24ª edição do Grammy Latino em Sevilha, na Espanha

Pela 1° vez, a maior premiação da música latina aconteceu fora dos Estados Unidos, e o lugar escolhido foi Sevilha, capital da Andaluzia e quarta maior cidade da Espanha. Como todos os anos, estava lá para fazer a cobertura e posso garantir que o Grammy Latino em Sevilha foi um destino certeiro, que agradou a todos, por sua vocação para o turismo, sua arquitetura que impressiona pelos detalhes e gastronomia fantástica. Era visível, tanto por parte da indústria, como dos artistas, a felicidade em estar na Andaluzia! Tanto é que a delegação brasileira foi a maior já vista no Grammy Latino: cerca de 200 pessoas.

sevilha
Sevilha

Os locais das festas e premiações foram incríveis, ricos em história e com arquitetura estonteante que surpreendeu a todos! As cerimônias oficiais aconteceram no Palácio de Convenções, a 25 minutos do centro, e a vibe da cidade contribuiu ainda mais para que todos entrassem no clima latino. Obviamente por ter recebido pela primeira vez a maior festa da música latina, houve alguns percalços que qualquer destino estreante teria. Mas nada que tirasse o brilho da Latin Week! Lembrando que, mais uma vez, tive o prazer de fazer a locução da premiação em língua portuguesa. Confira abaixo todos os detalhes da 24ª edição do Grammy Latino em Sevilha e como foi acompanhar a festa de perto.

Aproveite para ler também:

Aliás, se você tem planos de ir para a Espanha, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

A Première do Grammy Latino em Sevilha

O pré telecast aconteceu no Centro de Exposições e Conferências (FIBES) de Sevilha, (parte da premiação que não é televisionada), com muitos brasileiros concorrendo. Com extrema simpatia, segurança e elegância, a cantora Giulia Be conduziu a cerimônia junto ao ator espanhol Miguel Ángel Muñoz. Entre os artistas que se apresentaram, por exemplo, estavam Majo Aguilar, Paula Arenas, Julieta Venegas e Thiaguinho, o único brasileiro.

Mas, vamos aos vencedores das categorias em língua portuguesa? Os compositores Tiago Iorc e Duda Rodrigues levaram a estatueta em “Melhor Canção em Língua Portuguesa” com “Tudo o que a fé pode tocar”. Enquanto isso, Xênia França ganhou em “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”. Já a cantora Gaby Amarantos recebeu o seu primeiro gramofone dourado na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. A cantora fez uma homenagem à Amazônia, com um vestido que simulava uma árvore, e arrancou aplausos da plateia com seu discurso sobre a Amazônia ser o pulmão do mundo e precisar de cuidados.

A transgressora banda de rock Planet Hemp, que completa 30 anos em 2023, levou a estatueta em duas categorias. “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, com Jardineiros, e “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa” com Distopia, com participação de Criolo. Martinho da Vila também foi um dos vencedores, na categoria “Melhor álbum de samba/pagode”.

Além disso, também tiveram dois prêmios post mortem certamente merecidos: Marilia Mendonça com “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, com Decretos Reais, e João Donato, com “Melhor Álbum de Música popular brasileira”, com Serotonina.

Quem veio ao Grammy Latino

Independente de ter ganho ou não, uma série de artistas indicados vieram acompanhar de perto a festa latina em Sevilha. Aliás, o maior número que já compareceu no Latin Grammy, afinal, a Espanha é um país pra lá de convidativo. Ou seja, estão por aqui: Iza, Vanessa da Mata, Chitãozinho&Xororó, Mumuzinho, Hamilton de Holanda, Chico César, Rubel, Tulipa Ruiz, entre outros.

A premiação principal do Grammy Latino em Sevilha

As grande vencedoras da noite foram Natalia Lafourcade, Shakira e Karol G, que levaram para casa três gramofones cada. Karol G, inclusive, recebeu o prêmio de Álbum de Ano das mãos de Anitta.

Laura Pausini homenageada no “Person of the Year”

No dia anterior à grande noite, também aconteceu o Person of the Year, ou personalidade do ano, que homenageia grandes artistas, em um jantar de gala no Palácio de Congressos, em Sevilha. Este ano, a cantora italiana Laura Pausini foi a terceira mulher, e primeira europeia, a receber o título de Person of the Year. Antes dela, como mulheres, apenas Shakira e Gloria Estefan haviam recebido tal mérito.

A super estrela italiana, com 30 anos de carreira, começou a cantar ainda criança, gravou em cinco idiomas e foi totalmente abraçada pela comunidade latina. Cerca de 30 artistas, como, por exemplo, Andrea Bocelli, Luis Fonsi, David Bisbal e Carlos Vives, acompanhados de uma super orquestra, subiram ao palco para cantar o repertório da intérprete e compositora italiana.

Artistas internacionais como Michael Buble e Ricky Martin, e brasileiros como Gilberto Gil e Ivete Sangalo registraram em vídeos emotivos suas homenagens à artista italiana. Únicos brasileiros, Anitta e Tiago Iorc, junto do trompetista cubano Arturo Sandoval, surpreenderam com uma versão em português da balada romántica “En la ausencia de ti”, muito bem traduzida como “Saudade de Você”. A dupla inédita, segura e com boa química, arrancou aplausos da plateia andaluza e multinacional presente.

Os Prêmios Especiais

A primeira cerimônia do Grammy foram os “Prêmios Especiales”, onde a cantora Simone foi a única brasileira homenageada pelo conjunto da obra. Neste ano, aliás, ela comemora 50 anos de carreira. O evento aconteceu no Teatro da Capitania, de 1904, em plena Plaza de España, o coração de cidade. Além disso, outros oito artistas de diversos países latinos receberam o prêmio. Em seguida, teve jantar e coquetel para vencedores e convidados no Cassino de Sevilha.

Os eventos paralelos

Durante a Latin Week, aconteceram diversas celebrações e eventos de plataformas, gravadoras e distribuidoras. O Youtube, por exemplo, recebeu seus convidados, entre profissionais da indústria, patrocinadores e artistas, na Villa Luísa, uma casa de eventos, onde alguns dos intérpretes mais bem ranqueados se apresentaram.

Já a gravadora Universal Music montou uma enorme tenda na Plaza de Espanha, uma das mais suntuosas do país e o coração da cidade, e fez lá a sua semana da música. Foi uma grande festa flamenca com cerca de 100 artistas se apresentando, entre cantores, dançarinos e músicos. Enquanto isso, a maior plataforma de música, Spotify, fez sua recepção na Casa Palacio Guardiola, um palacete de 1880. Entre os convidados, as cantoras Anitta e Lauana Prado, indicada na categoria “Melhor Álbum Sertanejo”.

Certamente foi uma semana de muita festa para a música latina, em um evento inédito e relevante para nossa cultura.

Por Renata Araújo. Novembro de 2023

Fotos: Renata Araújo, Getty Images, Divulgação

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!