O inverno realmente chegou com tudo em São Paulo e, quando as temperaturas caem, todos correm atrás de uma boa sopa para aquecer os dias frios. Elas estão em todos lugares: restaurantes, padarias e até bares e cafés criaram opções especialmente para essa época do ano. Há ainda aqueles que montam seus buffets com variados sabores e aqueles que ousam em combinações inusitadas. Veja abaixo 17 dicas de onde tomar sopas em São Paulo até o final do inverno:

Onde tomar sopas em São Paulo

Bar Charles Edward

Considerado o precursor do ‘Clube do Whisky’, o bar lança a inusitada Sopa de Whisky com Polvo, que também leva atum em sua receita. Além disso, traz de volta ao cardápio duas das opções mais pedidas ao longo desses anos: a Sopa de Goulash –  inspirada na tradicional receita alemã com pedaços de carne e molho escuro, temperada com cebola e páprica – e a Sopa de Cebola – servida sob uma crosta de queijo emental derretido.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de whisky com polvo

Endereço: Rua Miriti, s/n – Itaim Bibi

Bistrot de Paris

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês. O chef Alain Poletto assina o cardápio de clássicos da cozinha francesa e serva a Soupe à L´Oignon – Sopa de cebola com massa folhada.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de cebola

Endereço: Rua Augusta, 2542

Conheça o Spa premiado do Hotel Tivoli Mofarrej

Bologna

A tradicional rotisserie Bologna está oferecendo oito versões de sopas neste inverno, servidas em delicadas louças japonesas, que podem ser consumidas em qualquer horário. Dentre as opções, Capeletti in Brodo, Canja, Sopa de Cebola Gratinada, Creme de Palmito, Sopa de Legumes, Creme de Milho, Creme de Champignon e Creme de Ervilha. Também há a opção de levar qualquer sabor para viagem.

Onde tomar sopas em São Paulo

Capeletti in Brodo

Endereço: Rua Augusta, 379 – Consolação

Consulado Mineiro

De quarta-feira à sábado, a casa de sotaque mineiro monta a partir das 19h, em sua unidade de Pinheiros, um buffet com 12 opções de sopas e cremes. Os acompanhamentos são torradas com alho, pães, queijos, torresminhos, cuscuz de carne-de-sol e cheiro-verde. Para sobremesa? Canjica doce de milho branco com amendoim.

Onde tomar sopas em São Paulo

Buffet de sopas e cremes

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 504 – Pinheiros 

Felix Bistrot

No charmoso Felix Bistrot, localizado na Granja Viana, a pedida fica por conta da Sopa de Cebola “Gratin Lyonnaise” e da Sopa do Dia – três sabores todos os dias.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de cebola

 Endereço: Rua José Félix de Oliveira, nº 555 – Granja Viana, Cotia

Grão Fino

A padaria funcional do Itaim produz tudo sem glúten e sem lactose. No seu menu, duas opções de sopa: Sopa de Abóbora com Gengibre, Chia e Gergelim e Creme de Beterraba.

Onde tomar sopas em São Paulo

Creme de beterraba

Endereço:Rua Pedroso Alvarenga, 672 – Itaim Bibi

Margot Bistrot

A chef Yasmine Bahiense que comanda o charmoso Margot Bistrot, lança sopas cremosas em seu restaurante no Campo Belo. Entre as receitas estão: mandioca com costela desfiada e brotos, milho com queijo coalho e bacon e a sopa de abóbora servida com mix de cogumelos, ervas e notas de wasabi.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de milho com queijo coalho e bacon

Endereço:R. Antônio de Macedo Soares, 1683 | Campo Belo

MoDi Gastronomia

Até Setembro no menu, o creme de palmito pupunha orgânico com pistache é a criação arrojada do MoDi para esse inverno – que também tem outros diversos pratos criados especialmente para a estação.

Onde tomar sopas em São Paulo

Creme de palmito pupunha orgânico com pistache

Endereço: Rua Alagoas 475, Higienópolis

Octávio Café

Creme de aspargos frescos, de cogumelos, de abóbora com ragu de camarão, de cebola com ementhal e creme de pêra com gorgonzola são os destaques do Festival de Sopas do Octavio Café, que ocorre até o final de agosto. O menu está disponível nas unidades Faria Lima e Eldorado, todos os dias, a partir das 17 horas.

Onde tomar sopas em São Paulo

Endereços: Av. Brg. Faria Lima, 2996 – Jardim Paulistano/Av. Rebouças, 3970 – 1º Piso

Praça São Lourenço

O inverno também chegou aos jardins com jabuticabeiras, amoreiras e goiabeiras, lago e fogão a lenha, onde está localizado o Praça São Lourenço. Um oásis dentro de São Paulo aberta ao público. A sugestão para a estação é o Caldo de cogumelos e ovo perfeito – Cogumelos grelhados, bacon frito, caldo de cogumelos concentrado, ovo a 64 graus e servido com torrada de pão  com alho e parmesão.

