Lisboa

Depois de escrever sobre Paris, a jornalista e escritora Tania Carvalho lança o livro “100 dias em Lisboa”, à venda no Brasil e em Portugal. Com olhar surpreso e amoroso, a autora mostra as grandes transformações que tornaram Lisboa a nova meca do turismo e o novo paraíso para migrantes de todas as partes do mundo. Certamente em especial para brasileiros, que se sentem confortáveis com a língua, com a comida e com o jeito dos portugueses. Portanto, além de crônicas normalmente bem-humoradas sobre sua vida em Lisboa, a jornalista compartilha com os leitores os restaurantes que frequentou, os museus que gostou, os bairros que passou, entre tantas outras sugestões, que vão tornar sua ida para a capital portuguesa algo especial – até mesmo se for definitivo! Confira, então, 5 dicas de Lisboa pela jornalista Tania Carvalho:

?Reserve aqui o seu hotel em Portugal pelo melhor preço.

+ Destinos imperdíveis para conhecer em Portugal 

dicas de Lisboa

Lisboa

5 dicas de Lisboa pela jornalista Tania Carvalho

● Um bom lugar para se experimentar vários quitutes…

É o Time Out Market, no Mercado da Ribeira. São dezenas de ofertas de comida, da japonesa à tradicional portuguesa; dos presuntos aos croquetes; dos pastéis de nata aos sorvetes, incluindo balcões dos mais renomados chefs portugueses Gire os olhos, faça uni duni tê e divirta-se com a sua escolha. Na temporada turística, no entanto, seu apetite pode ser estragado pela luta na hora de conseguir um banco. Uma alternativa ao Time Out, em escala bem menor, é o Mercado de Campo de Ourique, com menos opções, mas com charme (e mais lugares para se sentar).

Vai viajar para o exterior?

Faça seu seguro viagem com a GTA. Ele é obrigatório para viagens à Europa e recomendável para qualquer viagem ao exterior. Atendimento excelente e parcela em até 12 vezes. Nós já testamos e aprovamos!

Saiba Mais

+Tivoli Avenida Liberdade: hotel de luxo em Lisboa
+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

● Se você pretende treinar em academias em Lisboa..

Saiba que em 99% delas você não pode entrar de tênis. Portanto, vá com sapato normal e troque o tênis na academia. E leve uma toalhinha, para colocar nos aparelhos, o que sempre esqueço. Fiquei fã da academia My Gym, na rua Aquiles Monteverde 28 D, em Arroios. Um dos professores é o simpático e competente José Acácio, nascido e criado em Seropédica no Rio de Janeiro. Após morar 3 anos na Irlanda, se estabeleceu em Portugal. Nesta academia pude ir de tênis, alugar toalha por um mês por meros 5 euros e ainda contar com a ajuda do Zé, como todos o chamam. Ou seja, recomendo.

+Pop up do Aconchego Carioca no Bairro do Avillez, em Lisboa
+Como ir de Lisboa ao Porto

● Se você quiser que sua passagem por Lisboa seja registrada por uma fotógrafa profissional..

Recomendo passar um dia com Carol Ventriglia. Além de conhecer os quatro cantos da cidade, ela é fotógrafa sensível e disputada pelas noivas de Lisboa, mas divide o seu tempo com esse photo-tour. Se você quiser conferir o trabalho dela – mas eu garanto que nem precisa – basta ir ao seu site ou folhear esse livro: se eu estiver na foto, é um clique de Carol. E digo que o sábado que passei com ela foi um dos programas mais divertidos que fiz em Lisboa.

+Roteiro de Lisboa bairro a bairro

● Saiba que os táxis não carregam mais de quatro passageiros..

Mesmo se o quinto seja uma criança de colo. Se o número for maior, chame pelo app ou acene na rua para uma carrinha (carros utilitários, sempre maiores), que estão autorizados a transportar mais passageiros. Alguns carros do Uber possuem cadeirinhas para crianças, ítem de segurança obrigatório. Se não têm, recusam a corrida quando chegam.

+Belcanto, um dos melhores restaurantes do mundo em Lisboa

hotel de luxo em Lisboa

● Se você é uma pessoa que sabe ver mapas, parabéns!

Eu sou daquelas que precisa passar pelos lugares, memorizar pequenas coisas e aí não me perder. Mas, voltando a quem vê mapa, todo cuidado é pouco. Tenho uma sugestão para os cartógrafos: façam um mapa de Lisboa ressaltando os relevos. Afinal, nem o Google Maps, que funciona bem, indica qual o tamanho da encrenca. Algo que parece perto, e é mesmo, só complica quando há entre os dois pontos uma ladeira. E sempre há. Aqui você está sempre subindo, descendo e subindo de novo. Aliás, reza a lenda ou conta a história que em Lisboa há sete colinas. Meus joelhos na descida e a respiração na subida me alertaram, porém, que são, pelo menos 700. Última sugestão: calce tênis e vá às cegas mesmo, confiando na sorte.

dicas de lisboa

Caminhar pelas ruas da cidade está na lista de dicas de lisboa

Por Tania Carvalho. Janeiro 2020.

Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.