Nesta terça-feira, 8 de março, é Dia da Mulher! E claro que não poderíamos deixar passar em branco esta data tão importante. Sabe aquela receita que é passada de geração para geração, de mãe para filha, vó para neta? Reunimos neste post grandes chefs do sexo feminino para dividir estas receitas de família com a gente! Então prepare-se pois tem muita comida boa a seguir, muitas delas, por exemplo, podem ser encontradas nos restaurantes das chefs!

+Reserve aqui seu hotel pelo melhor preço.

Dia da Mulher em família: receitas inspiradas em grandes mulheres

Estrogonofe com arroz e batatas coradas, da chef Janaína Rueda (A Casa do Porco/Bar da Dona Onça, SP)

A mãe da Janaína sempre preparava o estrogonofe nas festas de aniversário dela e em outras ocasiões especiais. Portanto, aquela lembrança ficou na memória da chef e ela começou a fazer a receita para os filhos. Atualmente, é um dos clássicos do Bar da Dona Onça.

Rendimento: 4 porções  

Vai viajar para o exterior?

Contrate aqui seu seguro viagem, testado e aprovado por nós!

Saiba Mais

Ingredientes
500g de alcatra cortada em tiras
1 cebola grande picada
3 tomates picados
250g de champignon
200ml de creme de leite fresco
500ml de água mineral 
30ml de óleo de canola ou girassol
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o óleo e frite a carne no método pinga e frita. Acrescente a cebola e refogue. Coloque o tomate, o champignon e refogue por mais alguns minutos. Adicione a água, aos poucos, e deixe na pressão por 7 minutos. Destampe a panela e coloque o creme de leite; misture e espere por mais 3 minutos. Sirva com arroz e batatas coradas.

Bar da Dona Onça Chef Janaina Rueda Estrogonofe de Boi + Batata frita + arroz soltinho

“Lá na minha avó”, da chef Lisiane Arouca (Origem/Ori, Salvador)

A chef-pâtissière Lisiane Arouca, prepara uma sobremesa batizada de “Lá na minha avó”, que reúne os doces preferidos que a avó fazia para ela na infância: tuille de manteiga, ambrosia, pudim e farofa de queijo, mousse de queijo e sonho. “Esta sobremesa é muito especial para mim, pois é composta pelos principais doces feitos pela minha avó Marieta na minha infância. Reuni em uma sobremesa só os meus favoritos. Doces lácteos sempre me agradaram muito!”, conta a chef.

Chef Lisiane Arouca

Tuille de Manteiga

Ingredientes
100g de açúcar, de farinha de trigo, de claras e manteiga.

Modo de preparo
Misture a farinha, o açúcar e a manteiga, acrescente as claras em neve e misture bem. Reserve na geladeira por 20 minutos. Abra a massa sobre um tapete de silicone e espalhe até ficar bem fininha. Asse em temperatura de 180º em forno pré-aquecido por 20 minutos até dourar.

Ambrosia

Ingredientes
2l de leite 
600g de açúcar granulado 
4 gemas 
Vinagre de maçã 

Modo de preparo
Misture bem as gemas no açúcar; acrescente ao leite e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, coloque umas gotas de vinagre de maçã; mantenha em fogo brando até dourar.

Pudim

Ingredientes
800g de leite condensado 
200g de creme de leite 
200g de leite 
2 ovos 

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e leve à geladeira para descansar por duas horas. Asse em assadeira caramelizada em banho maria a 100º por 1h30.

Farofa de Queijo

Ingredientes
150g de manteiga 
275g de farinha de trigo 
100g de farinha de parmesão ralado 

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes no processador. Asse e 120º por cerca de 40 minutos, até dourar.

Mousse de Queijo

Ingredientes
250g de Cream Cheese Philadelphia 
50g de leite condensado 
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha 

Modo de preparo
Bata o Cream Cheese com o leite condensado e a essência de baunilha com o mix. Reserve na geladeira.

Sonho

Ingredientes esponja
100g de farinha de trigo 
100ml de água morna
10g de fermento 

Ingredientes massa
400g de farinha de trigo 
75g de açúcar 
50g de ovos
7g de sal 
5g de glúten ou melhorador
50g de manteiga 
125g de leite gelado

Modo de preparo
Misture primeiro os ingredientes da esponja; reserve até dobrar de volume. Na batedeira, usando o batedor gancho, misture a esponja fermentada, a farinha, o açúcar e o sal. Acrescente os ingredientes gelados. Sove a massa por 10 minutos. Reserve em temperatura ambiente até dobrar de volume. Modele o sonho em formato de bolinhas e deixe descansar até dobrar de volume. Frite em óleo até ficar dourado. Passe no açúcar com canela.

