Recentemente, fiz uma matéria para o Caderno Ela, do Globo,  sobre hotéis espanhóis em que os vinhos são prioridade – tanto quanto o conforto e a hospitalidade. Agora trazemos posts detalhados desses lugares maravilhosos que valem a pena serem apresentados!

hotéis de luxo na Espanha

Um pouco distante, no norte da Espanha, o Hotel Marquês de Riscal, aberto em 2006, impressiona desde a chegada. Projeto do arquiteto americano/canadense Frank Gehry – o mesmo que idealizou o famoso museu Gugenhein de Bilbao -, o hotel foi desenhado com o intuito de ser uma construção moderna que remetesse à atividade principal da região: o vinho.

Hotel Marquês de Riscal

Seu acesso pode ser feito a partir de Madri: meia hora de avião, quatro horas de carro ou de trem até Logroño, região onde hotel está localizado. Ao chegarmos, ficamos extasiados com sua obra de arte, que vai mudando de tom ao longo do dia, de acordo com os reflexos do sol. Olhando para ela, temos ao redor um grandioso vinhedo de um lado, o charmoso pueblo Elciego do outro e, no fundo, as impactantes montanhas da Cantábria, com seus picos cobertos de neve eterna. Uma visão única!

Hotel Marquês de Riscal

Com 43 quartos, suas diárias começam em 350 euros, dependendo da época do ano, lembrando que a alta estação acabou de acontecer, já que Setembro e Outubro são meses de Vendima – momento de recolher a uva.

Hotel Marquês de Riscal

Sua filosofia é de inovação, tradição e qualidade ao mesmo tempo, sendo que a gastronomia também é um dos seus pontos altos. São dois restaurantes: o que leva o nome do hotel e tem uma estrela Michélin, onde é possível provar pratos típicos da região com um toque vanguardista, e um mais descontraído, Bistro 1860, onde é servido também o café da manhã todos os dias. Em ambos, é possível desfrutar da magnífica vista que o hotel proporciona.

Hotel Marquês de Riscal

Os hóspedes tem direito a um passeio por uma das mais modernas vinícolas espanholas, da onde são exportados vinhos, como o famoso La Rioja, para 75 países, incluindo o Brasil. Embaixo do hotel, a adega comporta mais de 3 milhões de garrafas de vinho!

Hotel Marquês de Riscal

Para completar a glamurosa estadia, o spa pertence à marca francesa Caudalie, nada mais coerente, já que os tratamentos são feitos à base de vinoterapia.

Hotel Marquês de Riscal

E se você se pergunta: o que se fazer em um hotel desses, a resposta é: absolutamente nada! É o lugar ideal para quem gosta de luxo e conforto, é amante da gastronomia e, obviamente, de vinhos. A rotina é fazer caminhadas, andar de bicicleta, conhecer a região de carro ou mesmo a pé, fazer provas de vinho e passar horas relaxando no spa. Ou contemplar as mudanças que os raios solares provocam, durante todo o dia, na obra prima de Frank Gehry. Tem coisa melhor na vida?

Hotel Marquês de Riscal

Fotos: Renata Araújo

Leia também:

Onde comer em Barcelona
Os melhores bares de tapas de Madri
Ritz: um hotel de luxo em Madri
Segóvia, cidade medieval perto de Madri
O luxo e o conforto do Mandarin Oriental de Barcelona
Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.