Paris

Os 100 anos do icônico perfume Chanel Nº5

Publicado por
Duda Vetere

Quem conhece a estilista Coco Chanel, provavelmente já ouviu falar do icônico perfume Chanel Nº5. Criado em 1921, o primeiro perfume da marca está completando 100 anos! E quem vai nos contar mais sobre a história desta fragrância tão única é a nossa nova colunista de Paris, Daniela Maia. A brasileira mora na capital francesa, é especialista no mercado de luxo e o savoir-faire francês. Logo, confira no post mais detalhes do famoso perfume da Maison Chanel.

+10 cuidados nos hotéis em tempos de pandemia
+Baguete francesa pode virar patrimônio cultural

A história do Nº5, icônico perfume da Chanel

O Nº5 tinha uma composição radicalmente diferente. Ao contrário das fragrâncias geralmente encontradas na época, não tinha um aroma específico. Assim como os vestidos de Coco, este perfume também foi elaborado a partir de uma fragrância misteriosa e abstrata. Portanto, em 1921, Gabrielle Chanel tem uma ideia. Ela chama seu amigo Ernest Beaux para criar “um perfume de mulher com cheiro de mulher”, raro e poderoso.

+Guias de turismo na pandemia: brasileiros se reinventam
+Reabertura da Tailândia: novas medidas para os turistas

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Na Maison Chanel, diz-se que o nome do perfume se deve à chance matemática. O perfumista Ernest Beaux a apresenta com duas séries de amostras: a primeira, numerada de 1 a 5, e a segunda, de 20 a 24. Então, Coco sente o aroma de cada composição, uma após a outra, compara, hesita e depois para na quinta amostra. Certamente uma fragrância totalmente original. Portanto, o nº 5 representa a abstração. Uma fragrância floral, remetendo a flor, definindo o aroma de “ausente em qualquer bouquet”. Chanel aprova então esta versão da amostra número 5 e decide guardar este número como um talismã.

As notas do Nº5

N°5 é um bouquet original de jasmim, rosa, ylang-ylang, sândalo e vetiver. Ele n ão tem nenhuma nota dominante, a não ser uma riqueza floral, à qual são adicionados aldeídos, componentes sintéticos, para exaltar os aromas. Este perfume exala o instinto, a casualidade, e traz de volta todas as lembranças de Chanel.

Aliás, a lenda conta que Gabrielle Chanel a testou no restaurante mais famoso de Cannes, onde jantava com Ernest Beaux e alguns amigos. Ela colocou um frasco de spray sobre a mesa e o pressionou discretamente assim que uma mulher passou por ele. O efeito foi radical e instantâneo. Mulheres pararam, respirando e suspirando com surpresa o aroma.

O frasco

O frasco e a embalagem do Chanel N° 5 traduziram a alma inovadora de Gabrielle. Ao contrário dos vidros ornamentados da época, o frasco de Chanel era quadrado com linhas reticentes e angulares. Sua resposta aos nomes florais e evocativos foi a abstração de um número, seu número da sorte. A caixa de papelão branco com bordas pretas era minimalista, e a pureza do desenho gráfico era radical para sua época.

Certamente um frasco bem diferente para a época

Para este novo produto, ela escolheu um frasco radical, com uma etiqueta branca e um cabochão (um tipo de pedra preciosa) facetado representando a Place Vendôme. Já em 1986, Jacques Polge, perfumista da marca desde 1978, reinterpreta a divisão olfativa de seu antecessor para apresentar uma versão mais ampla do N°5: O Eau de Parfum.

Nº5 Eau Parfum

Chanel Nº5 e Marilyn Monroe

O Chanel N° 5 era o perfume mais vendido do mundo quando Marilyn Monroe fez uma confissão íntima. Confissão esta que o transformou em uma lenda para sempre. “Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5”. Foi com esta provocativa frase que, durante uma entrevista, Marilyn Monroe descreveu o que vestia para dormir e de fato imortalizou o perfume da maison francesa.

Marilyn Monroe e o icônico perfume da Chanel

Além disso, neste ano, para comemorar os 100 anos, a Maison Chanel lançou um colar de diamantes de 55 quilates. A jóia fabulosa foi lapidada em formato octogonal, fazendo alusão direta ao frasco do perfume. Pesando cerca de 55 quilates, é contornado por mais de 104 diamantes redondos e outros 42 no centro do colar. Uau!

Joia para celebrar os 100 anos do perfume da Chanel

E.Book « Gabrielle Chanel. Manifeste de Mode »

Como estamos vivendo uma pandemia, com viagens e eventos cancelados, Dani Maia teve a ideia de lançar o e-Book da exposição “Gabrielle Chanel. Manifeste de Mode”. Certamente uma rica experiência em um universo atemporal e admirável de Coco Chanel. A mostra foi organizada pelo Palais Galliera, com o apoio da Maison Chanel. Ela destaca o nascimento e a evolução do estilo da estilista, as características de seu trabalho, o surgimento de seus códigos e sua contribuição para a história da moda. Parte da herança de Chanel na Rue Cambon e de vários museus internacionais estão reunidos em mais de 350 peças que datam de 1910 a 1971.

Palais Galliera

O e-book pode ser adquirido através do direct no Instagram @dmhluxury.

Imagens do E-book

Sobre Dani Maia

Dani Maia é comunicadora digital especialista no mercado de luxo e o savoir-faire francês. Dani vive em Paris, mas é carioca da gema. Além disso, também morou na Alemanha e na Bélgica. Ela obteve seu MBA em Gestão e Marketing de Luxo pela ESG Paris e fundou a DMHLuxury Consultoria de luxo. A empresa organiza eventos vips e sob medida para marcas internacionais em Paris, como, por exemplo, Fendi, Baccarat, Lido Paris e outros. Além disso, é co-fundadora do Tour Art de La Table para profissionais e apaixonados pelo setor, uma imersão no universo das mais renomadas marcas francesas e suas histórias!

Dani Maia

Merci et à très bientôt !

Por Dani Maia. Abril de 2021.
Fotos: Dani Maia e Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Duda Vetere

Posts recentes

Tour pela destilaria da Jack Daniel’s perto de Nashville, no Tennessee

Com a mesma produção artesanal desde 1876, o uísque Jack Daniel’s é suavizado gota a…

7 horas atrás

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace

Guia Michelin Rio e São Paulo anuncia cerimônia no Belmond Copacabana Palace. No dia 20…

21 horas atrás

Os preferidos da chef Ariani Malouf, do Mahalo e Mahá, em São Paulo

À frente do Mahalo Mistura Criativa, em Cuiabá, e do Mahá Cozinha Criativa, em São…

2 dias atrás

Grand Ole Opry: mais famosa casa de shows de música country em Nashville

Você sabia que a música country nasceu em Nashville, capital do Tennessee?

3 dias atrás

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta

Degustação de Ovos de Páscoa do YMG! no Malta. Reunimos um time fera de jurados,…

6 dias atrás

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP

A melhor chef mulher do mundo: Janaína Torres, da A Casa do Porco, SP.

6 dias atrás