Virgínia Key: uma ilha escondida em Miami

Se você acompanha o You Must Go!, sabe que frequentamos bastante Miami, e estamos sempre compartilhando tudo que há de melhor na cidade. Neste post, vou contar para vocês sobre um lugar que muita gente ainda não conhece, e eu mesma estive pela primeira vez recentemente: Virginia Key! Esta ilha escondida em Miami é um verdadeiro refúgio na cidade grande, repleto de natureza e com vistas infinitas da Baía de Biscayne e do Atlântico. De fato, um lugar ideal para quem gosta de nadar, andar de caiaque, fazer stand up paddle, mountain bike ou simplesmente relaxar ao sol e apreciar a paisagem. Portanto, vale a pena incluir este passeio no seu roteiro de Miami, distante apenas 20 minutos de carro de South Beach! Leia até o final para saber de todos os detalhes!

Aliás, se você tem planos de viajar para Miami, não esqueça de conferir aqui nossa seleção dos melhores hotéis e de reservar com o Booking, nosso parceiro! Não muda nada e desta maneira você consegue nos ajudar a monetizar nosso trabalho.

Uma ilha escondida em Miami

Localizada na Baía de Biscayne, a menos de dois quilômetros da costa do centro, Virgínia Key é de propriedade conjunta da cidade de Miami e do condado de Miami-Dade. São mais de 300 acres de manguezais, aproximadamente 16 acres de floresta marítima. Aliás, é considerado o maior pântano de manguezal do estado. Certamente um lugar de muita natureza, com pequenas praias, dunas, lagoa e até uma trilha. Além disso, também é um local ativo de nidificação de tartarugas marinhas.

Portanto, você pode alugar uma bicicleta para fazer uma das trilhas, um caiaque para andar na lagoa ou até mesmo um stand up paddle. Lá podemos encontrar algumas das mais antigas variedades de flora e fauna sobreviventes na região. O Virginia Beach Park conta ainda com um carrossel antigo, ainda em funcionamento, com vista para o mar, e um minitrem que percorre uma parte da ilha.

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Além disso, na ponta noroeste de Virginia Key fica o Miami Seaquarium, o maior aquário dos Estados Unidos, aberto em 1955. Lá, estão presentes centenas de tipos de peixes, tartarugas-marinhas, tubarões e répteis. Outra dica de programa perto desta ilha escondida em Miami é tomar um drinque ou almoçar no Rusty Pelican, que fica na Rickenbacker Marina, e oferece menu de culinária contemporânea com um toque latino.

A história de Virginia Key

Em meados da década de 40, a segregação racial já era uma realidade no Sul dos Estados Unidos, e principalmente em Miami. A população afro-americana não tinha praias que pudesse frequentar, foi então que em 1945, as autoridades aceitaram exigências de manifestantes negros que designaram a área de Virginia Beach como de “uso exclusivo dos negros”. Rapidamente, Virginia Key se tornou um refúgio e local de encontro social, e até mesmo religioso. A praia só podia ser acessada por barco, saindo do Miami River na comunidade negra de Overtown, até que a estrada elevada foi construída em 1947. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial, Virginia Key foi usada como base de treinamento militar para soldados afro-americanos e o famoso esquadrão de lutadores afro-americanos, The Red Tails.

Com o fim da segregação das praias do condado na década de 60, a popularidade de Virginia Key caiu. Portanto, em 1982, a cidade de Miami fechou o Virginia Key Beach Park alegando alto custo de manutenção e operação. Só em 2002 o parque foi inscrito no Registro Nacional de Locais Históricos e, então, reaberto ao publico em 2008, com uma pequena infraestrutura, onde é possível tomar banho, ajeitar as bikes ou simplesmente parar para descansar!

A paisagem deslumbrante certamente me deixou extasiada! Ao longe, Fisher Island (a ilha mais exclusiva de Miami) e South Beach, que na verdade não estavam tão distantes, apenas a 2,8 km de distância. No entanto, devido à paz que reinava, pareciam muito mais longe! Uma ilha escondida em Miami que você deveria incluir nos seus planos.

O Virginia Key Beach Park funciona das 7 horas da manhã até o por do sol. Sexta, sábado e domingo, 10h e 14h, tem passeios gratuitos de eco-história no parque. A entrada é gratuita de segunda a quinta, e U$10 no fim de semana, e U$12 em feriados. Mais detalhes no site.

Texto e fotos por Renata Araújo. Junho de 2024.

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a GTA Seguros e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Compartilhe:
Avatar
Escrito por Renata Araujo
Formada pela PUC-RJ, com pós graduação na Universidade Complutense de Madrid, Renata tem mais de 20 anos de experiência como repórter e apresentadora de TV. Começou a carreira na TV Globo e trabalhou oito anos no canal Multishow. Já foi colunista de viagem do programa Estúdio i, da Globonews. Renata virou referência quando se fala em viagem de luxo no Brasil e gastronomia, tanto que é comentarista do programa Hotéis Incríveis da Gsat+, além de ser jurada dos prêmios Comer e Beber, da Veja Rio e do Rio Show. Renata também teve uma coluna diária de turismo e gastronomia na Rádio Alpha FM RJ. A jornalista colabora para as revistas Viaje Mais e Viaje Mais Luxo. Cidadã do mundo, Renata morou nos EUA, Espanha e França. Hoje, está no Rio de Janeiro, mas não para quieta. Com sua vivência em diferentes culturas e paixão por viagens, quis compartilhar seu olhar curioso pelas cidades onde passa dando dicas relevantes para os leitores. Então, vocês vão ver que esses são os tópicos mais abordados por aqui. Espero que gostem!