A importância da diversidade cultural nas viagens

Sabem aquelas pesquisas que fazemos antes de viajar? O que se come, roteiros, especificidades históricas do local, clima.. Aliás, é válido também um estudo de como as pessoas se comportam, ou seja, como se comunicam e se portam em culturas diferentes. De fato, essa é uma parte interessantíssima que pode tornar sua viagem uma experiência antropológica de vivenciar outros costumes. Na coluna You Must Feel, a psicóloga Daniela Faertes fala da importância da diversidade cultural nas viagens. Leia também sobre os benefícios da viagem ao nosso mundo interior.

+Como manter a saúde mental durante a pandemia

Diversidade cultural nas viagens

Uma área de conhecimento chamada de comunicação intercultural visa através dos estudos fazer essa interligação. Foi criada, principalmente, para a interação intercultural no trabalho e que pode ser rica nessa  “viagem” dentro da viagem. A forma como as pessoas falam, tom de voz, expressões faciais e as palavras, em certos lugares, muitas vezes soam rudes para alguns, para outros prolixa, ou até mesmo simpática demais.

Uma queixa comum no mundo corporativo quanto aos cariocas é que eles necessitam que tudo se fale com um “jeitinho” . E às vezes pode soar grosseira a forma como alguns estrangeiros se comunicam. A maneira como as pessoas se cumprimentam também é uma boa diferença a ser observada.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Gueixas caminhando em Asakusa em Tóquio
Gueixas caminhando em Asakusa, Tóquio

Questões comportamentais, como pontualidade, rapidez nos retornos, tempo de resposta, abertura e acessibilidade, são interessantes também. Assim como receptividade, o que vestem, o que valorizam mais nas suas rotinas, a rapidez ou não de como andam, como lidam com regras e burocracias, etc.

As diferenças são muitas para se reparar. Desde o próprio aeroporto, dos funcionários aos passageiros, já é possível notar. Entender como funcionam e como se comunicam pode tornar a sua viagem muito mais rica!

Comunicação Intercultural

O lidar com pessoas de culturas diferentes é um desafio. Mas só de você ter a consciência de que isso ocorre e que faz parte, fica mais fácil. Além disso, pode tirar o aprendizado de como administrar e, muitas vezes, até suportar ambientes de trabalho, por exemplo. Não se esqueça que o mindset de férias é uma diversão e relaxamento. Portanto, essas questões entram mais como uma observação se você achar interessante.

Nossa editora-chefe Renata Araújo em Dubai

Outra questão é saber que outras culturas têm certos estereótipos, o que não necessariamente fala sobre cada pessoa. Brasileiros são receptivos, cariocas são simpáticos, por exemplo, são generalizações do ambiente. Não se assuste se encontrar pessoas diferentes dos estereótipos locais. Além de mudar entre os países, também pode ser muito diferente entre as cidades.   

Portanto, viajantes: se joguem nessa diversidade cultural e aproveitem o que cada uma delas possa te render. O perigo é que pode ser que essa conexão mais profunda te faça querer viajar ainda mais e aí teremos um problema. Ou não.

Por Daniela Faertes. Julho de 2021.
Fotos: Renata Araújo

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe: