Um dos hotéis mais tradicionais da capital espanhola, o Hotel Ritz Madrid foi comprado pela rede asiática Mandarin Oriental e está prestes a ser reformado.

Fachada do hotel

Fachada do hotel

Localização

Estive hospedada lá pela segunda vez e adorei! Aberto em 1910, em um prédio que já foi um teatro, ele é glamour puro e faz parte da história da cidade. Muito bem localizado, está em pleno Paseo del Prado, uma das avenidas mais importantes de Madri e cheia de museus. O Ritz fica ao lado do Museu do Prado e perto do charmoso Thyssen-Bornemizsa, um museu menor, mas que vale muito a pena. Também não está longe do Reina Sofia, que fica em frente à estação de trem de Atocha.

Prédio visto de longe

Prédio visto de longe

Fachada do Hotel

Fachada do Hotel

Leia aqui: O que fazer em Madrid

Para completar, o hotel também está a alguns passos do Parque del Retiro, o “Central Park” local, muito arborizado, com lago, pedalinho e onde os moradores fogem para respirar ar puro, levar as crianças para brincar e/ou fazer exercícios.

Parque del Retiro

Parque del Retiro

Vale lembrar que o Ritz fica localizado a meia hora do aeroporto de Barajas.

O lobby

O Ritz  é considerado um palácio Belle Époque, ele impressiona logo na chegada. O lobby é super amplo e conta com lindos arranjos de flores em uma bela mesa mahogany. Uma escadaria digna de filme nos leva a um imponente lustre do século XIX.

Lobby

Lobby

A imponente escada

A imponente escada

Como um hotel tradicional que preza pela privacidade de seus hóspedes, o check in é feito discretamente em uma salinha dentro do lobby. Muito chique!

Salinha do check in

Salinha do check in

O Ritz é muito escolhido tanto por presidenciáveis, como artistas. A princesa Grace Kelly passou ali sua lua-de-mel com o príncipe de Mônaco, nos idos dos anos 50 e mais recentemente, a atriz Nicole Kidman também ficou hospedada no hotel com seu atual marido, o astro country Keith Urban.

Entrada do Hotel

Entrada do Hotel

Leia mais: Os melhores bares de tapas de Madrid

Bares e restaurantes

Um dos pontos altos do hotel são seus jardins, belíssimos e muito agradáveis durante o verão, onde é possível almoçar e jantar ao ar livre, além de comer deliciosos tapas, acompanhados de um bom vinho. Trata-se do restaurante Goya, de cozinha espanhola, que apresenta pratos típicos, como o cozido e um tradicional brunch aos domingos.

Varanda do Goya

Varanda do Goya

Área externa do Goya e o Jardim

Área externa do Goya e o Jardim

O Ritz Garden, como é chamado, conta com fontes de água e plantas exóticas, muitas plantadas há mais de 50 anos, originárias do Jardim Botânico de Madri, que fica ali pertinho.

Ritz Garden

Ritz Garden

O ambiente interno do Goya é elegante e sofisticado e o staff, que está no hotel há muitos anos, sempre bem dedicado.

Ambiente interno

Ambiente interno

O Ritz é famoso por ser ponto de encontro de homens e mulheres de negócios, que se encontram ali para o tradicional chá das cinco – tradição herdada da Inglaterra – ou para tomar um drinque e se misturar aos turistas de passagem pela capital espanhola. O salão de chá fica no próprio lobby do hotel e o bar Velázquez também. Intimista, com tons de vermelho que se sobressaem, é o lugar ideal para um conversa a dois regada à uma boa bebida.

Salão de chá

Salão de chá

Bar Velazquez

Bar Velazquez

Leia aqui: Onde comer em Madrid

Os quartos

Os 167 quartos e suítes divididos em seis andares são confortáveis e tem decoração clássica, como condiz um hotel do começo do século. As vistas são para o Museu do Prado, os jardins ou a Praça da Lealdade. Apesar do ambiente tradicional, eles estão equipados com tudo que precisamos nos dias hoje: TV de plasma, cafeteira Nespresso e  rádio relógio. Sem contar o frigobar, recheado de guloseimas.

Sala

Sala

Quarto - Doces do Frigobar - Cafeteira Nespresso

Quarto – Doces do Frigobar – Cafeteira Nespresso

Uma das vistas da suíte

Uma das vistas da suíte

O banheiro conta com chuveiro e banheira, roupões e boas amenities.

Banheiro

Banheiro

O novo Ritz

O Ritz Madrid sempre foi uma boa opção de hospedagem e um clássico na cidade. Agora que pertence à marca Mandarin Oriental vão haver reformas e mudanças para melhor, certamente. Muito curiosa para saber como vai ser esta mistura da tradição européia com toques modernos asiáticos.

Hotel Ritz Madrid 18

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Janeiro de 2017

Leia mais:

Hotel Único, no bairro badalado de Madrid

Onde fazer compras na Espanha

Hotel Plaza Athenée Paris

Hotel 45 Park Lane, em Londres

 

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.