Montagem
Em um prato de sua preferência, coloque uma pequena quantidade de cada elemento, mantendo a ambrosia próxima ao creme de queijo. Recheie o sonho com doce de leite e acrescente uma bola de sorvete de leite ninho antes de servir.

“Lá em Casa”

Pudim de Pão, da chef Diva Oliveira (Ateliê Diva Confeitaria Festiva e Afetiva, RJ)

A Mironga, ou Pudim de Pão, vem da avó e da mãe de Diva, que apesar de nascerem em estados diferentes, e se apresentarem com nomes diferentes, tem a receita com espaço cativo em cada comemoração em família. “ Minha avó, por parte de pai, sempre fazia este doce com o nome de Mironga (ela nasceu no Espirito Santo) e minha mãe também, mas como nome de Pudim de Pão (nasceu na Bahia). Daí a diferença dos nomes, mas com receitas similares e com espaço cativo em nossa mesa e coração” , explica Diva.

dia da mulher
Diva Oliveira

Ingredientes
8 a 10 pães franceses amanhecidos
3 ovos
1 litro de leite aproximadamente
3 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa bem cheia de manteiga
Frutas à gosto (uva passa ou frutas cristalizadas ou banana)

Modo de preparo
Pique com as mãos os pães, coloque em uma vasilha e coloque leite aos poucos de morno para frio suficiente para dar ponto de massa de bolo (pode ser menos de 1 litro ou mais de 1 litro de leite). Deixe o pão descansando no leite por uns 5 a 10 minutos, ou até ficar bem macio. Depois mexa delicadamente para não desmanchar muito os pães. Queremos que fique alguns pedaços. Dê uma leve batida nos ovos e adicione na mistura junto com o açúcar e a manteiga em temperatura ambiente. (não precisa colocar trigo, por isso cuidado ao colocar o leite, para a massa não ficar muito liquida, o ponto da massa fica igual a de um bolo comum).

Mexa para incorporar todos os ingredientes e coloque um pouco de uva passas ou frutas cristalizadas. Unte um tabuleiro com uma quantidade generosa de manteiga e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até a massa ficar douradinha. Deixe esfriar e corte em quadradinho e sirva. Coloque para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, até a massa ficar bem douradinha. Obs: a receita não leva fermento em pó e farinha de trigo.

Torta de Camarão, da chef Bruna Martins (Birosca, BH)

A chef mineira, que comanda o restaurante Birosca em Belo Horizonte, faz uma cozinha criativa de inspiração afetiva e repleta de lembranças. Portanto, suas receitas são extraídas dos cadernos da mãe e avós, como, por exemplo, a torta de camarão. A famosa torta de camarão da casa (R$120) leva creme de abóbora, catupiry e massa folhada.

dia da mulher
Chef Bruna Martins

Ingredientes: 
250 gramas de camarão vm descascado 
1/2 abóbora japonesa 
100 gramas de queijo parmesão ralado 
150 gramas de catupiry 
150 ml de leite de coco 
1 gema 
1/2 dente de alho picada 
30 gramas de cebola picada 
Azeite, colorau, sal e pimenta-do-reino a gosto 
Massa folhada suficiente para cobrir a travessa 

Modo de preparo

Retire as sementes da abóbora e descarte. Então, coloque a metade da abóbora virada para baixo (casca pra cima) num refratário e leve para assar a 180 graus por aproximadamente 30 min. Ou até uma faca atravessar com facilidade. 
Após assada, com ajuda de uma colher retire toda a polpa da abóbora e reserve. Descarte a casca. Amasse a abóbora até virar um purê. Enquanto isso, numa panela com fogo baixo, adicione um fio de azeite, doure o alho e a cebola e coloque o purê para aquecer, adicione o leite de coco e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem e desligue. 
 
Tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino e o urucum coloral. Aqueça bem uma frigideira grande antiaderente e coloque um fio generoso de azeite. Adicione uma quantidade de camarões de forma que não encha toda a frigideira. Aliás, é importante não dar água. Doure por aproximadamente 3 minutos apenas um lado desses camarões, pois ele completará o cozimento no forno. Reserve os camarões dourados e repita a operação até acabar tudo. 
 
