Começa neste sábado, 18 de setembro, o Festival de Gastronomia em Tiradentes! Até o dia 24 de setembro, a cidade mineira vai receber o 24º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes em formato híbrido. Ou seja, além das ações presenciais (respeitando todos os protocolos), terá também uma programação online através da plataforma do Fartura. Portanto, quem não tiver a chance de ir até Tiradentes, pode aproveitar o festival de casa! Aproveite para ler também nossas dicas de Paraty.

+Reserve aqui o seu hotel pelo melhor preço.

Festival em edições anteriores

Festival de Gastronomia em Tiradentes

Como manda a tradição, durante o festival, todos os restaurantes da cidade criam pratos exclusivos, menus e receitas especiais. Aliás, seis deles terão destaque, por conta de pratos criados com os produtos da Serra da Mantiqueira, como, por exemplo, café e pé-de-moleque.

+Onde comer em Tiradentes

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

Os festins

Estes são os jantares especiais e exclusivos criados a quatro mãos. De fato, uma das atrações mais aguardadas do festival. Este ano, eles acontecem com vagas limitadas em seis restaurantes de Tiradentes, onde o chef anfitrião recebe um nome nacional. Portanto, entre as duplas estão o chef Ricardo Martins, do Uaithai, e Paulo Shin, do Komah – São Paulo, e Gustavo Baccarini, do Pacco & Bacco, e Katia Barbosa, do Aconchego Carioca, do Rio, e Ronie Peterson do SENAC.

De fato, os jantares são destaque no festival

Os festins acontecem nos dias 24 e 25 de setembro, nos restaurantes Mia, UaiThai, Ora, Pacco & Bacco, Gourmeco e Tragaluz.

Restaurante Uaithai

Mercearia Fartura

Um dos pilares do festival de gastronomia em Tiradentes é valorizar o pequeno produtor e a cultura de Minas Gerais. A Mercearia Fartura será presencial e virtual. No Largo das Forras, de 17 a 19 e de 24 a 26 de setembro, destaque para os produtores da Serra da Mantiqueira, assim como os produtos de expositores do projeto Origem Minas. Além disso, a Mercearia Fartura também terá uma vitrine virtual, com 18 produtores aceitando encomendas para todo o Brasil.

Aulas e cursos online

Outro pilar do festival é compartilhar conhecimento. Portanto, grandes nomes da gastronomia comandam cursos e transmissões online. A chef Mariana Gontijo, por exemplo, ensina a fazer Comida de Reinado, enquanto André Pagannini apresenta comida de Buteco.

Além disso, o público também vai poder conferir palestras com temas e profissionais diversos. A “Cozinha Afetiva – A gastronomia como ferramenta de reaproximação”, com Bruno de Oliveira”, e “Bolinho de Porco com Pão de Queijo” e “Feijão de Capitão”, com Adriano Vilhena, são algumas delas.

As aulas em tempos pré-pandemia

Por Duda Vétere. Setembro 2021.
Fotos: Nereu Jr, Debora Gabrich, Duda Vétere

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.