Onde tomar sopas em São Paulo

Caldo de cogumelos e ovo perfeito

Endereço: Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia

Rancho Português

O restaurante oferecerá durante todo o inverno uma seleção de sopas, cuja estrela é uma velha conhecida do folclore de Portugal: a Sopa de Pedras. Uma das lendas sobre ela diz que, séculos atrás, andarilhos que só tinham água e pedras entre seus pertences batiam de porta em porta, pedindo qualquer tipo de alimento. Com os legumes, verduras e sobras que recebiam, juntavam às pedras e à água e faziam uma sopa. No Rancho, ela é feita com ingredientes nobres, como feijões vermelhos, orelha de porco, caldo de carne e temperos especiais. As outras sopas do festival são Caldo Verde com Chouriço Português, Sopa de Frutos do Mar (com lula, polvo, tamboril e camarão 48) e Creme de Aspargos.

Onde tomar sopas em São Paulo

Caldo Verde

Endereço: Avenida dos Bandeirantes, 1051 – Vila Olímpia

Republic English Pub

O típico pub inglês da Vila Madalena apresenta caldos encorpados, que ficarão disponíveis até o fim de setembro, de quarta a sábado, a partir das 18h. Entre as novidades deste ano, o pub aposta no Mrs. Elai, uma versão do clássico “caldo verde”, à base de couve, que acompanha torradas e alho frito.

Onde tomar sopas em São Paulo

Mrs Elai

Endereço: Rua Delfina, 110 – Vila Madalena

Leia aqui dicas de Campos do Jordão

Santo Pão

A caprichada boulangerie localizada nos Jardins adicionou ao seu menu três sopas: a tradicional francesa sopa de cebola acompanhada com tartine de gruyére, um delicado velouté de batata com alho poró e cogumelos e o brasileiro creme de mandioquinha.

Onde tomar sopas em São Paulo

Velouté de batata com alho poró e cogumelos

Endereço: Rua Padre João Manuel, 968 – Jardim Paulista

Terraço Itália

Até 01 de agosto acontece o Festival de Sopas do Terraço Itália. De domingo a terça-feira, das 18h às 23h, quem for ao Piano Bar poderá saborear, enquanto curte um som ao vivo, um menu de sopas e cremes que muda em cada um dos dias. O domingo é dia de jazz contemporâneo com opções como creme de cenoura com laranja e gengibre e sopa de aspargos e alho poró.

Onde tomar sopas em São Paulo

Creme de mandioquinha com lascas de bacalhau

Já a segunda-feira é embalada por clássicos da MPB e receitas como creme de ervilha com linguiça defumada e menta fresca. A terça é ao som de sucessos internacionais e sambas clássicos, e sugestões como creme de abóbora, provolone e cebolinha verde.

Endereço: Av. Ipiranga, 344 – 41º andar | Centro

Conheça o Spa do Mavsa Resort, em SP

Tasca do Zé e da Maria

O cantinho português no bairro de Pinheiros – de ambiente intimista e charmoso – aposta na saborosa sopa de frutos do mar, feita com os ingredientes mais frescos do mercado, incluindo camarão, lula e polvo.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de frutos do mar

Endereço: Rua dos Pinheiros, 434

Tea Connection

A casa especializada em chás gourmet tem opções para esquentar esse inverno: a sopa rica de abóbora leva pão caseiro e um touch de cream cheese e a de espinafre apimentada, acompanhada por uma torrada com cream cheese e ciboulette são as estrelas da temporada.

Onde tomar sopas em São Paulo

Sopa de espinafre apimentada

Endereço: Alameda Lorena, 1271 – Jardim Paulista

Via Castelli

O Via Castelli lança seu tradicional buffet de sopas e caldos e a cada dia da semana, incluindo sábados e domingos, são oferecidas diferentes receitas das 18h30 às 23h.. Para acompanhar, croutons de pão italiano temperado com alho, queijo ralado, cheiro verde e azeite. Entre as opções, estão caldo verde, creme de ervilhas, sopa de cebola, sopa de grãos com hortaliça, Minestrone e creme de palmito.

Onde tomar sopas em São Paulo

Minestrone

Endereço: Rua Martinico Prado, 341 – Higienópolis

Por Tamyris Roxo E., a @boccanervosa

Fotos: Divulgação

Julho de 2017


Leia mais:

Pullman Ibirapuera | Hotel em São Paulo

Hotel no Itaim | Etoile Hotels

6 confeitarias em SP

Hotel Pullman São Paulo Guarulhos

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.