Empório Gourmet chega ao Leblon

Sucesso há mais de 20 anos em Itaipava, região serrana do Rio, o Empório Gourmet chega ao Leblon. Restaurante da empresária e chef Rosani Simas, acaba de ser inaugurado na Rua Bartolomeu Mitre, onde funcionava o uruguaio Gonzales. O cardápio, brasileiro, com influência italiana, é assinado pelo chef Roberto Della Corte (ex Chocolate e Osteria) e apresenta pratos feitos com produtos frescos, muitos trazidos da Serra.

Começamos o almoço com o couvert, com  pães artesanais e torradas feitos na casa e pastinhas deliciosas, como, patês de chutney, foie, vitela, mousse de truta defumada e antepasto de berinjela.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Depois, vieram as entradinhas: bruschettas variadas e levinhas, uma burrata deliciosa e aspargos grelhados com presunto de parma.

De principal, o chef preparou especialmente pra mim uma vitela com massa fresca na manteiga, deliciosa e meu companheiro de mesa, o fotógrafo Tomás Rangel, foi de Ossobuco Toscano – ao molho do chef com risoto zaferano (açafrão), no ponto certo.

No cardápio há ainda outras massas, como o Nhoque Beluno – recheado com queijos e gratinado com funghi porcini; o Ravióli de Zuka – recheado de abóbora ao molho de camarão; o Spaguete Empório – massa fina ao pomodoro basílico; e a Lasanha da Nona – massa fresca à bolonhesa. Para quem gosta de Risoto, duas deliciosas opções: Camarão com aspargos; e Funghi Porcini.

E  para quem quer pratos mais leves, que tal o Atum em crosta – grelhado em crosta de três pimentas com salada verde? Ou ainda o Congro Negro à moda chilena – filet de peixe com risoto primavera e Salmão Oriental – empanado com gergelim e quenelle de baroa; Cherne Mediterrâneo – filet de cherne grelhado com camarões flambados ao molho de vinho branco e batata mont dorè?

De sobremesa, provamos um pout pourri que certamente vai encantar os amantes de doces!

Nota-se que é um cardápio variado e inventivo. O chef Roberto não tem medo de ousar e usa pede para própria equipe provar suas criações antes definir os pratos. Nada mais democrático.

O Empório Gourmet está com um ambiente bem simpático, inspirado na Provence, com destaque para o jardim de inverno, com plantas e orquídeas vindas direto de Itaipava. As cadeiras em estilo imperial, o artesanato, as toalhas de mesa floridas e as diferentes luminárias do salão dão um charme extra ao local.

O serviço é atento e apesar de estar em uma rua bem movimentada, onde passam ônibus, o barulho é totalmente isolado e não se escuta nada. Bom saber que temos mais uma simpática opção para almoço e jantar no Leblon. Mais que aprovado!

Detalhe: ainda ganhei um pacotinho de cookies de chocolate da simpática Rosani que foram devidamente devorados no fim-de-semana.

Texto: Renata Araújo

Foto: Renata Araújo, Tomás Rangel e Marcos Oliveira

Julho de 2015.

Leia mais:

Food Truck Festival no Village Mall

Cafés da Manhã Nespresso no Rio

Novo espaço gourmet no Rio Othon Palace

Restaurante Sá no Hotel Miramar By Windsor

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.
Compartilhe
Publicado por
Renata Araujo

Posts recentes

Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema

Clássico Beach Club: café da manhã com vista em Ipanema. Idealizado pelo chef consultor Pedro…

18 horas atrás

The Slow Bakery: nova padaria artesanal no Leblon

The Slow Bakery, a nova padaria artesanal no Leblon. Tudo é feito na casa e…

1 dia atrás

5 vinícolas no Vale do Maipo, no Chile

5 vinícolas no Vale do Maipo, no Chile.

2 dias atrás

O que fazer em Chipre, fantástica ilha no Mediterrâneo

O que fazer em Chipre, fantástica ilha no Mediterrâneo. Começou a temporada de praia no…

3 dias atrás

Os 100 melhores restaurantes do Brasil

Os 100 melhores restaurantes do Brasil.

5 dias atrás

Boteco Princesa no Leblon: restaurante do chef Pedro de Artagão

Boteco Princesa no Leblon: restaurante do chef Pedro de Artagão. Um restaurante com alma de…

6 dias atrás