenha uma alimentação saudável. Se preciso, procure também um nutricionista. Além disso, use roupas confortáveis para a prática e não esqueça de aquecer antes de começar.

Texto por Eduardo Netto, Marina Moraes e Renata Araújo. Abril 2021.

Fotos por Renata Araújo e divulgação.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.