O que fazer em Montmartre, o charmoso bairro boêmio de Paris

Montmartre é conhecido por ser o bairro mais boêmio de Paris. Fica ao norte da cidade, no alto de uma colina, e tem contrastes bem  interessantes. O lugar tem uma grande movimentação de gente dia e noite. Aliás, é nessa região que fica o Moulin Rouge, o famoso cabaré inaugurado em 1889. Na época o bairro não tinha uma boa fama, e a idéia foi trazer as bailarinas de can-can para atrair a elite parisiense.  Ou seja, deu tão certo que o Moulin Rouge é certamente hoje um dos símbolos de Paris! Portanto, neste post vamos falar sobre o que fazer em Montmartre. Aproveite para ler também sobre 11 Restaurantes com vista para a Torre Eiffel em Paris e +11 cafés e restaurantes em Saint-Germain 

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

dicas paris

Um das ruas de Montmartre

roteiro paris

Basílica de Sacré-Coeur

Além disso, é em Montmartre também que fica a Basílica de Sacré-Coeur, um dos monumentos mais visitados da França. Imponente, ela foi construída entre 1875 e 1914, toda em mármore travertino e por isso a tonalidade branca. Para chegar até a igreja você pode subir pelas ruazinhas de trás, pelo bondinho ou pela escadaria. Entretanto, prepare-se: são mais de 230 degraus!
(35, rue du Chevalier-de-La-Barre, 75018, Paris)

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

o que fazer em montmartre

A certamente deslumbrante Sacre Coeur de Paris

Quando estiver nas escadarias que dá acesso à basílica,  preste atenção ao redor. Violinistas, pintores e artistas em geral se apresentam ao ar livre. Portanto, não tem quem não pare pra ver.

o que fazer em montmartre

Músico típico de Montmartre

roteiro montmartre

Cena cotidiana: pintor faz charge de casal

Cenas de Amélie Poulain

Andar pelas ruas de Montmartre certamente me dá a sensação de estar  dentro do cenário de um filme.  Amélie Poulain, um dos meus preferidos, houve muitas cenas gravadas aqui. Lembram do carrossel?

filmes franceses

A simpática Amélie Poulin

roteiro montmartre

O tradicional carrossel

O que fazer em Montmartre

A dica é andar sem rumo pelas ruas  de paralelepípedos, cheias de lojinhas, cafés, galerias de arte. A uns 3 quarteirões de distância da Basílica, por exemplo, uma grata surpresa: entrei na pequena loja atraída  pela arrumação impecável dos doces que são a cara da França. Macarons coloridos,feitos com massa fina e recheios muito cremosos. Esses aqui derretem na boca! Difícil é resistir e não provar vários de uma vez só. Afinal, todos são muito bons, mas preferi  o de baunilha  e o de framboesa. A loja em Montmartre  é uma das 4 do chocolatier Christophe Roussel ( 5 rue Tardieu- Paris- tel. 01 42 589101)

dicas montmartre

Uma parada que vale a pena

macarons paris

Apetitosos macarons

As ruas de Montmartre, o bairro boêmio de Paris

Por fim, o bom de andar a pé é que dá para observar os mínimos detalhes. Uma das ruas mais conhecidas é a rue Lepic. Ali viveram os pintores Van Gogh e Picasso, e até hoje a região abriga muitos artistas. As lojinhas vendem objetos coloridos e lembrancinhas como imãs de geladeira. Quem tiver se programado para ficar mais tempo na cidade acaba voltando a Montmartre. E mesmo com o tempo apertado vale se despedir de um dos bairros mais charmosos de Paris.

igrejas paris

Nas escadarias com a Sacre Coeur ao fundo

Por Nathaly Ducoulombier

Leia também:

Natal em Paris

Restaurantes em Paris

O que fazer em Paris

Exposições em cartaz em Paris

Roteiro pelos jardins de Paris

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!