Por Renata Araújo

Le Relais de Venise – L’Entrecôte é um tradicional restaurante de Paris aberto no século VXII, servindo um único prato: contra filé com batatas fritas. Virou um sucesso desde então e até hoje é reproduzido, não só na França, mas em várias cidades do mundo, como Londres, NY e Lisboa. O segredo sempre foi a receita secreta do molho, que apesar de ter sido publicada na capa do jornal francês Le Monde há anos atrás, ninguém conseguiu copiar ao certo, já que as medidas nunca foram reveladas.

unnamed (26)

Amante de Paris que sou, frequento o original – e algumas das suas filiais mundo a fora, desde a adolescência – e constantemente  sonho com este prato perfeito!

unnamed (19)

Pois agora, o Rio ganha finalmente seu  L’Entrecôte, uma filial do restaurante de São Paulo e a sexta no país. A mesma salada de folhas temperada por um mix de iogurte e mostarda Dijon e salpicada de nozes, servida na França, está ali, e o contra filé fatiado regado com o delicioso molho, que é servido à vontade, além das crocantes batatas fritas, também. As únicas escolhas do cliente são: o ponto da carne, que podem chegar a seis – recomendo que não peçam bem passada – as bebida e as sobremesas.

Fotor0422112014

É claro que reproduzir o tão famoso molho, que leva 21 ingredientes e 36 horas para ficar pronto, é tarefa árdua, mas a filial do restaurante na nova expansão (inacabada) do Casa Shopping está fazendo bonito, tanto é, que há fila na porta todos os dias. O clima de bistrô é bem simpático, nos dando um gostinho da capital parisiense,  dos quadros e pôsteres pendurados, ao uniforme dos atendentes, passando pelos clássicos sofás vermelhos. Destaque para os simpáticos exemplares do herói Asterix na estante.  Só recomendo não sentar-se perto da janela, já que a vista de estacionamento e escada rolante do shopping pode comprometer um pouco a experiência, no todo, muito agradável.

Fotor0422111440

A variedade de sobremesas é enorme: nada menos que quinze!  Provei duas deliciosas: mil folhas de doce de leite e profiteroles com sorvete de creme e calda de Nutella. Tem ainda clássicos franceses, como crème brûlée e tarte tatin.

Fotor042211178

Para beber, a casa oferece cervejas nacionais e importadas de diferentes países, como Bélgica, Alemanha e França, entre outros. A carta de vinhos traz diversas opções de tintos, brancos, rosés e espumantes que vão muito além dos franceses. Quem é fã de drinques, pode aproveitar o charmoso bar para degustar clássicos como Cosmopolitan, Mojito e Bloody Mary. De resto, é dar asas à imaginação e se transportar para Paris, em plena Barra da Tijuca.

 unnamed (25)

Fotos: Renata Araújo e Divulgação

 

Leia também:

O que fazer em Hong Kong

Cervejaria St. Gallen: cervejas especiais e gastronomia em Teresópolis

Enoteca Saint Vinsant – alta gastronomia e vinhos orgânicos em SP

Callebaut abre sua primeira Chocolate Academy em SP! 

17 de abril:  O Dia do Malbec! Indicações de rótulos para comemorar como se deve 

 

 

 

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.