Por Renata Araújo

Imagina fazer uma viagem pela América Latina sem sair do Leblon? Essa é a ideia do Escobar y Restaurante, um lugar original que acaba de ser inaugurado; nasceu cercado dos melhores profissionais de cada área e ainda por cima, é um charme!

image[2]

Localizado na Rua General San Martin, onde funcionava o bar/boate Gente Fina, passou por 3 meses de uma obra minuciosa antes de abrir. O objetivo dos três jovens sócios que o comandam foi trazer como novidade para o cenário gastronômico carioca uma cozinha especializada em comida latino americana.

image[20]

O menu é assinado pelo renomado chef boliviano Checho Gonzales, que já atuou em diversos restaurantes no eixo Rio-São Paulo, como Na Mesa e D.O.M. (ao lado de Alex Atala), traz toques mexicanos, peruanos, etc. De segunda a sexta, o ponto alto são os pratos principais para almoço, enquanto nos finais de semana são suas criações exclusivas como, por exemplo, a Mariscada, ideal para atrair o público pós praia.

9

Pelo que pude provar dos piqueos – tapas de países latinos -, são todos deliciosos. Ceviche de camarão, apetitoso tiradito de bonito (tipo um sashimi) e impressionantes escabiches de mexilhões, além de crocantes de batatas e causas de camarões, essas perfeitamente preparadas ao vinho branco.

6

Quem não é fã de frutos do mar não precisa se desanimar, porque também há carnes, saladas, batata e guacamole no cardápio.

7

Já os drinques, são um capítulo à parte! O mago Gustavo Stemler adora inventar e criou uma bebida com cara de chope e gosto suave de maracujá. O tal Tropicália, feito com a fruta, Vodka, Cointreau e colarinho de Mojito, é um chope molecular, do tipo “parece, mas não é”. O mixologista, que já passou pelo 00 e Meza Bar, traz, assim, uma coleção de drinks premium, todos com referências latinas, combinando belamente com os pratos.

8

E já que para criar é preciso espaço, os idealizadores apostaram em um super bar com balcão e cadeiras altas, onde também é possível comer e permite, de forma pioneira no Rio, que o cliente se acomode em cima dele para interagir com o barman! E ainda tem opções de cervejas, de rótulos especiais para harmonizar com a gastronomia latina, selecionados pela sommelier e jurada no World Beer Cup Andrea Calmon.

3

Fui “obrigada” a provar algumas das novas bebidas, que acompanharam muito bem os piqueos. Posso dizer que o pisco sour estava perfeito e o mojito, que ganha sua própria coleção na casa, leve e gostoso.

2

Quem cria o visual é a Oficina Par, seguindo uma linha contemporânea, com móveis minuciosamente selecionados na Elle et Lui Maison e objetos de decoração garimpados, sempre com referência latina e leveza carioca, que são a marca do Escobar.

4

O charme fica por conta dos azulejos coloridos, ressaltados por uma iluminação direta. Já a vibe latina se completa com quadros e objetos de arte de diferentes países, “mas sem virar uma ‘Disney’”, como bem exemplificou um dos sócios. Tudo de muito bom gosto e em perfeita harmonia com as mesas e cadeiras de madeira e as coloridas almofadas de tecido peruano.

1

No segundo andar, com artistas latinos tocando, ambiente mais despojado, com lounges influenciando o clima de paquera, e clima descolado, a descontração e a liberdade para os frequentadores tomam conta. E o gastrobar latino conta também com uma varanda, que promete ser um must!

5

Para terminar uma refeição, nada melhor que a panqueca de doce de leite com sorvete, uma maravilha!

image[33]

O Escobar y Restaurante está fora do eixo da Dias Ferreira, mas promete levar uma boa badalação pro baixo Carlos Góis, reunindo a descontração típica de bares com a alta mixologia.

Fotos: Renata Araujo e divulgação

 

Leia também:

Padano: restaurante novo na Barra

Mozza, novo restaurante na Oscar Freire

Kaá: o oásis gastronômico paulista

Cardápios especiais de primavera

Menu semanal no Le Pré Catelan

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.