Escolha uma travessa que vá ao forno e cubra todo o fundo dela com o creme de moranga. Disponha os camarões por cima. Adicione colheradas de catupiry em vários pontos. Salpique parmesão por cima.  Cubra a travessa com a massa folheada de forma que sobre um pouco ao redor. Aperte essa massa em todas as laterais vedando bem. Pincele uma gema de ovo por cima de toda a massa. Leve a torta ao forno pré aquecido a 200 graus por aproximadamente 25min ou até a massa dourar. 

dia da mulher
Torta de Camarão

Torta com farofa, da chef Thábata Tubino (Da Thábata, RJ)

A chef por trás da Da Thábata, que abriu recentemente sua primeira loja no Shopping da Gávea, fazia esta receita com a avó dela para o chá da tarde em Porto Alegre. ”Essa torta com farofa me traz boas lembranças da minha avó e de Porto Alegre. Era sempre uma boa opção para o nosso chá da tarde juntas”, diz a chef.

Chef Thabata

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 gemas peneiradas
1 colher sopa de manteiga
1 colher de sopa maizena
2 colheres chá extrato de baunilha
1 lata de creme de leite

Farofa
3 xic. de f. trigo peneirada
1 1/2 xic açúcar
1 colher sopa fermento em pó
1/2 xic de manteiga
1 ovo

Modo de preparo
Coloque o leite cond. , o leite, as gemas, a manteiga e a maisena, leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte a baunilha e o creme de leite, mexa bem e reserve. Numa tigela misture todos os ingredientes da farofa, coloque metade da farofa na assadeira forrada e por cima disponha o recheio reservado, cubra com a farofa restante. Forno 45 min.

Pão Minuto, da chef Ludmilla Soeiro,

”A maternidade para mim é um amor construído. Tenho um infinito amor pela minha mãe, somos o extremo uma da outra. Ter um filho me assustou e no começo não sabia como lidar. O tempo passou e a conexão para mim é uma dos sentimentos mais primários que reconheço. Virei uma Leoa. Minha mãe não curte cozinhar mas adora receber. Há 45 anos faz as mesmas receitas e esta é daquelas que veio da avó dela até a mim. Fácil , barata, rápida e sem frescuras.
Para receber a tarde ou após uma refeição com cafezinho, é tudo de bom. Viva Mamãe! Te amo!”, conta a chef.

Ingredientes
7 colheres de sopa de farinha de trigo
100 gramas de nata
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 ovo inteiro
Pitada de sal

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e unte um forma . Deixe o forno aquecido a 180 graus por 10 minutos. Use uma colher de sopa para ir colocando a mistura (não é dura). Deixe espaços entre as colheradas. Polvilhe açúcar cristal em cada montinho de massa. Leve ao forno até dourar levemente.

Ludmilla e a mãe

Vatapá da Dona Yeda, da chef Maddalena Stasi (Mercearia do Conde, SP)

Para celebrar o Dia da Mulher, a chef e restauratrice Maddalena Stasi vai incluir no menu executivo da casa uma receita de sua mãe, dona Yeda. O prato estará disponível de 8 a 11 de março. ““Minha mãe e suas receitas maravilhosas são sempre fonte de inspiração para o nosso cardápio. O Vatapá faz parte da história da casa: logo que abrimos a Mercearia, ela preparava esta iguaria na casa dela e nos mandava para servirmos às sextas feiras”, conta Maddalena.

Vatapá da Dona Yeda

Ingredientes
1 pão de forma sem casca
1 vidro de leite de coco
300g de bacalhau dessalgado em lascas pequenas
½ xíc de azeite de oliva
½ xíc de azeite de dendê
1 cebola grande picada
Dente de alho sem casca amassado
1 xíc de água
Amendoim e castanha de caju picados a gosto
Gengibre ralado a gosto
Coentro picado a gosto

Modo de preparo

Esfarele com as mãos o pão dentro de uma tigela. Molhe com o leite de coco e a água. Misture bem, cubra a tigela e deixe absorver por cerca de 30 minutos. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho sem deixar dourar. Acrescente o azeite de dendê e misture. Junte o bacalhau e o pão. Deixe cozinhar em fogo médio, misturando com uma colher de pau até ferver. Adicione o amendoim e a castanha de caju aos poucos, provando sempre para controlar o sabor. Coloque o gengibre ralado e corrija o sal. Tire do fogo e salpique o coentro picado.

IMPORTANTE: Prove a receita a cada etapa e corrija os sabores se necessário. Pode juntar mais um pouco de leite de coco se quiser, por exemplo.  

Por Duda Vétere. Março de 2022.
Fotos: Leonardo Freire, Lipe Borges, Mauro Holanda, Romulo Fialdini, Tomás Rangel, Victor Schwaner

4 Dicas para seu planejamento de viagem

  1. Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.
  2. Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com OMEUCHIP e garanta uma viagem tranquila.
  3. Quer rodar por aí sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo não esquecendo de fazer um seguro auto.
  4. Curta suas férias assegurado com a Seguro ilimitado e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.