Um dos hotéis mais tradicionais da capital espanhola, o Hotel Ritz Madrid foi comprado pela rede asiática Mandarin Oriental e está prestes a ser reformado.

Fachada do hotel

Fachada do hotel

Localização

Estive hospedada lá pela segunda vez e adorei! Aberto em 1910, em um prédio que já foi um teatro, ele é glamour puro e faz parte da história da cidade. Muito bem localizado, está em pleno Paseo del Prado, uma das avenidas mais importantes de Madri e cheia de museus. O Ritz fica ao lado do Museu do Prado e perto do charmoso Thyssen-Bornemizsa, um museu menor, mas que vale muito a pena. Também não está longe do Reina Sofia, que fica em frente à estação de trem de Atocha.

Prédio visto de longe

Prédio visto de longe

Fachada do Hotel

Fachada do Hotel

Leia aqui: O que fazer em Madrid

Para completar, o hotel também está a alguns passos do Parque del Retiro, o “Central Park” local, muito arborizado, com lago, pedalinho e onde os moradores fogem para respirar ar puro, levar as crianças para brincar e/ou fazer exercícios.

Parque del Retiro

Parque del Retiro

Vale lembrar que o Ritz fica localizado a meia hora do aeroporto de Barajas.

O lobby

O Ritz  é considerado um palácio Belle Époque, ele impressiona logo na chegada. O lobby é super amplo e conta com lindos arranjos de flores em uma bela mesa mahogany. Uma escadaria digna de filme nos leva a um imponente lustre do século XIX.

Lobby

Lobby

A imponente escada

A imponente escada

Como um hotel tradicional que preza pela privacidade de seus hóspedes, o check in é feito discretamente em uma salinha dentro do lobby. Muito chique!

Salinha do check in

Salinha do check in

O Ritz é muito escolhido tanto por presidenciáveis, como artistas. A princesa Grace Kelly passou ali sua lua-de-mel com o príncipe de Mônaco, nos idos dos anos 50 e mais recentemente, a atriz Nicole Kidman também ficou hospedada no hotel com seu atual marido, o astro country Keith Urban.

Entrada do Hotel

Entrada do Hotel

Leia mais: Os melhores bares de tapas de Madrid

Bares e restaurantes

Um dos pontos altos do hotel são seus jardins, belíssimos e muito agradáveis durante o verão, onde é possível almoçar e jantar ao ar livre, além de comer deliciosos tapas, acompanhados de um bom vinho. Trata-se do restaurante Goya, de cozinha espanhola, que apresenta pratos típicos, como o cozido e um tradicional brunch aos domingos.

Varanda do Goya

Varanda do Goya

Área externa do Goya e o Jardim

Área externa do Goya e o Jardim

O Ritz Garden, como é chamado, conta com fontes de água e plantas exóticas, muitas plantadas há mais de 50 anos, originárias do Jardim Botânico de Madri, que fica ali pertinho.

Ritz Garden

Ritz Garden

O ambiente interno do Goya é elegante e sofisticado e o staff, que está no hotel há muitos anos, sempre bem dedicado.

Ambiente interno

Ambiente interno

O Ritz é famoso por ser ponto de encontro de homens e mulheres de negócios, que se encontram ali para o tradicional chá das cinco – tradição herdada da Inglaterra – ou para tomar um drinque e se misturar aos turistas de passagem pela capital espanhola. O salão de chá fica no próprio lobby do hotel e o bar Velázquez também. Intimista, com tons de vermelho que se sobressaem, é o lugar ideal para um conversa a dois regada à uma boa bebida.

Salão de chá

Salão de chá

Bar Velazquez

Bar Velazquez

Leia aqui: Onde comer em Madrid

Os quartos

Os 167 quartos e suítes divididos em seis andares são confortáveis e tem decoração clássica, como condiz um hotel do começo do século. As vistas são para o Museu do Prado, os jardins ou a Praça da Lealdade. Apesar do ambiente tradicional, eles estão equipados com tudo que precisamos nos dias hoje: TV de plasma, cafeteira Nespresso e  rádio relógio. Sem contar o frigobar, recheado de guloseimas.

Sala

Sala

Quarto - Doces do Frigobar - Cafeteira Nespresso

Quarto – Doces do Frigobar – Cafeteira Nespresso

Uma das vistas da suíte

Uma das vistas da suíte

O banheiro conta com chuveiro e banheira, roupões e boas amenities.

Banheiro

Banheiro

O novo Ritz

O Ritz Madrid sempre foi uma boa opção de hospedagem e um clássico na cidade. Agora que pertence à marca Mandarin Oriental vão haver reformas e mudanças para melhor, certamente. Muito curiosa para saber como vai ser esta mistura da tradição européia com toques modernos asiáticos.

Hotel Ritz Madrid 18

Por Renata Araujo

Fotos: Renata Araujo e Divulgação

Janeiro de 2017

Leia mais:

Hotel Único, no bairro badalado de Madrid

Onde fazer compras na Espanha

Hotel Plaza Athenée Paris

Hotel 45 Park Lane, em Londres

 

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EASYSIM4YOU e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.