Por Carla Fiorito
Gosto de descobrir lugares em São Paulo que me façam sentir quase como uma turista na minha própria cidade. Já tinha passado várias vezes em frente ao Le Repas Bistrô, em Pinheiros, e achado uma graça, só que, pra variar, a pressa era maior que a curiosidade em descobrir o interior daquele recanto. Quando fui convidada para almoçar lá, não duvidei: senti o relógio dar um tempo e abrir espaço para os prazeres da boa mesa e do bom papo.
Não é todo dia que quem comanda um restaurante (tarefa que pra muita gente parece puro glamour quando, de fato, é um trabalho duro) pode se sentar à mesa ao lado do cliente pra falar da vida, dos filhos, do ritmo do bairro em que vive e trabalha… Pois foi assim que conheci a chef e restauratrice Fernanda Barros, ex-sócia de outro bistrô, o Allez, Allez!.
Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!
Le Repas quer dizer “A Refeição”, simples assim, mas com autenticidade. A proposta da casa é reproduzir a essência dos verdadeiros bistrôs, e, neste aqui, o toque da chef , que tem alma de multiartista, está em todos os lugares, desde os mínimos detalhes da decoração até, obviamente, os pratos do menu.
Falando então sobre a esperada “Refeição”, comecei pelo Le Repas Apéritif. A sortida entrada é composta por cebola caramelizada, cogumelos ao vinho do porto, queijos roquefort e brie, tapenade e a geléia de figos que, na minha opinião, é a estrela do aperitivo. Confesso que fiquei com vontade de experimentar também o bolinho de arroz com roquefort, mas certamente haverá a próxima vez.
Como prato principal escolhi o robalo ao citron confit, castanha de caju e palmito pupunha assado em emulsão de boursin. Prato leve e ao mesmo tempo saboroso.
Também provei um dos mais novos pratos do cardápio e posso afirmar: o arroz negro com lula provençal veio pra ficar. Personalidade e sabor em uma única receita!
Entre pratos elaborados, o cardápio também passeia por sanduíches que conquistaram público cativo, como o Le Repas Burguer ou o Filet bérnaise com batatas fritas. E que batatas fritas!
Pra fechar com perfeição o almoço, pensei em provar uma sobremesa diferente, como o gâteau de banana-da-terra e castanha-do-Pará com caramelo de açúcar mascavo e sorvete de coco. Mas, vira-e-mexe, me pego presa às tradições e, nesse caso, não consegui fugir do óbvio e da propaganda mais do que convincente do simpático “garçon” que, docemente, soprou “esse vai ser o segundo melhor crème brûlée da sua vida”. Pedi, comi tudinho e agora posso dizer: Paris é logo aqui! Voilà.
O Le Repas fica na rua Ferreira Araújo, 450. Para mais infos, acesse o site. E assista a esse vídeo que a Cris Berger fez no Le Repas!
Fotos: Carla Fiorito
Leia também:
Celebrity Cruises: gastronomia em cruzeiros de luxo
Tivoli Mofarrej, luxo e conforto em São Paulo
Um restaurante paulista com cara de NY
Shigueru – um verdadeiro restaurante japonês em SP
São Paulo: um mundo todo num só lugar
Nesse período de pandemia, a procura por aluguel de imóveis cresceu bastante. Por isso, selecionamos…
Com o novo decreto do Rio, bares e restaurantes devem fechar as 17h. Por isso…
Fomos conhecer o novo restaurante italiano em SP, o Locale Trattoria. Comandado pelo chef Lucas…
Delivery em Ipanema: 10 dicas de bares e restaurantes
Na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa fala sobre a série Allen Vs.…
Listamos alguns programas para o Dia Internacional da Mulher no Rio. Assim, elas podem aproveitar…