O novo Museu de Arte Contemporânea de Paris
Após três anos de reforma, aconteceu no último dia 22 de maio uma das inaugurações mais aguardadas de Paris. É a Bourse de Commerce Pinault Collection, conhecida como a antiga Bolsa de Valores de Paris. O novo museu de Arte Contemporânea de Paris pertence a François Pinault, presidente e fundador do conglomerado de luxo Kering e uma das maiores fortunas da França. Além disso, Pinault é também bastante conhecido por sua grande paixão pelas artes e expõe parte do seu acervo no seu mais novo museu. Dani Maia, nossa colunista de Paris, visitou o Bourse de Commerce e conta tudo abaixo!
Aproveite para ler também sobre os 100 anos do icônico N5 Chanel e a reabertura da Galeries Lafayette.
Novo museu de arte contemporânea em Paris
François Pinault executou um projeto bastante ousado com um custo estimado em US$194 milhõese. E recorreu mais uma vez ao arquiteto japonês Tadao Ando, autor dos seus anteriores museus venezianos.
Aliás, vale ressaltar que o edifício histórico com utopias arquitetônicas do final do século XVIII foi o primeiro a receber um telhado metálico e também a receber a primeira cúpula metálica na França. O seu exterior parece inalterado com as colunas originais da época, mas no seu interior o arquiteto Tadao Ando imaginou um cilindro de concreto ligando terra e céu, um espaço central bastante contemporâneo e ambicioso de 600m2.
Um céu em mudança transforma o volume colossal em um relógio de sol que imprime suas sombras e reflexos nas paredes com uma linda vista da rotunda e sua cúpula. De fato, o arquiteto japonês impressiona com a sua capacidade de harmonizar perfeitamente construções históricas com criações modernas.
De uma ponta a outra do círculo, o olho nunca é parado. As salas ao redor da rotunda, em especial a do salão de exposições e os passeios ao seu redor, oferecem vistas de Paris, da igreja de Saint-Eustache e dos jardins do Forum des Halles. A vista da Bourse dialoga à distância com os coloridos tubos do Centro Pompidou que ocupam o horizonte. Na mesma praça deste prédio histórico viveu Catherine de Médicis, uma das mulheres mais poderosas do século XVI na Europa e como Pinault, foi também uma grande mecena.
“Com este novo museu no coração de Paris, eu quero compartilhar uma das minhas grandes paixões: a arte”, disse François Pinault.
As obras
Nesta abertura inaugural, François Pinault expõe seu prazer de ser um colecionador, seu olhar apurado e a construção de uma forte relação com artistas ao longo de décadas. Pinault apresenta seu museu como um símbolo do renascimento da vida cultural.
A exposição nesta temporada de abertura conta com obras assinadas pelos artistas Bertrand Lavier, Urs Fischer, David Hammons, Michael Journiac e muitos outros. Sem dúvida alguma para os apaixonados por arte contemporânea e arquitetura arrojada, este museu tem que entrar na lista de passeios obrigatórios em Paris!
Texto e fotos por Daniele Maia. Maio de 2021.
4 Dicas para seu planejamento de viagem
- Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
- Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
- Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
- Curta suas férias assegurado com a SegurosPromo e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Deixar um Comentário