icônico perfume da Chanel

Quem conhece a estilista Coco Chanel, provavelmente já ouviu falar do icônico perfume Chanel Nº5. Criado em 1921, o primeiro perfume da marca está completando 100 anos! E quem vai nos contar mais sobre a história desta fragrância tão única é a nossa nova colunista de Paris, Daniela Maia. A brasileira mora na capital francesa, é especialista no mercado de luxo e o savoir-faire francês. Logo, confira no post mais detalhes do famoso perfume da Maison Chanel.

+10 cuidados nos hotéis em tempos de pandemia
+Baguete francesa pode virar patrimônio cultural

A história do Nº5, icônico perfume da Chanel

O Nº5 tinha uma composição radicalmente diferente. Ao contrário das fragrâncias geralmente encontradas na época, não tinha um aroma específico. Assim como os vestidos de Coco, este perfume também foi elaborado a partir de uma fragrância misteriosa e abstrata. Portanto, em 1921, Gabrielle Chanel tem uma ideia. Ela chama seu amigo Ernest Beaux para criar “um perfume de mulher com cheiro de mulher”, raro e poderoso.

+Guias de turismo na pandemia: brasileiros se reinventam
+Reabertura da Tailândia: novas medidas para os turistas

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Na Maison Chanel, diz-se que o nome do perfume se deve à chance matemática. O perfumista Ernest Beaux a apresenta com duas séries de amostras: a primeira, numerada de 1 a 5, e a segunda, de 20 a 24. Então, Coco sente o aroma de cada composição, uma após a outra, compara, hesita e depois para na quinta amostra. Certamente uma fragrância totalmente original. Portanto, o nº 5 representa a abstração. Uma fragrância floral, remetendo a flor, definindo o aroma de “ausente em qualquer bouquet”. Chanel aprova então esta versão da amostra número 5 e decide guardar este número como um talismã.

As notas do Nº5

N°5 é um bouquet original de jasmim, rosa, ylang-ylang, sândalo e vetiver. Ele n ão tem nenhuma nota dominante, a não ser uma riqueza floral, à qual são adicionados aldeídos, componentes sintéticos, para exaltar os aromas. Este perfume exala o instinto, a casualidade, e traz de volta todas as lembranças de Chanel.

Aliás, a lenda conta que Gabrielle Chanel a testou no restaurante mais famoso de Cannes, onde jantava com Ernest Beaux e alguns amigos. Ela colocou um frasco de spray sobre a mesa e o pressionou discretamente assim que uma mulher passou por ele. O efeito foi radical e instantâneo. Mulheres pararam, respirando e suspirando com surpresa o aroma.

O frasco

O frasco e a embalagem do Chanel N° 5 traduziram a alma inovadora de Gabrielle. Ao contrário dos vidros ornamentados da época, o frasco de Chanel era quadrado com linhas reticentes e angulares. Sua resposta aos nomes florais e evocativos foi a abstração de um número, seu número da sorte. A caixa de papelão branco com bordas pretas era minimalista, e a pureza do desenho gráfico era radical para sua época.

Certamente um frasco bem diferente para a época

Para este novo produto, ela escolheu um frasco radical, com uma etiqueta branca e um cabochão (um tipo de pedra preciosa) facetado representando a Place Vendôme. Já em 1986, Jacques Polge, perfumista da marca desde 1978, reinterpreta a divisão olfativa de seu antecessor para apresentar uma versão mais ampla do N°5: O Eau de Parfum.

Nº5 Eau Parfum

Chanel Nº5 e Marilyn Monroe

O Chanel N° 5 era o perfume mais vendido do mundo quando Marilyn Monroe fez uma confissão íntima. Confissão esta que o transformou em uma lenda para sempre. “Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5”. Foi com esta provocativa frase que, durante uma entrevista, Marilyn Monroe descreveu o que vestia para dormir e de fato imortalizou o perfume da maison francesa.

Marilyn Monroe e o icônico perfume da Chanel

Além disso, neste ano, para comemorar os 100 anos, a Maison Chanel lançou um colar de diamantes de 55 quilates. A jóia fabulosa foi lapidada em formato octogonal, fazendo alusão direta ao frasco do perfume. Pesando cerca de 55 quilates, é contornado por mais de 104 diamantes redondos e outros 42 no centro do colar. Uau!

joia 100 anos chanel
Joia para celebrar os 100 anos do perfume da Chanel

E.Book « Gabrielle Chanel. Manifeste de Mode »

Como estamos vivendo uma pandemia, com viagens e eventos cancelados, Dani Maia teve a ideia de lançar o e-Book da exposição “Gabrielle Chanel. Manifeste de Mode”. Certamente uma rica experiência em um universo atemporal e admirável de Coco Chanel. A mostra foi organizada pelo Palais Galliera, com o apoio da Maison Chanel. Ela destaca o nascimento e a evolução do estilo da estilista, as características de seu trabalho, o surgimento de seus códigos e sua contribuição para a história da moda. Parte da herança de Chanel na Rue Cambon e de vários museus internacionais estão reunidos em mais de 350 peças que datam de 1910 a 1971.

Palais Galliera

O e-book pode ser adquirido através do direct no Instagram @dmhluxury.

Imagens do E-book

Sobre Dani Maia

Dani Maia é comunicadora digital especialista no mercado de luxo e o savoir-faire francês. Dani vive em Paris, mas é carioca da gema. Além disso, também morou na Alemanha e na Bélgica. Ela obteve seu MBA em Gestão e Marketing de Luxo pela ESG Paris e fundou a DMHLuxury Consultoria de luxo. A empresa organiza eventos vips e sob medida para marcas internacionais em Paris, como, por exemplo, Fendi, Baccarat, Lido Paris e outros. Além disso, é co-fundadora do Tour Art de La Table para profissionais e apaixonados pelo setor, uma imersão no universo das mais renomadas marcas francesas e suas histórias!

Dani Maia

Merci et à très bientôt !

Por Dani Maia. Abril de 2021.
Fotos: Dani Maia e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.