Rio Gastronomia

Cantina e Mercearia da Praça: restaurantes italiano e português em Ipanema

O que não faltam em Ipanema são bons lugares para comer. Tem opções para todos os gostos, das culinárias mais variadas! Neste post vamos falar da Cantina e da Mercearia da Praça, dois “irmãos” que ficam na Praça General Osório. Os restaurantes italiano e português em Ipanema são uma ótima pedida para quem quer matar as saudade da gastronomia desses países que tanto amamos!

+Reserve aqui o seu hotel no Rio pelo melhor preço.

Restaurantes italiano e português em Ipanema

Cantina da Praça

De fato, é uma casa que lembra as autênticas cantinas italianas. Bandeiras, utensílios na parede e garrafas de vinhos expostas dão o ar europeu. No segundo andar, um ambiente aconchegante e romântico, com luz baixa, elementos retrôs e quadros italianos.

No amplo cardápio, elaborado pelo chef Rogerio Germano, entradinhas como o ovo mollet com ragú de cogumelos e o trio de bruschettas. De principais, o carro-chefe são as massas frescas, feitas na casa. Algumas delas, por exemplo, são os polpetones, lasanhas, raviolis, nhoques, tagliolines, espaguetes e fettucines.

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

trio de bruschettas
lasanha

Destaque para o irresistível calderone de fettucine formaggio, com massa fresca preparada na panela de parmesão de 12 meses. Ela é flambada e servida com um delicioso creme fresco! Há também o taglioline negro com molho de moqueca e pipoca de frutos do mar, um dos mais pedidos da casa.

fettucine formaggio

Além disso, para quem preferir, ainda há peixes e carnes no menu, assim como o executivo na hora do almoço. Como uma autêntica casa italiana, as pizzas também têm espaço no cardápio, e são servidas somente à noite. De sobremesas, delícias, como mil-folhas e bannofee!

Quem se animar, ainda pode levar pra casa um dos pães caseiros de fermentação natural. Eles são feitos todos os dias na Cantina, como o ciabatta e o sourdogh.

Mercearia da Praça

Os azulejos que enfeitam a fachada já nos mostram que a Mercearia é um pedaço de Portugal no Rio. Aberta em 2016, é um misto de bar, restaurante e empório com ares das típicas tascas lusitanas. Portanto, por lá encontramos vinhos, azeitonas, presuntos, queijos, grãos, frutas secas e até os famosos sanduíches e pastéis do Mercadão.

No cardápio, diversas opções de tira-gostos. O bolinho de bacalhau tradicional ou recheado com queijo português Serra da Estrela, por exemplo, são algumas opções. Há também o croquete de alheira, um embutido defumado português delicioso!  As saladas também têm vez, como a de bacalhau com batatas e a de polvo crocante.

tira-gosto
Salada de bacalhau!

De principais, é claro que não faltam os pratos com bacalhau, como À Lagareiro ou com Natas. Mas o destaque vai para o Polvo à Lagareira, com cebola roxa refogada em azeite extra virgem português, servido com batatas ao murro, salsa e azeitonas pretas. Aprovado!

Polvo à Lagareira

Para adoçar o paladar, sobremesas como a Rabanada dos Sonhos, que nos remete, de fato, ao doce sonho, comum nas padarias, mas em forma de rabanada. Certamente doces tradicionais de Portugal como pastel de nata e toucinho do céu também são boas pedidas.

Pastel de nata, um tradicional doce português!

Além disso, a Mercearia é considerada a maior adega de vinhos portugueses da cidade, com mais de 800 rótulos. Ou seja, se quer matar as saudades de Portugal, já sabe onde ir!

End: Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema

Texto e fotos por Renata Araújo. Julho de 2021.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club

Novo menu de aniversário do Malta Beef Club. A premiada casa de carnes no Jardim…

7 horas atrás

Novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo

Acaba de inaugurar o novo espaço da Johnnie Walker em Edimburgo, um marco para a…

1 dia atrás

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo

Semana do Negroni nos bares do Rio e São Paulo. Até este domingo, dia 19…

2 dias atrás

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim

Kazuo, novo restaurante asiático no Itaim. Recém-inaugurado, o ex-chef do Mee volta à capital paulista…

2 dias atrás

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros

3 lugares no Rio para beber vinhos naturais e brasileiros. Na coluna Enoteca YMG, Bruno…

3 dias atrás

Primeira viagem aos EUA depois de 18 meses

Primeira viagem aos EUA depois de 18 meses.Fui convidada para participar da IPW, (International Pow…

4 dias atrás