Até 26 de junho acontece a 31ª edição da CASACOR Rio 2022, no Jardim Botânico. Pelo segundo ano consecutivo, o palco é a luxuosa Residência Brando Barbosa, um palacete cercado por 12 mil m² de Mata Atlântica! Estivemos presentes no evento antes da abertura para conferir, em primeira mão, todos os detalhes. O lema deste ano foi criar espaços mais usáveis e próximos ao público. Ou seja, será possível aproveitar melhor os pátios, jardins e áreas de entretenimento. De fato, um programão para quem gosta de arquitetura e decoração! Portanto, confira todos os detalhes abaixo. Aproveite para ler também sobre o Desfile das Campeãs no sábado.

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

+ Onde comer atum

Entrada da CASACOR

CASACOR Rio 2022

Ao todo são 41 profissionais participantes, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, por exemplo. O tema deste ano é “Infinito Particular” e certamente são perceptíveis os ares mais contemporâneos na decoração. Além disso, as soluções são facilmente de serem replicadas em outros grandes imóveis Brasil afora.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Certamente foram levados em conta a proteção e preservação das características originais do casarão, tombado pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).

Segundo Patricia Mayer, sócia-diretora da mostra, nesta edição o objetivo é trabalhar o sonho do casal Brando Barbosa, que não teve herdeiros. A ideia, é portanto, é transformar a propriedade em um instituto cultural. “Um local para receber com sala de música, lounge, adega, sala de projeção. Enquanto isso, no segundo piso, há estúdios que poderiam ser usados por artistas residentes ou convidados do instituto”, explica Patricia.

Os ambientes

A visita começa pelo antigo porte-cochère (uma espécie de pórtico) da residência. A partir daí, o itinerário segue pelo primeiro andar da casa principal e seus salões. A cozinha, por exemplo, ganha uma nova função: a de café aberto ao público, com direito a deck externo. Já a antiga despensa dá lugar a uma renovada adega.

A arquiteta Marilene Galindo é a responsável pela Suíte do Viajante. O quarto, que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, ganha novos ares com uma decoração contemporânea. São tons de cinza, preto e branco. Além disso, é um ambiente prático, pensado naquele viajante que roda o mundo inteiro, com um pequeno espaço de trabalho e uma banheira para relaxar.

Enquanto isso, o Quarto Drummond foi projetado pela dupla Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa. O poeta, que completaria 120 anos em 2022, ganha em sua homenagem um quarto com decoração simples. Ou seja, são tecidos leves, mas certamente sem abrir mão do romantismo. Isto sem falar nos poemas impressos pelo quarto!

Já a dupla Ric Melo e Rodrigo Messi preparou a Sala de Reunião, que fica na antiga sala de banho. Há uma verdadeira exposição com peças do acervo da Residência, como, por exemplo, a banheira de mármore que pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina. Portanto, um programa seguramente atraente para quem curte decoração.

Local: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.

Horário: de terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 21h

Ingressos e agendamento de visitas online. Valores a partir de R$40, meia entrada. Mais informações e tour virtual pelo site.

Texto e fotos por Renata Araújo. Abril de 2022.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.