Gastronomia

Mesa do lado – novo projeto sensorial de Claude Troisgros

Publicado por
Renata Araujo

Esquece qualquer restaurante que você já foi. A mesa do lado, novo projeto sensorial de Claude Troisgros, é inusitado e inovador. Uma experiência gastronômica que aguça todos os sentidos e reúne comida, projeções e música ao mesmo tempo. Uma parceria entre o chef francês mais famoso do Brasil e o consagrado diretor de arte Batman Zavarese. A ideia nasceu há um ano e meio e levou todo este tempo para tomar forma. É uma volta às raízes de Claude e também à alta gastronomia. Difícil descrever em palavras, mas leia este post até o final para tentar entender este novo conceito de entretenimento em cartaz no Leblon. Tive a chance de conhecê-lo em primeira mão e divido minhas sensações com você! Aproveite para ler os vencedores do Prêmio Rio Gastronomia!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Gastronomia + entretenimento no Leblon

A Mesa do Lado pode ser considerado um speakeasy (bar ou restaurante escondido), já que a entrada é pela cozinha do restaurante Chez Claude, na Rua Conde de Bernadote. Atrás das grossas cortinas de veludo vermelho fica o salão com cozinha aberta e capacidade para doze pessoas, em seis mesas. O espetáculo começa pontualmente às 20h e tem duração de duas horas e vinte. As reservas, assim como o pagamento, devem ser antecipados e os atrazildos não tem vez, assim como acontece em uma sala de espetáculos. Chegou tarde, vai perder o primeiro ato.

+Novidades no Leblon em 2022: 103 anos do bairro.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Jogo de luzes
Cozinha aberta

O cardápio da Mesa do Lado – Projeto sensorial de Claude Troisgros

A aventura começa com os deliciosos snacks acompanhados de espumante. Entre eles, bruschetta cremosa e um capuccino de cogumelos que te abraça. Em seguida, começam a chegar as estrelas do segundo ato: vieira com gnocchi, barriga suína e dashi no Tucupi, mistura inusitada que resultou em m dos meus pratos preferidos. Depois, cavaquinha, lula e vôngole e os principais: escalope de salmão com azedinha, uma tradição Troigros por fim, o wagyu com aipim, batata doce e quiabo defumado. Finalmente, o levíssimo e elegante mil folhas de chocolate com maracujá e cupuaçu e le petit macaron para acompanhar o café, em frente à atriz Camila Pitanga declamando lindo poema. Ao todo, o jantar conta com nove passos – divididos em três atos – em porções de tamanho perfeito. Os vinhos são todos brasileiros e de altíssima qualidade.

+Menus executivos nos restaurantes do Rio: roteiro de bairro a bairro.

Renata Araújo na Mesa ao Lado
Divivo!
Salmão com azedinha
Dos deuses!
Le petit macaron com café
Variedades de vinhos

A história de Claude

A trajetória do chef francês é exposta ao longo da noite enquanto sua brasilidade aflora na criação dos pratos. Muitas das receitas aparecem na tela enquanto comemos, o que nos ajuda, devagarinho, a descobrir – e entender – cada ingrediente escolhido por Claude. Enquanto isso, a equipe trabalhando na nossa frente é um espetáculo à parte. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que às vezes é difícil saber para onde olhar. Ou seja, escolha uma companhia bem leve e que embarque 100% nesta viagem lúdica com você!

Certamente a presença do chef fez a experiência ficar ainda mais emocionante. É visível a alegria dele ao ver que projeto deu certo: passar a adiante a ideia de que a culinária não é só técnica e sabor, mas sim um conjunto de sensações. Plenamente satisfeito, o chef já pensa em levar o espetáculo para outras cidades.

+12 incríveis lugares para ver o pôr do sol no Rio e tomar um drinque.

Chef Claude Troisgros
Espetáculo
Equipe na cozinha aberta

As projeções do Batman

Cada prato é acompanhado de uma projeção feita especialmente para ele. O genial diretor artístico Batman Zavarese (que tem Marisa Monte e Roberto Carlos em seu currículo) arrasa com sua sensibilidade e imagens captadas exclusivamente para este projeto. A sensação é de estarmos dentro da tela, que envolve as paredes do salão dos dois lados. “Usamos técnicas de videomapping, experiências imersivas, técnicas holográficas de expor personagens e algumas vezes um cinema extrapolado da família Troisgros, sempre com o público dentro da tela, como se você deslocasse para um outro mundo, diferente do que deixamos do lado de fora da porta”, explica Batman.

+As novas pizzas do Talho Capixaba em Ipanema, e na Gávea.

Projeto incrível!
Ambiente com projeção

Enquanto isso, a trilha sonora fica por conta do produtor Max Vianna e do compositor Linox. Acertiva e variada, ela vai de Roberto Carlos à AC/DC, passando por Jorge Benjor e Iggy Pop, entre outros. Já a importante iluminação, fica a cargo do experiente Cesio Lima.

Novo projeto sensorial de Claude Troigros

A ideia da Mesa do Lado é que você sinta profundamente o que está comendo. As projeções te fazem pensar em cada ingrediente usado e a explorar ainda mais o seu paladar. Portanto, é uma verdadeira viagem através da gastronomia, com direito à poesia, fotografias e filmes. Saímos leves do salão em todos os sentidos e com aquele gostinho de querer repetir a experiência ao lado de alguém que a gente ama.

+Henriqueta: novo restaurante português no Leblon.

Chef Claude Troisgros e Renata Araújo
Um brinde a esse novo projeto!

Horario: De quarta à sábado às 20h. Show com 2h20 de duração.

Preço: R$1.420,00 por pessoa com harmonização – reservas no site
Local: Rua Conde de Bernadote 26 – Leblon

Texto por Renata Araújo. Agosto de 2022.
Fotos: Renata Araújo e Tomás Rangel.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Guia Michelin 2024: 21 restaurantes estrelados no Rio e São Paulo

O Guia Michelin voltou ao Brasil após 4 anos em uma linda cerimônia onde 21…

16 horas atrás

Como aproveitar o centro de Los Angeles: Grand Central Market e outras atrações

O centro de Los Angeles, também conhecido como Downtown LA, é uma região vibrante e…

2 dias atrás

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo

Giro: restaurante italiano no Eataly São Paulo. Fãs de culinária italiana, prestem atenção neste simpático…

7 dias atrás

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim

Le Bulô: novo restaurante francês no Itaim. O premiado chef carioca Ricardo Lapeyre desembarcou em…

1 semana atrás

3 chefs de cozinha e suas mães: conheça as histórias

Neste Dia das Mães, convidamos 3 mulheres, chefs de cozinha, para compartilharem conosco um pouco…

1 semana atrás

Ninetto Trattoria: novo restaurante italiano na Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro ganhou mais um restaurante italiano, o Ninetto Trattoria. A casa, que…

2 semanas atrás