restaurantes do rio 4

A gastronomia está sempre se reinventando: criando pratos novos a cada estação, descobrindo novos ingredientes. E os Restaurantes do Rio também não ficam para trás, sempre apresentando novidades. Nós fomos conferir algumas delas, veja só:

Novidades nos restaurantes do Rio:

Casa Cavé

Neste mês, a Casa Cavé comemora 157 anos com muito sabor e tradição, com delícias passadas de geração para geração. Para quem não sabe, foi frequentada por toda intelectualidade do “high society” carioca e seus salões receberam até presidente da república como Juscelino Kubitschek.

restaurantes do rio

Almoço na Casa Cavé

Parada obrigatória para quem curte um almoço histórico, a dica são as regalias gastronômicas como o bacalhau, o purê de mandioquinha, doces incríveis como o pastel de Belém e um bom vinho português. Para terminar, o tradicional “Cafezinho” ou até um mais incrementado, como o Café Tricolor, café, leite condensado e espuma de leite.

Pastel de Belém

Pastel de Belém

Endereço: Rua Sete de Setembro, 137 – Centro

Da Brambini

Aberto desde 1991 no Leme, o restaurante tradicional italiano tem novidades no cardápio. O ambiente é pequeno, mas simpático e aconchegante. O couvert é farto, com abobrinha ao molho vinagrete, berinjela, pimentões, azeitona preta, fritadinha de ovo com legumes, cesta de pães variados e pastinhas.

restaurantes do rio

Ambiente

Se tratando de um típico italiano, as massas não podem faltar. O tortelone de ricota com espinafre com cogumelos shiitake e o tortelone verde recheado com abóbora e molho de aspargos foram os meus preferidos. Destaque também para a paleta de cordeiro, assada por 24h, servida com o molho da própria carne e batatas assadas.

Tortelones

Tortelones

paleta de cordeiro

paleta de cordeiro

Endereço: Av. Atlântica, 514 B – Leme

Felice

Badalado em Ipanema, o restaurante Felice passou por uma breve reforma e está de cara nova. Com decoração mais moderna, na entrada já temos uma charmosa e agradável varanda. Destaque para o jardim suspenso, que ficou uma graça.

Restaurantes do Rio

Felice

No cardápio, assinado pelo suíço Felix Opitz, também tem novidades como a batata brava com tentáculos de lula, pesto de ervas e emulsão de pimentão vermelho e quinoa com mini agrião, lascas de salmão, rabanete, manga e vinagrete de romã. Para o prato principal, a sugestão é o braseado de cordeiro com coscous de frutas secas, salada de ervas frescas e coalhada seca.

Restaurantes do Rio

Batata brava

Braseado de cordeiro

Braseado de cordeiro

No comando do bar, Thiago Politi criou nove drinques exclusivos para a nova carta. Entre eles o Peachberry, com absolut peach, framboesa, gengibre e espuma de lichia.

Endereço: R. Gomes Carneiro, 30 – Ipanema


Garoa Bar Lounge

Aberto há pouco mais de dois meses na badalada Dias Ferreira, o Garoa é a primeira filial do bar originário da cidade espanhola de Santiago de Compostela. O ambiente e a decoração é um charme a parte: parede de tijolinho, sofá azul, poltronas e puffs de veludo.

Restaurantes do Rio

Ambiente

Restaurantes do Rio

Cenário ideal para fotos!

O ponto forte do Garoa são os drinques à base de gin, ao todo são 10 marcas da bebida, feitos pelo jovem mixologista  Igor Renovato. O Bozó, por exemplo, leva Gin Mare, tomilho, alecrim, tomate cereja e água tônica. No cardápio, também encontramos drinques autorais como o Papa Julls, com Bourbon, maracujá, xarope artesanal de fava de baunilha, hibisco e espuma de morango.

Restaurantes do Rio

Drinques com Gin

 

Para acompanhar as bebidas, nada de fritura! A seleção de petiscos do Garoa é leve e saborosa, como o ceviche de peixe branco e a tábua de embutidos espanhóis, com jamón, chorizo e salame.
Restaurantes do Rio

Tábua de embutidos

Endereço: Rua Dias Ferreira, 50 – Leblon

La Nave Bistrô Bar

Em um clima aconchegante e descontraído no Planetário da Gávea, o La Nave tem uma novidade: as Quartas Navegantes. Toda noite de quarta-feira, a partir das 20h, o bar recebe um DJ e oferece um menu especial com sete opções de pratos para compartilhar.

Restaurantes do Rio

Ambiente

Elaborados pelo chef Daniel Pinho, destaque para os mini medalhões de mignon em crosta crocante ao molho rôti e melaço, com creme de alho poró e chalotas caramelizadas e as lulas salteadas em alho e gengibre, com tomate assado, ervas frescas e farofa de coentro.

Restaurantes do Rio

Mini medalhões e lulas salteadas

Bolinhos de queijo Jersey e Tulia com geleia de tomate e pimenta

Bolinhos de queijo Jersey e Tulia com geleia de tomate e pimenta

O cardápio das Quartas Navegantes também tem drinques para harmonizar, como a Jarra Branca, feita com saquê, xarope de hortelã, espumante, citrus, amora e jabuticaba. Ideal para dividir com os amigos!

Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, 240 – Gávea

Quadrucci

O verão termina este mês, mas na varanda mais badalada da Dias Ferreira, o menu permanece até o meio do ano. O querido chef Ronaldo Canha buscou inspirações nos clássicos da gastronomia italiana para criar novos pratos. Ao todo são sete novidades entre entradas, massas, peixe, carne e sobremesa.

Restaurantes do Rio

Varanda

De entrada, destaque para o vitelo tonnato com salada de lentilhas du Puy e torradinhas feitas na casa. O tradicional ravióli com molho de tomate agora é feito com burrata e caponata ao pesto.

Restaurantes do Rio

Vitelo

Restaurantes do Rio

Ravióli

Outra sugestão são os frutos do mar grelhados servidos com risoto de bisque e cúrcuma. Para finalizar, zabaione de limoncello com frutas vermelhas.

Restaurantes do Rio

Frutos do mar grelhados

Endereço: Rua Dias Ferreira 233, Leblon

Taj Mahal

Um dos mais novos Restaurantes do Rio, o simpático Taj Mahal, fica situado numa bela casa no Jardim Botânico (onde era o antigo Quadrifoglio), e reúne a decoração colorida da cultura indiana com os aromas e sabores da gastronomia. A dica é investir no clássico cardápio e degustar desde os pães, feitos nos fornos indianos, o Tandoori, assados na cozinha, até as samozas de vegetais ou frango acompanhadas pelo lassi feito na casca de maracujá.
Restaurantes do Rio

Varanda

Restaurantes do Rio
A ideia de montar e trazer a gastronomia indiana para o Rio foi do indiano Riju Konwar, que trouxe uma equipe especializada no assunto para incrementar o cardápio e a cozinha. Até receitas vegetarianas especiais são servidas nos almoços executivos durante a semana.
Endereço: Rua José Joaquim Seabra, 19 – Lagoa

Fotos: Rodrigo Azevedo, Duda Vétere, Sergio Rio, Divulgação

Por Duda Vétere e Helen Pomposelli

Março de 2017

Leia mais:

Priority pass – como ter acesso às salas vip dos aeroportos

Hotel Campo Bahia | Onde a seleção se hospedou

5 restaurantes portugueses no Rio

5 bares em Botafogo

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.