10 filmes do Festival Estação Virtual

O Grupo Estação, que completa 35 anos de existência no Rio de Janeiro, celebra a data com uma super mostra virtual e também gratuita em seu canal do Vimeo até o dia 31 de maio. Portanto, são cerca de 180 produções, com o melhor do nosso cinema brasileiro produzido nas últimas quatro décadas. Então, na coluna You Must See! desta semana, Guilherme Scarpa pediu a um dos curadores dicas imperdíveis. Assim, o cineasta Cavi Borges indica 10 filmes do Festival Estação Virtual. Aproveite para ler também sobre a estréia de “Bela Vingança” e filmes com o ator Paulo Gustavo.

+Reserve aqui seu hotel no Rio e arredores pelo melhor preço

10 filmes do Festival Estação Virtual

A mostra, que está dividida nas categorias Panorama da Ficção Nacional, Panorama do Documentário Nacional, Pré Estreias e também Curtas, traz grandes pérolas do cinema nacional, inclusive coproduções com outros países que foram premiadas.

Como por exemplo, “O Beijo da Mulher-Aranha”(1985), de Hector Babenco. O filme rendeu o Oscar de Melhor Ator para William Hurt. “Cidade de Deus”(2002), de Fernando Meirelles, indicado a 4 Oscar, também está disponível, assim como “O Quatrilho” (1994), de Fábio Barreto, que concorreu à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro em 1995.

Da safra mais recente, temos “O Som ao Redor” (2012), de Klebber Mendonça Filho, e o documentário “Divinas Divas” (2017), dirigido por Leandra Leal. Então, a seleção feita por Cavi Borges, Bebeto Abrantes, Fabrício Duque, Luiz Eduardo Pereira de Souza, Liliam Hargreaves e Anna Fabry é extremamente plural. Portanto, confira a seguir 10 filmes do Festival Estação Virtual com exclusividade para a coluna You Must See! 

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A seleção de Cavi Borges

Eu Sei que Vou Te Amar 
“O longa de Arnaldo Jabor, que inaugurou o cinema Estação em 1985, está com cópia restaurada pelo Canal Brasil”. Então, o filme mostra uma grande DR entre o casal vivido por Fernanda Torres e Thales Pan Chacon. Portanto, a atriz, aos 20 anos, ganhou a Palma de Ouro de Melhor Atriz em Cannes.

Festival Estação Virtual- Fernanda Torres em "Eu Sei que Vou Te Amar"
Fernanda Torres em “”Eu Sei que vou Te Amar”


Lavoura Arcaica
“Uma obra-prima que comemora 20 anos de seu lançamento nos cinemas”. Assim, o filme de Luiz Fernando Carvalho conta a história de um homem de família numerosa que se apaixona por sua irmã.  

Festival Estação Virtual- Lavoura Arcaica
Lavoura Arcaica

Os Matadores 
“Primeiro longa do diretor Beto Brant traz Chico Diaz e Murilo Benício em atuações sensacionais”. Dois assassinos esperam a próxima vítima em um bar na divisa do Brasil com o Paraguai. 

Festival Estação Virtual- Murilo Benício em " Os matadores"
Murilo Benício em ” Os matadores”


Fado Tropical
“Meu filme foi realizado em Portugal com os atores Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier e está sendo lançado no festival”. O longa narra o reencontro de dois irmãos após a morte do pai deles.

Festival Estação Virtual- Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier em "Fado Tropical"
Jorge Caetano e Patrícia Niedermeier em “Fado Tropical”

Documentários instigantes do Festival Estação Virtual


A Maldita
“Tetê Mattos dirige o curta sobre a cultuada rádio Fluminense FM, também conhecida como A MALDITA.”. Nos anos 1980, a rádio comandada pelo jornalista Luiz Antonio Mello fez história no auge do rock brasileiro

Torre das Donzelas
“Relembra as mulheres que foram presas e torturadas na ditadura nessa área chamada Torre das Donzelas. Destaque para a ex-presidente Dilma Rousseff, que fazia parte do grupo”. Direção de Susanna Lira. 

Bixa Travesty
“O documentário de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, nesse momento careta que vivemos, levanta a poeira e bota para quebrar ao contar a história de Linn da Quebrada”. 

Vou Rifar Meu Coração 
“O doc de Ana Rieper fala sobre a música brega e seu imaginário romântico, erótico e afetivo para o povo brasileiro”. 

Adaptações de Nelson Rodrigues

A Dama do Estácio 
“O curta-metragem de Eduardo Ades traz Fernanda Montenegro no elenco e é inspirado pela personagem que Nelson Rodrigues criou para ela em ‘A Falecida'”. 

Festival Estação Virtual- Fernanda Montenegro em "A Dama do Estácio"
Fernanda Montenegro em “A Dama do Estácio”

 A Serpente 
“Com texto certamente original de Nelson Rodrigues e fotografia em preto-e-branco, a cineasta Jura Capela traz Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos atualizando a obra do dramaturgo”. Então, depois de quase um ano de casada e ainda virgem, mulher quer desfazer o casamento e pensa em se matar.

Então, esta foi a seleção do cineasta carioca para o Festival Estação Virtual. You must see!

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!